O Planeta 9 pode ter sido roubado pelo nosso Sistema Solar

R. Hurt (IPAC) / Caltech

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

Investigadores da Universidade de Lund, na Suécia, fizeram uma simulação computorizada que mostra a possibilidade de o Planeta 9 ser um exoplaneta, o primeiro a ser descoberto no nosso Sistema Solar.

Um exoplaneta, por definição, representa um planeta localizado fora do nosso Sistema Solar mas agora, graças aos investigadores da Universidade de Lund, é possível que essa definição não seja mais viável.

A teoria dos astrónomos suecos é que o Sol, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, roubou o Planeta 9 da sua estrela original para o nosso Sistema Solar.

“É quase irónico saber que os astrónomos encontram exoplanetas, geralmente a centenas de anos-luz de distância noutros sistemas solares, e provavelmente existe um escondido no nosso próprio quintal”, comenta o astrónomo Alexander Mustill.

Mas como pode isso ter acontecido? Basicamente, as estrelas formam-se em aglomerados e cruzam-se próximas umas das outras com frequência. É nesses encontros que uma estrela pode “roubar” um ou mais planetas que orbitam outra.

Segundo a simulação computorizada dos investigadores suecos, foi esse o fenómeno que terá provocado o “roubo” do Planeta 9.

“O Planeta 9 pode ter sido ‘empurrado’ por outros planetas e, quando acabou numa órbita muito distante da sua própria estrela, o nosso Sol pode ter aproveitado a oportunidade para roubar e capturar o Planeta 9 da sua estrela original”.

“Quando, mais tarde, o Sol se separou do aglomerado estelar em que foi formado, o Planeta 9 estava preso numa órbita em torno dele”, explica Mustill.

Ainda será necessária mais investigação antes de ter a certeza que o Planeta 9 é o primeiro exoplaneta no nosso Sistema Solar. Porém, caso a teoria esteja correta, o astrónomo acredita que vai ser um grande passo para perceber o Sol e a Terra.

“Ainda não existe uma imagem do Planeta 9, nem mesmo um único ponto de luz. Não sabemos se é feito de rochas, gelo ou gás. Tudo o que sabemos é que a sua massa é provavelmente cerca de dez vezes a massa da Terra“.

“Este será o único exoplaneta que nós, de forma realística, poderemos alcançar através da utilização de sondas espaciais”, conta.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Como é que o nosso planeta não há-de estar infestado de ladrões se já há milhares de milhões de anos os próprios planetas se roubavam uns aos outros!

RESPONDER

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …