Plantas selvagens são a nova aposta na criação de um contracetivo masculino

Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, sugere que dois compostos normalmente encontrados em plantas selvagens poderão ser usados como contracetivos masculinos alternativos.

As substâncias, encontradas na raiz do dente-de-leão e na planta conhecida como “videira trovão de Deus”, já são usadas na medicina tradicional. Agora, um grupo de cientistas diz que também podem permitir a criação de métodos anticoncepcionais para homens.

Nos testes realizados pelos especialistas, os compostos químicos impediram que os espermatozoides movimentassem a cauda (ou flagelo) para se deslocarem pelo aparelho reprodutor feminino – conseguindo, assim, impedir o processo de fertilização.

Segundo o estudo, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, esses compostos agiram como “preservativos moleculares”, ou seja, foram eficazes no bloqueio da progesterona, que impulsiona a “natação” dos espermatozoides, sem danificá-los.

“Estes compostos químicos não intoxicam os espermatozoides, que ainda se conseguem mover. Só não conseguem desenvolver um impulso tão vigoroso porque todo o caminho de ativação é desligado”, afirmou Polina Lishko, da Universidade da Califórnia em Berkeley.

Contraceptivo masculino sem efeitos secundários

O lupeol é encontrado em plantas como a Aloe Vera, e na raiz do dente-de-leão, enquanto que a pristimerina vem da planta conhecida como “videira trovão de Deus”, ou tripterygium wilfordii, usada na medicina tradicional chinesa.

Os cientistas descobriram que esses compostos químicos funcionam em doses baixas e não provocam efeitos secundários, ao contrário de outros contraceptivos produzidos a partir de hormonas.

Por isso, o estudo concluiu que as substâncias encontradas nas plantas podem vir a ser usadas na produção de contracetivos masculinos de emergência ou como um contracetivo permanente através de um adesivo ou anel vaginal.

A equipa responsável pelo estudo vai agora realizar testes em macacos para analisar a eficácia dos compostos químicos, já que os espermatozoides desses animais funcionam de forma muito parecida aos dos humanos.

“Esse estudo é muito interessante porque mostra que estes dois compostos naturais podem eliminar uma molécula-chave no espermatozoide que regula o modo como nada nos momentos finais da fertilização”, adiantou Allan Pacey, da Universidade de Sheffield, em Inglaterra.

Apesar do otimismo, o especialista diz que ainda são necessários testes clínicos para identificar se as substâncias realmente funcionam em humanos – algo que pode demorar vários anos.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …