Pode ter sido finalmente encontrada a cura para a calvície

Investigadores norte-americanos conseguiram reproduzir, em laboratório, uma pele completa com folículos capilares.

Cientistas norte-americanos conseguiram reproduzir em laboratório uma pele completa com folículos capilares. Este pode ser um passo significante no caminho para a cura da calvície.

Os investigadores usaram células estaminais de ratos e a grande conquista desta investigação – publicada no jornal científico Cell Reports – foi terem conseguido criar uma pele com duas camadas pela primeira vez.

De acordo com o DN, a pele criada em laboratório possui derme e epiderme. O processo que levou à criação da pele fez com que os folículos se formassem da mesma forma que no corpo do roedor.

Esta não é a primeira vez que a terapia com células estaminais é usada para tentar tratar a perda de cabelo. No entanto, os métodos de geração de tecido de pele até agora desenvolvidos não mostravam resultados tão animadores quanto este.

Karl Koehler, professor na Universidade de Indiana, utilizou células estaminais pluripotentes, ou seja, células estaminais que se podem transformar em qualquer órgão.

A ideia inicial da equipa de cientistas passava por criar pequenas “versões” do ouvido interno, conhecidas como “organoids“, que são modelos simples e tridimensionais de um órgão, reproduzidos in vitro.

Contudo, a equipa descobriu que, além do tecido interno da orelha, estavam também a gerar células da pele. Perante esta observação, decidiram tenta coagulá-las para fazer crescer folículos pilosos. Estes acabaram por crescer, tal como a pele, como acontece na Natureza.

Esta investigação, para além de ser o primeiro passo na cura da calvície, poderá também ser útil para testes de drogas e na redução dos testes em animais.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Genoma do tubarão branco revela razões para resistência a doenças e longevidade

Uma equipa internacional de cientistas descodificou o genoma do tubarão branco, descobrindo razões para o sucesso evolutivo de um predador que está no topo da cadeia alimentar e que resiste a doenças e ferimentos. A equipa …

Morreu o cientista que tornou popular o termo “aquecimento global”

O cientista que fez soar os primeiros alarmes sobre as alterações climáticas e tornou popular o termo "aquecimento global", Wallace Smith Broecker, morreu aos 87 anos, foi anunciado esta terça-feira. O antigo professor e investigador da …

Descoberta super-Terra a apenas oito anos-luz do Sistema Solar

Uma equipa internacional de investigadores, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto, descobriu uma nova super-Terra, a "apenas" oito anos-luz de distância do Sistema Solar.  Segundo o IA, o …

Homem que assassinou uma mulher em 1993 foi detido graças a um guardanapo

O empresário Jerry Westrom foi preso e acusado de esfaquear uma mulher em Minneapolis em 1993, graças a um site de genealogia e um guardanapo que deitou fora depois de limpar a boca. O corpo de …

México vai converter ilha-prisão num centro educativo e cultural

O estabelecimento prisional foi construído em 1905 e vai ser encerrado por decreto presidencial, para dar lugar ao centro cultural Muros de Água Jose Revueltas. Dos 600 presos, 200 vão ser libertados. A prisão existente numa …

Depois de defender o Brexit, o homem mais rico do Reino Unido muda-se para o Mónaco

Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido e fundador da multinacional de produtos químicos Ineos, vai mudar-se para o Mónaco juntamente com dois dos seus principais executivos para poupar até 4,6 mil milhões …

Surto de sarampo nas Filipinas escala para 8.400 casos e 130 mortos

O surto de sarampo continua a agravar-se nas Filipinas, com 8.443 casos confirmados desde o início do ano e 136 mortes causadas pela doença, na maioria crianças menores de cinco anos, indicaram as autoridades. De acordo …

Estado deixa de apoiar compra de carros elétricos acima de 60 mil euros

O Estado vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos com um preço superior a 60 mil euros. Esta alteração vai constar nas novas regras de incentivos à introdução no consumo de veículos de baixas …

Bolsas do IEFP para estagiários com mestrado e doutoramento vão aumentar

O programa Estágios Profissionais vai ser alterado com o objetivo de dar uma resposta mais célere às empresas, prevendo-se ainda um aumento do valor das bolsas para estagiários com mestrado e doutoramento, de acordo com …

Filipe Santos volta a fazer história ao bater recorde do Mundo de natação adaptada

Filipe Santos voltou a fazer história. O nadador algarvio bateu o recorde do Mundo na prova dos 25 metros mariposa, na Classe SM21 - Síndrome de Down, durante o Campeonato de Inverno de Natação Adaptada. …