Pode ter sido finalmente encontrada a cura para a calvície

Investigadores norte-americanos conseguiram reproduzir, em laboratório, uma pele completa com folículos capilares.

Cientistas norte-americanos conseguiram reproduzir em laboratório uma pele completa com folículos capilares. Este pode ser um passo significante no caminho para a cura da calvície.

Os investigadores usaram células estaminais de ratos e a grande conquista desta investigação – publicada no jornal científico Cell Reports – foi terem conseguido criar uma pele com duas camadas pela primeira vez.

De acordo com o DN, a pele criada em laboratório possui derme e epiderme. O processo que levou à criação da pele fez com que os folículos se formassem da mesma forma que no corpo do roedor.

Esta não é a primeira vez que a terapia com células estaminais é usada para tentar tratar a perda de cabelo. No entanto, os métodos de geração de tecido de pele até agora desenvolvidos não mostravam resultados tão animadores quanto este.

Karl Koehler, professor na Universidade de Indiana, utilizou células estaminais pluripotentes, ou seja, células estaminais que se podem transformar em qualquer órgão.

A ideia inicial da equipa de cientistas passava por criar pequenas “versões” do ouvido interno, conhecidas como “organoids“, que são modelos simples e tridimensionais de um órgão, reproduzidos in vitro.

Contudo, a equipa descobriu que, além do tecido interno da orelha, estavam também a gerar células da pele. Perante esta observação, decidiram tenta coagulá-las para fazer crescer folículos pilosos. Estes acabaram por crescer, tal como a pele, como acontece na Natureza.

Esta investigação, para além de ser o primeiro passo na cura da calvície, poderá também ser útil para testes de drogas e na redução dos testes em animais.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …