Pode ter sido finalmente encontrada a cura para a calvície

Investigadores norte-americanos conseguiram reproduzir, em laboratório, uma pele completa com folículos capilares.

Cientistas norte-americanos conseguiram reproduzir em laboratório uma pele completa com folículos capilares. Este pode ser um passo significante no caminho para a cura da calvície.

Os investigadores usaram células estaminais de ratos e a grande conquista desta investigação – publicada no jornal científico Cell Reports – foi terem conseguido criar uma pele com duas camadas pela primeira vez.

De acordo com o DN, a pele criada em laboratório possui derme e epiderme. O processo que levou à criação da pele fez com que os folículos se formassem da mesma forma que no corpo do roedor.

Esta não é a primeira vez que a terapia com células estaminais é usada para tentar tratar a perda de cabelo. No entanto, os métodos de geração de tecido de pele até agora desenvolvidos não mostravam resultados tão animadores quanto este.

Karl Koehler, professor na Universidade de Indiana, utilizou células estaminais pluripotentes, ou seja, células estaminais que se podem transformar em qualquer órgão.

A ideia inicial da equipa de cientistas passava por criar pequenas “versões” do ouvido interno, conhecidas como “organoids“, que são modelos simples e tridimensionais de um órgão, reproduzidos in vitro.

Contudo, a equipa descobriu que, além do tecido interno da orelha, estavam também a gerar células da pele. Perante esta observação, decidiram tenta coagulá-las para fazer crescer folículos pilosos. Estes acabaram por crescer, tal como a pele, como acontece na Natureza.

Esta investigação, para além de ser o primeiro passo na cura da calvície, poderá também ser útil para testes de drogas e na redução dos testes em animais.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Guaidó diz que está próxima uma "solução real" para crise na Venezuela

O líder opositor e presidente do Parlamento da Venezuela, Juan Guaidó, insistiu esta terça-feira que está próxima uma "solução real" para a crise político-económica e social que afeta a Venezuela. “Estamos a aproximar-nos a uma solução …

Acordo Ortográfico pode voltar a ser alterado (ou até revogado)

O relatório de atividades do Grupo de Trabalho para Avaliação do Impacto da Aplicação do Acordo Ortográfico (AO) vai ser apreciado esta quarta-feira, às 14 horas, na Comissão de Cultura, da Assembleia da República. Em cima …

Revelados os grandes devedores da banca. CGD perdeu 1,3 mil milhões com 16 clientes

O Banco de Portugal divulgou esta terça-feira a lista agregada dos grandes devedores dos bancos que recorreram a ajuda pública, informação em que não consta o nome dos clientes incumpridores. A informação está disponível no site …

Stonehenge tinha um som (e já se sabe qual era)

Um modelo mais pequeno de Stonehenge foi construído para descobrir o que é que o visitantes ouviam no monumento há mais de quatro mil anos. Os académicos da Universidade de Salford recriaram o antigo círculo para …

Casas em centros históricos classificados pela UNESCO já não têm de pagar IMI

Os proprietários de habitações em centros históricos classificados pela UNESCO já não têm de pagar o imposto municipal sobre imóveis (IMI). Segundo avança esta quarta-feira o Jornal de Notícias, todas as repartições de Finanças do país …

Sobem para quatro as mortes de professores que a Fenprof quer ver investigadas

A morte repentina de três professores enquanto trabalhavam nos últimos meses fez soar os alarmes na Federação Nacional dos Professores (Fenprof). Numa conferência que decorreu no Porto, Mário Nogueira, secretário-geral da organização sindical, revelou que vai …

Sahara já foi casa de algumas das maiores criaturas marinhas

O Sahara nem sempre foi um deserto e há milhares de anos atrás tinha animais, plantas e lagos. Cientistas descobriram agora que algumas das maiores criaturas marinhas viveram lá. O deserto do Sahara é um dos …

Christine Lagarde vai deixar as funções no FMI em setembro

Christine Lagarde vai deixar de ser diretora administrativa do Fundo Monetário Internacional (FMI) a 12 de setembro. A advogada, economista e política francesa apresentou na terça-feira a sua demissão ainda antes da confirmação do seu …

Governo aquém do objetivo. Há mais portugueses sem médico de família

A ministra da Saúde admitiu esta terça-feira que a meta de atribuição de médicos de família para todos os portugueses ficará aquém do objetivo traçado para esta legislatura. Marta Temido revelou que existem 700 mil …

Dia de vento forte em Lisboa e Leiria. Rajadas podem chegar aos 75 quilómetros por hora

Os distritos de Lisboa e Leiria estão, esta quarta-feira, sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, os distritos de Lisboa …