/

Plantas podem estar a transmitir superbactérias às pessoas

2

NIAID

Bactérias E.coli vistas ao microscópio eletrónico

Fertilizante orgânico pode estar a transmitir infeções resistentes aos antibióticos que constituem uma ameaça à saúde pública e à segurança alimentar.

Uma alimentação saudável à base de vegetais é um grande benefício para a nossa saúde, mas cientistas descobriram agora um problema. As infeções resistentes aos antibióticos podem não ser só transmitidas através do consumo de carne, mas também a partir do uso de fertilizantes orgânicos usados na agricultura.

De acordo com o Centro para Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, cerca de 20% das infeções resistentes a antibióticos contraídas estão associadas à agricultura. Os resultados da investigação serão apresentados na reunião anual da American Society for Microbiology, a ASM Microbe.

“As nossas descobertas destacam a importância de combater a resistência a antibióticos de origem alimentar a partir de uma perspetiva completa da cadeia alimentar que inclua alimentos vegetais além da carne”, disse a autora do estudo, Marlène Mauesli, citada pelo Phys.

As superbactérias podem-se esconder ou colonizar nos intestinos durante meses ou até mesmo anos e quando escapam o intestino podem causar infeções. De forma a espelhar este efeito, os cientistas desenvolver uma alface infetada com E. coli que não causa sintomas imediatos.

“Encontramos diferenças na capacidade das bactérias colonizarem o intestino silenciosamente após a ingestão, dependendo de uma variedade de fatores hospedeiros e bacterianos”, disse Maeusli. A alface foi dada como alimento a ratos e as suas fezes foram posteriormente analisadas com o passar do tempo.

Segundo a investigadora, o meio ambiente e a saúde humana — via agricultura e microbiomas — estão intrinsecamente associados. Além disso, vão continuar a ser estudadas as características das plantas que resultam em mudanças na comunidade microbial no intestino e que nos colocam em risco de forma a impedir o seu desenvolvimento.

ZAP //

2 Comments

  1. Me desculpe essas noticias ja estao enchendo o saco tudo faz mal para agente . Agora a salada com folhas faz mal tambem .E agors o que vamos comer se tudo faz mal . Vamos parar com isso e viver a vida .É so lavar tudo direito com quiboa .O problema que as pessoas nao lavam direito as coisas e por isso que passa mal e bota culpa na comida .

    • O problema é que, embora haja muitas bactérias(más) que nos podem matar, nós necessitamos de imensas variedades de bactérias (boas) nos intestinos para poder processar os alimentos e até para ajudar o nosso sistema imunitário – lavar alimentos, pasteurizar e esterilizar tudo não é a solução – pelo contrário – pode ser um problema ainda muito maior, visto que quando não temos as bactérias boas somos “invadidos” pelas perigosas … A única solução seria não vivermos em cima uns dos outros – ou seja – não poderia haver grandes concentrações de pessoas (as grandes mortandades por pestes apareceram quando as grandes cidades foram fundadas – e só acabaram quando descobertos os anti-bioticos …) – mas isso hoje em dia é totalmente impossível … somos a única espécie que se auto-destrói – e tal como os parasitas destruímos o nosso meio ambiente …

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.