O projeto ainda só é concetual e prevê a criação de um edifício a 550 metros de altura que seria um anel em torno do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo.
O Dubai já é conhecido pela sua arquitetura de tirar o fôlego, sendo até o lar do edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, com 828 metros de altura.
Agora, a empresa ZNera Space tem um projeto para mais uma criação arquitetónica inovadora, que será como “uma cidade dentro de uma cidade”. A firma quer criar um novo edifício, o Downtown Circle, precisamente em torno do Burj Khalifa, que se quase como um anel e ficaria a 550 metros de altura.
A esta altura, o Downtown Circle seria um dos edifícios mais altos do mundo e incluirá vários heliportos. O projeto prevê que a obra tenha uma circunferência de três quilómetros e o seu interior tenha cinco andares divididos em duas secções, que servirão para acolher residências, escritórios, lojas e espaços culturais.
Entre as duas secções do anel ficará um parque verde, o Skypark, escreve o New Atlas. “Pântanos, cascadas e vegetação tropical ou cavernas digitais, cascatas e árvores de fruto e flor de vários tons e espécies vão enriquecer o ecossistema verde. Enquanto um pulmão verde, o Skypark vai fornecer oxigénio ao ar e pretende incorporar uma série de atividades e centros de investigação”, revela a ZNera Space.
A ZNera Space não adianta mais detalhes sobre como o edifício funcionará, mas para além dos heliportos, a ideia é que os habitantes e visitantes usem uma linha férrea específica com velocidades até aos 100 quilómetros por hora para se movimentarem dentro do Downtown Circle.
A preocupação para o ambiente também não é esquecida edifício também terá um número não especificado de painéis solares e terá sistemas de recolha de água da chuva.
Por enquanto, o projeto ainda não saiu do papel e é apenas concetual, e assim como o plano da Arábia Saudita para a construção de um edifício com 170 quilómetros de comprimento no deserto, não havendo ainda financiamento para a sua execução.
Deveriam primeiro construir o sistema de esgotos do Burj Khalifa e depois pensar nesta palhaçada. É incrível um prédio de este tamanho não estar ligado a nenhum sistema de esgotos e têm filas de camiões 24 horas por dia par levar toda a merda que diariamente faz o prédio.
Deve ser um cheiro lá pelas ruas do Dubai…….:-)))))))))))))
Fica mal. estes arabes já estão a exagerar no futurismo deles.