Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Magnus Fröderberg / Wikimedia

Katrín Jakobsdóttir, primeira-ministra da Islândia

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: “Isto é a Islândia”.

Katrin Jakobsdottir estava a dar uma entrevista em direto ao The Washington Post sobre o impacto da pandemia do novo coronavírus na economia irlandesa, quando a sua casa começou a tremer.

A primeira ministra pareceu assustada durante uns breves segundos para, de seguida, reagir calmamente à situação: “Oh meu Deus, isto é um terramoto.”

“Desculpe, houve um terramoto agora mesmo. Uau”, acrescentou Jakobsdottir, justificando a interrupção da sua resposta.

“Bem, isto é a Islândia”, disse antes de acabar de responder à questão colocada pelo jornalista, enquanto o candeeiro do seu escritório balançava ligeiramente no teto.

Minutos depois, David Ignatius, jornalista da publicação americana, perguntou à primeira ministra se estaria tudo bem. “Sim, estou perfeitamente bem, a casa ainda se mantém forte, não se preocupe”, respondeu.

O Washington Post partilhou um vídeo na rede social Twitter, onde mostra a situação caricata e escreveu: “A primeira ministra da Islândia Katrín Jakobsdóttir estava a discutir os efeitos do coronavírus na indústria do turismo e como é que o país está a agir relativamente à testagem, quando foi interrompida por um terramoto.”

As autoridades islandesas confirmaram que o terramoto de magnitude 5,6 ocorreu a dez quilómetros de Hafnarfjordur, uma cidade costeira perto da capital Reykjavík.

De acordo com a CNN, o tremor de terra provocou alguns danos na capital, mas não existem feridos. Os terremotos são comuns na Islândia, que tem uma paisagem extensa pontilhada por dezenas de vulcões, e as autoridades avisaram que poderá repetir-se.

Mas Jakobsdottir não é a primeira líder mundial a ser interrompida por um terremoto este ano. Em maio, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, estava também a discutir assuntos relacionados com a covid-19, quando um terremoto de magnitude 5,8 atingiu a capital Wellington.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …