Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Magnus Fröderberg / Wikimedia

Katrín Jakobsdóttir, primeira-ministra da Islândia

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: “Isto é a Islândia”.

Katrin Jakobsdottir estava a dar uma entrevista em direto ao The Washington Post sobre o impacto da pandemia do novo coronavírus na economia irlandesa, quando a sua casa começou a tremer.

A primeira ministra pareceu assustada durante uns breves segundos para, de seguida, reagir calmamente à situação: “Oh meu Deus, isto é um terramoto.”

“Desculpe, houve um terramoto agora mesmo. Uau”, acrescentou Jakobsdottir, justificando a interrupção da sua resposta.

“Bem, isto é a Islândia”, disse antes de acabar de responder à questão colocada pelo jornalista, enquanto o candeeiro do seu escritório balançava ligeiramente no teto.

Minutos depois, David Ignatius, jornalista da publicação americana, perguntou à primeira ministra se estaria tudo bem. “Sim, estou perfeitamente bem, a casa ainda se mantém forte, não se preocupe”, respondeu.

O Washington Post partilhou um vídeo na rede social Twitter, onde mostra a situação caricata e escreveu: “A primeira ministra da Islândia Katrín Jakobsdóttir estava a discutir os efeitos do coronavírus na indústria do turismo e como é que o país está a agir relativamente à testagem, quando foi interrompida por um terramoto.”

As autoridades islandesas confirmaram que o terramoto de magnitude 5,6 ocorreu a dez quilómetros de Hafnarfjordur, uma cidade costeira perto da capital Reykjavík.

De acordo com a CNN, o tremor de terra provocou alguns danos na capital, mas não existem feridos. Os terremotos são comuns na Islândia, que tem uma paisagem extensa pontilhada por dezenas de vulcões, e as autoridades avisaram que poderá repetir-se.

Mas Jakobsdottir não é a primeira líder mundial a ser interrompida por um terremoto este ano. Em maio, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, estava também a discutir assuntos relacionados com a covid-19, quando um terremoto de magnitude 5,8 atingiu a capital Wellington.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …

José Sena Goulão / Lusa

"Rangel fez o roteiro da carne assada" (e Rio pode não sobreviver à "golpada")

Rui Rio ainda não desfez o tabu sobre a sua recandidatura, ou não, à presidência do PSD, mas está pressionado a tomar uma decisão. No seio do partido, e mesmo entre os seus apoiantes, só …

Bolsonaro será acusado de 11 crimes na gestão da pandemia, entre os quais homicídio

O senador Renan Calheiros, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a gestão da pandemia, anunciou que Jair Bolsonaro deverá ser indiciado de 11 crimes, entre os quais o de homicídio. O relator da …

Nuno Melo arranca campanha interna para a liderança do CDS

O candidato à liderança do CDS-PP arranca, este fim-de-semana, a sua campanha interna até ao congresso de final de novembro, tendo como objetivo privilegiar o diálogo com os militantes por todo o país. Fonte da candidatura …