Plataformas de streaming superaram a televisão tradicional durante o confinamento

A pandemia veio mudar o mundo como o conhecíamos e o universo televisivo não foi diferente. Apesar da televisão portuguesa ter batido recordes anuais durante o período da quarentena obrigatória, as plataformas de streaming não ficaram esquecidas e foram ainda mais vistas do que a televisão tradicional.

Em março, o mundo transformou-se e o streaming não se deixou ficar indiferente. Plataformas como a Netflix, a HBO, a Hulu ou a Amazon Prime Video foram utilizadas por milhões de pessoas em redor do mundo, superando o consumo de televisão tradicional.

Segundo o portal Statista, no estudo Pandemia e Consumos Mediáticos, o confinamento fez subir o número de pessoas que vê conteúdos informativos (67% das pessoas) e fez com que as plataformas de séries e filmes fizessem parte de 51% do consumo televisivo. Os canais tradicionais, desde os generalistas ou por cabo, surgiram em terceiro lugar, com cerca de 45%. Em Portugal, a tendência de crescimento do streaming também se verificou.

O Barómetro de Telecomunicações da Marktest revela ainda que as duas plataformas principais no mercado português – a Netflix e a HBO Portugal – viram o seu número de subscrições crescerem em 800 mil utilizadores, o que significa que quase um milhão de portugueses decidiu aderir às plataformas, apenas entre fevereiro e abril de 2020.

Segundo o mesmo estudo, os mais jovens são os principais responsáveis pelo aumento de consumo de plataformas de streaming pagas. Entre os 16 e os 23 anos, o crescimento foi de cerca de 55,6% durante os primeiros meses do ano, um número não muito distante do registado pelas faixas etárias compreendidas entre os 24 e os 37 anos: 51,1%.

Já entre a população mais velha, dos 38 aos 56 anos, o crescimento foi de 39,7%, sendo que entre os mais velhos de 57 anos o crescimento não foi muito significativo, mas não deixou de contar com um quarto da faixa etária como utilizadores das plataformas.

No mundo digital, não foram apenas as plataformas de streaming que viram os seus números crescer. Plataformas de serviços de videoconferência também cresceram para números nunca antes vistos, com o teletrabalho e a telescola a tornarem-se obrigatórios para aqueles que não tinham outra opção. Aplicações como o Teams ou o Zoom cresceram estrondosamente, com utilizações por parte dos mais velhos e dos mais novos.

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …