Pode haver formas de vida extraterrestre na superfície da Estação Espacial Internacional

NASA

A EEI – Estação Espacial Internacional

A EEI – Estação Espacial Internacional

Testes realizados na superfície da Estação Espacial Internacional (EEI) sugerem que os micrometeoritos e a poeira dos cometas que recaem sobre a órbita terrestre podem conter formas de vida extraterrestres.

Os astronautas russos recolheram 19 amostras de poeira durante expedições espaciais conduzidas desde 2010, como parte de uma série de experiências denominadas “Test”, que trouxeram a suspeita de que a superfície da EEI poderia conter “biomateriais” de origem extraterrestre.

Mas, de acordo com a Newsweek, os especialistas vão ter que realizar testes mais precisos antes de poderem confirmar que as suspeitas de “aminas biogénicas” estão relacionadas com micróbios alienígenas.

Mesmo assim, os russos expressaram a convicção de que uma análise mais cuidadosa poderá trazer resultados mais definitivos porque, segundo a Agência de Informação e Telegrafia da Rússia (TASS), “a EEI gasta 60% do seu tempo em voos no interior dos fluxos de substâncias dos cometas”.

Estudos anteriores

No início de 2014, cientistas da Rocosmos anunciaram a descoberta de vestígios de formas de vida simples, como plâncton microbiano, algas e “ADN bacteriano” em amostras de poeira recolhidas na superfície externa das janelas da Estação Espacial Internacional.

“Os resultados da experiência são únicos. Encontramos vestígios de plâncton marinho e de partículas microscópicas na superfície da estação espacial, e isso deve ser estudado”, afirmou Vladimir Soloyev, líder da missão orbital russa na EEI.

Na altura, a equipa de cientistas russos disse que o plâncton não poderia ter sido levado para o espaço pela própria nave espacial porque não fazia parte da vegetação típica de Baikonur, no Cazaquistão, de onde os russos lançaram o seu módulo rumo à EEI. No entanto, também sugeriram que o plâncton poderia ter-se “erguido” rumo ao laboratório em órbita a partir de outras regiões da Terra, através de correntes de ar de altitudes mais elevadas.

Apesar de os cientistas terem pensado que o organismo não se tratava de micróbios extraterrestres, constataram que as formas de vida microbianas poderiam sobreviver no vácuo espacial, sob temperaturas abaixo de zero e com a constante radiação cósmica.

De acordo com a Roscosmos, essa descoberta também sugere que os micrometeoritos e as poeiras estelares podem conter micróbios alienígenas, ou seja, formas de vida microscópica que se desenvolveram no espaço ou que se originaram noutro planeta. Agora, estão a ser projetados vários testes para confirmar ou refutar suspeitas de que o material recolhido contém vida extraterrestre.

“Estamos mais perto do que nunca de reconhecer que as formas de vida extraterrestre existem. É uma evolução impressionante. Durante anos, as pessoas tentaram desmascarar teorias sobre a vida noutros planetas, mas em breve isso já não será possível”,  afirmou o astrobiólogo britânico, Chandra Wickramasinghe, da Universidade de Buckingham, no Reino Unido.

O professor Milton Wainwright, da Universidade de Sheffield e do Centro de Astrobiologia da Universidade de Buckingham, revelou numa série de estudos preliminares que tinha encontrado partículas semelhantes a algas, de origem extraterrestre, na estratosfera da Terra, e elogiou a descoberta dos cientistas da Roscosmos.

“Estes relatórios em que os cientistas russos dizem ter encontrado vida em poeira cósmica é surpreendente. Os estudos da agência espacial russa são capazes de comprovar o que dizemos há muitos anos: existe vida fora da Terra”, concluiu.

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto vai multar jogadores que estiveram em "noitada"

Uribe, Luis Díaz, Marchesín e Saravia vão ser multados pela SAD do FC Porto após terem sido retirados da convocatória do último jogo do campeonato frente ao Boavista. A festa de aniversário da esposa de Matheus …

Diretor do Polígrafo apanhado no caso Máfia do Sangue. Jornalista admite ter sido "negligente"

Durante vários anos, o diretor do jornal Polígrafo, Fernando Esteves, acumulou a função de jornalista e editor de política na Sábado com uma quota numa empresa que, entre outras matérias, tinha no seu objeto social …

Benfica, FC Porto e Sporting têm dívida superior a mil milhões de euros

No total, Benfica, FC Porto e Sporting terminaram a época passada com um passivo de 1,118 mil milhões de euros — menos 27 milhões de euros comparativamente à temporada de 2017/18. Os "três grandes" do futebol …

Tribunal de Contas chumba contrato para manter cabines telefónicas

O Tribunal de Contas chumbou o acordo do Governo com a Meo para prolongar o contrato que mantém a funcionar as 8.222 cabines telefónicas no país. A extensão do contrato custaria 2,5 milhões de euros ao …

Vaiado em Boticas, Galamba diz que foi obrigado a dar concessão de exploração de lítio

Depois de ter sido recebido com protestos em Boticas, devido à exploração do lítio, o secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, assegurou que o Governo foi obrigado a dar a concessão, em …

Juventus quer esquecer drama com Ronaldo, mas colegas esperam pedido de desculpas

A Juventus vai reunir-se com Cristiano Ronaldo para resolver a situação da forma mais pacífica possível. Os colegas de equipa esperam um pedido de desculpas do português. A novela de Cristiano Ronaldo no último jogo da …

A cidade do futuro está a chegar. Volocopter promete táxis voadores já em 2022

A empresa alemã Volocopter prometeu na Web Summit que os seus táxis aéreos estarão a operar de forma comercial dentro de dois ou três anos. Em declarações ao ZAP, Alexander Zosel, co-fundador da empresa, disse …

João Mário dispensado dos trabalhos da seleção por lesão

O médio, um dos 25 convocados para os duelos de Portugal com Lituânia e Luxemburgo, de apuramento para o Euro 2020, foi dispensado da seleção nacional, esta segunda-feira, devido a problemas físicos. De acordo com uma …

12 mil anos de história genética mostram que todos os caminhos vão (mesmo) dar a Roma

Afinal, pode haver alguma verdade no famoso provérbio que diz que "todos os caminhos vão a Roma". Essa é a conclusão de investigadores que descobriram a rica história genética da área. No auge do Império Romano, …

Nuno Manta Santos anuncia saída do Marítimo

Nuno Manta Santos deixou de ser o treinador do Marítimo, anunciou, esta segunda-feira, o técnico na sua página do Facebook, deixando a equipa insular no 14.º lugar da I Liga portuguesa de futebol. A saída do …