Plutão pode esconder um oceano líquido debaixo de uma camada de gás

Uma das características mais marcantes de Plutão é o seu coração, também conhecido como Tombaugh Regio, uma grande região de cor clara de aproximadamente 1.590 quilómetros de diâmetro.

O seu lobo esquerdo, o Sputnik Planitia, é uma região jovem e lisa do tamanho do Texas, e alguns investigadores acreditam que possa esconder um oceano líquido sob a sua superfície gelada.

O modo como este oceano pode existir é o foco de um novo artigo publicado na revista Nature Geoscience. A origem e a idade do Sputnik Planitia ainda é uma questão de debate. Pode ter-se formado devido a um impacto dramático de asteróides.

A sua superfície maioritariamente sem crateras indica que pode ser tão jovem como apenas algumas centenas de milhares de anos, mas as suas bordas desgastadas sugerem uma idade de mil milhões de anos.

A superfície jovem não é a única evidência que sugere um oceano. Há também uma anomalia gravitacional que poderia ser explicada com a hipótese do oceano subsuperficial.

Se a bacia é realmente antiga e um oceano se formou na cratera, deveria ter congelado completamente há centenas de milhões de anos. Cientistas já simularam a forma como um oceano líquido pode persistir em tal ambiente e acham que a solução está numa camada de gás.

No seu modelo, uma camada de hidratos de clatrato pode ser a chave. Esses hidratos são moléculas gasosas, como o metano, preso numa gaiola de água molecular. São muito viscosos e têm uma baixa condutividade térmica, tornando-os uma substância ideal para separar o oceano da superfície gelada.

Graças aos hidratos, o oceano líquido estaria isolado e poderia manter o calor que tinha na sua formação. A superfície também pode mudar lentamente. Sem a camada, uma crosta uniforme e grossa ter-se-ia formado em cerca de um milhão de anos. Com a camada isolante de hidratos de clatrato, a evolução é muito maior, com expectativa de ultrapassar mil milhões de anos.

Os investigadores sugerem que o possível componente da camada de gás é o metano proveniente do núcleo do planeta anão. Isso é consistente com a composição geral da atmosfera de Plutão, que é rica em nitrogénio e pobre em metano.

Embora não explique completamente as observações vistas no Sputnik Planitia, a simulação suporta a plausibilidade de um oceano sub-superficial. Curiosamente, não apenas em Plutão. O mesmo mecanismo poderia funcionar em objetos suficientemente grandes, mas minimamente aquecidos, como luas geladas e planetas anões.

“Isto poderia significar que há mais oceanos no universo do que se pensava anteriormente, tornando a existência de vida extraterrestre mais plausível”, disse o principal autor Shunichi Kamata, da Universidade de Hokkaido, em comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O que os processadores e placas gráficas e um bom designer não fazem!!! Boa imagem CGI! Não é uma foto. é tudo mentira!!!

RESPONDER

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …

População mundial pode atingir os 10 mil milhões em 2050

A população mundial está a ficar mais velha e a crescer a um ritmo mais lento, mas espera-se que suba dos atuais 7,7 mil milhões para 9,7 mil milhões em 2050, segundo o novo …

Três russos e um ucraniano acusados de terem derrubado o voo MH17

Quatro suspeitos vão ser julgados por homicídio, acusados de terem provocado a queda do avião do voo MH17 da Malasyia Airlines, ao terem disparado um míssil russo, a partir da zona separatista da Ucrânia. De acordo …

Dez migrantes resgatados no Mediterrâneo acolhidos no Fundão e Santo Tirso

Dez migrantes da Nigéria e do Gana, que foram resgatados no Mediterrâneo, chegaram esta terça-feira a Portugal e vão ser acolhidos no Fundão e em Santo Tirso, anunciou o Governo. "Chegaram hoje [esta terça-feira] a Portugal …