Pneus usados são o novo “ouro negro” da Nigéria

Na Nigéria, país fortemente dependente das receitas das exportações de petróleo, a empresária Ifedolapo Runsewe identificou outro tipo de “ouro negro”: pneus de automóveis usados.

Ifedolapo Runsewe criou a Freetown Waste Management Recycle, uma fábrica industrial dedicada à transformação de pneus velhos em tijolos de pavimentação, ladrilhos de pavimento e outros bens que são muito procurados na nação mais populosa de África.

“Criar algo novo a partir de algo que, de outra forma, estaria no lixo fez parte da motivação”, disse Runsewe, em declarações à Reuters, a partir da fábrica, que fica na cidade de Ibadan, no sudoeste da Nigéria.



“Somos capazes de criar toda uma cadeia de valor em torno dos pneus“, disse a empreendedora, que segurava um tijolo de pavimentação — um dos produtos mais vendidos da empresa.

A gestão de resíduos na Nigéria é, na melhor das hipóteses, desigual. Em aldeias, vilas e cidades, as pilhas de resíduos são uma visão comum e os residentes queimam-nas frequentemente por falta de um método mais seguro de eliminação. Os pneus são regularmente despejados e abandonados.

A Freetown Waste Management Recycle depende de catadores de lixo, que recolhem os pneus velhos e recebem entre 70 a 100 nairas (0,15 a 0,21 euros) por cada um.

Alguns pneus são ainda fornecidos diretamente por mecânicos, como é o caso de Akeem Rasaq, que ficou feliz por encontrar uma forma de ganhar algum dinheiro com os pneus velhos.

“A maior parte dos pneus acabam no saneamento público a entupir os esgotos, mas as coisas mudaram”, disse.

A Freetown iniciou o processo de reutilização dos pneus usados em 2020 com apenas quatro empregados, mas o crescimento foi tão rápido que conta já com 128. Até agora, mais de 100 mil pneus foram reciclados e transformados em lombas de controlo de velocidade e pavimentação suave para parques infantis, por exemplo.

“É importante apoiar qualquer pessoa que recicle no nosso país”, disse Houssam Azem, fundador do Lagos Jet Ski Riders Club, que adquiriu tijolos de pavimentação da Freetown para uma área de recreio infantil.

“Tomar pneus, o que são um incómodo ambiental, e transformá-los naquilo onde que as crianças podem brincar, penso que é uma vitória para todos”, concluiu.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esta inovação já tem décadas. Não entendo como é que um negócio deste tipo não se expande mais.
    Outro exemplo: todo plástico pode ser convertido em combustível. Soluções para a maioria os resíduos existem. Mas os interesses comandam no sentido que convém a cada um.

RESPONDER

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …