O plástico chegou ao último oceano intocado

Um grupo de cientistas revelou ter encontrado vestígios de micro-plásticos e produtos químicos perigosos na Antártida, a última zona do planeta intocada pelos efeitos nocivos da atividade humana.

Amostras de água e neve, recolhidas ao longo de três meses no início deste ano, mostram uma pintura negra sobre as consequências ambientais do nosso estilo de vida moderno.

No foco do novo relatório elaborado pela Greenpeace, um dos mais detalhados do tipo publicado até agora, os ambientalistas pedem medidas drásticas para conter a disseminação destes poluentes antes que danifiquem o ecossistema antártico.

“Podemos pensar na Antártida como uma região selvagem remota e intocável”, diz a ambientalista Frida Bengtsson, da campanha “Proteja a Antártida”. “Mas da poluição e das mudanças climáticas até à pesca industrial de krill, a pegada humana é clara“, explicou.

“Estes resultados mostram que mesmo os habitats mais remotos na Antártida estão contaminados com resíduos de micro-plásticos e persistentes produtos químicos perigosos”.

Sete das oito amostras de água da superfície do mar analisadas continham um elemento micro-plástico por litro de água. Já as outras nove amostras adicionais, recolhidas através de uma rede de arrasto, apresentaram micro-plásticos em duas delas.

Também sete das nove amostras de neve mostraram vestígios de produtos químicos tóxicos associados a processos industriais humanos e à produção de bens de consumo. Estes produtos químicos estão também relacionados com problemas reprodutivos e de desenvolvimento na vida selvagem.

Estas substâncias polifluoradas alquiladas (PFASs) não ocorrem naturalmente e degradam-se muito lentamente, se é que se chegam a degradar totalmente.

Os investigadores acreditam que estas substâncias possam ter vindo das recentes chuvas e nevascas contaminadas e, até mesmo as partes mais remotas do continente, – como a ilha de Kaiser – foram poluídas.

Em 2015, mais de 200 cientistas assinaram uma petição, exigindo que este tipo de produtos químicos fossem banidos, exceto dos usos essenciais. Anos depois, estamos a ver esses mesmos especialistas a exigir medidas urgentes.

“Nós também já vimos todos os tipos de resíduos da indústria pesqueira na Antártida”, referiu Bengtsson. “Bóias, redes e lonas flutuavam entre os icebergs, o que era muito triste de se ver”, lamentou.

“Retirámos os resíduos das águas, mas ficou muito claro para mim o quão necessário é colocar vastas partes desta área fora dos limites da atividade humana, se quisermos proteger a incrível vida selvagem da Antártida“.

Na verdade, há pouquíssimos dados sobre os plásticos na Antártida neste momento, o que torna este estudo valioso para os conservadores que procuram proteger esta bonita e remota área selvagem para as gerações futuras.

Já sabemos que estamos a atingir o ponto de rutura no que respeita ao uso de plásticos, uma substância que não se degrada naturalmente e que simplesmente constrói e constrói até destruir a paisagem e prejudicar os animais com os quais partilhamos o planeta.

Com a Antártida também a sofrer com o aumento das temperaturas globais, este é um forte aviso de que as nossas ações diárias têm impacto em algumas das regiões mais remotas do mundo, e não apenas nas nossas zonas vizinhas.

Só podemos esperar que este último relatório da Greenpeace coloque pressão a nível internacional, de modo a assumir maior responsabilidade pelo planeta.

Os cientistas que levaram a cabo esta investigação querem agora instalar um Santuário do Oceano Antártico, com cerca de 1,8 milhões de quilómetros quadrados, onde baleias, pinguins e outras espécies marinhas possam florescer em águas protegidas. Os investigadores aguardam ainda uma decisão sobre o esta proposta feita em outubro.

“Precisamos de agir diretamente na fonte, para impedir que estes poluentes acabem na Antártida”, disse Bengtsson, acrescentando que “o Santuário do Antártico é necessário para dar espaço aos pinguins, baleias e todo o ecossistema para que possa recuperar das pressões que têm enfrentado”, concluiu.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Orgulho e ciúmes. Corrida armamentista entre Coreias coloca ambiente de paz em risco

A relação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é conhecida por ser bastante conturbada, sendo que nos últimos anos já ocorreram alguns incidentes entre os países. Agora, as duas nações peninsulares …

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …

Putin avisa que quem ameaçar a Rússia "se irá arrepender como nunca"

O presidente Vladimir Putin emitiu um alerta durante o seu discurso anual ao Governo. O líder frisou que qualquer membro da comunidade internacional que ameace a Rússia "se irá arrepender como nunca se arrependeu antes". O …

Nove anos depois, Bruxelas deixa de monitorizar atividade da CGD

A Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DG Comp) encerrou o processo de monitorização do plano estratégico da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "A Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) informa que recebeu comunicação da Direção …

Se não fosse o vídeo de Darnella Frazier, "Derek Chauvin ainda seria polícia"

Darnella Frazier, na altura com 17 anos, foi a responsável pelo vídeo que mostra o ex-agente da polícia Derek Chauvin a prender o afro-americano George Floyd, que acabou por não resistir. Esta terça-feira foi um dia …

Eutanásia. Jurisdição do PSD considera haver matéria para processo disciplinar a Rio e Adão Silva

O Conselho Nacional de Jurisdição do PSD considerou que existe "matéria bastante para abertura de processo disciplinar" ao presidente do partido e ao líder parlamentar por violação de uma decisão do Congresso sobre eutanásia, faltando …

"Um charro para uma vacina." Ativistas oferecem canábis a nova-iorquinos vacinados

"Um charro para uma vacina." Este é o mote dos ativistas pela legalização da canábis que, esta terça-feira, ofereceram um charro às pessoas que receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 …

Recurso de Amorim arquivado. Sporting avança para a "impugnação judicial"

O Sporting anunciou, esta quarta-feira, que o seu treinador vai avançar com uma "impugnação judicial" do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Portuguesa (FPF). Num comunicado, o clube de Alvalade lamentou …