Podemos transforma programa eleitoral em catálogo do IKEA

(dr) Podemos

O novo programa eleitoral do Podemos é inspirado nos catálogos do IKEA

O novo programa eleitoral do Podemos é inspirado nos catálogos do IKEA

O Podemos apresentou ontem o seu novo programa eleitoral para as eleições legislativas do próximo dia 26 mas, à primeira vista, parecia tudo menos algo relacionado com política.

Com a mesma tipografia, o mesmo desenho, os mesmos ambientes e o mesmo tipo de fotografia, o Podemos foi buscar inspiração aos já conhecidos catálogos do IKEA.

Pablo Iglesias a regar uma planta, Pablo Echenique na casa-de-banho, Errejón no sofá, José Julio Rodríguez a lavar pratos na cozinha”, descreve o jornal El Mundo.

Os vários membros do partido aparecem no catálogo “estilo IKEA” em vários cenários do quotidiano, espalhados pelas divisões das suas casas, como de um verdadeiro catálogo da marca sueca se tratasse.

“O espírito tem que ver com reverter esta situação em que já ninguém lê os programas eleitorais. Gostávamos que o nosso fosse o mais lido”, apresentava ontem Carolina Bescansa, responsável pelo programa do Podemos.

“Há momentos na história em que para defender os princípios que nos ensinaram os nossos pais, há que utilizar ferramentas novas. A 26 de junho o nosso país tem a oportunidade de estrear um novo futuro. Junta-te ao país que aí vem”, lê-se na capa do catálogo.

Cada secção aborda um compromisso específico como é o caso das cozinhas, em que se fala da questão das empresas, ou, por exemplo, do jardim em que as políticas ligadas ao meio ambiente estão em primeiro plano.

(dr) Podemos

Pablo Iglesias no novo programa eleitoral do Podemos, inspirado nos já conhecidos catálogos do IKEA

Pablo Iglesias no novo programa eleitoral do Podemos, inspirado nos já conhecidos catálogos do IKEA

As medidas prometidas pelo Podemos não são muito distintas das que o partido propôs em dezembro passado mas agora vêm com a diferença de parecerem um verdadeiro catálogo.

E será que uma iniciativa deste género pode pôr o partido em maus lençóis com a marca sueca? De acordo com o Podemos, a resposta é não.

“Os assessores jurídicos que consultámos disseram-nos que não havendo duplicidade de conteúdos nem utilização das fotos da empresa, não existe conflito de nenhum tipo“, explica.

Para ter a certeza, o El Mundo entrou em contacto com a marca sueca, que recusou fazer qualquer tipo de comentário sobre a iniciativa.

“O IKEA não tem nada que ver com esta ação e tivemos conhecimento exatamente ao mesmo tempo que a imprensa, já que não estávamos a par da mesma. Por isso mesmo, não vamos valorizar, comentar, nem dizer nada a respeito”.

O programa eleitoral em questão custa 1,80 euros, aos quais se juntam os portes de envio, mas pode ser visto online.

FM, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …