Temer instala “misturador de voz” no gabinete para evitar gravações

Valter Campanato / Agência Brasil

O presidente interino do Brasil, Michel Temer

O Palácio do Planalto instalou no gabinete do presidente brasileiro Michel Temer um aparelho conhecido como “misturador de voz”, que distorce o conteúdo de uma conversa gravada por telemóvel ou outro tipo de aparelho eletrónico.

A informação foi divulgada pelo portal de notícias da Globo, G1, que explica: o aparelho emite uma frequência sonora que danifica as vozes gravadas na conversa. Quem tenta ouvir a gravação, ouve apenas um ruído e não consegue entender o que foi dito.

Outras unidades do misturador terão sido também instaladas nos gabinetes dos ministros.

A decisão de instalar o aparelho foi tomada porque Temer foi gravado pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS, no Palácio do Jaburu – a residência oficial da Vice-presidência -, o que levou à denúncia contra o Presidente e que tem gerado muita polémica nas esferas políticas do Brasil desde a divulgação das gravações.

Em 2016, houve também a suspeita de que Temer teria sido gravado no gabinete pelo então ministro da Cultura, Marcelo Calero. Entretanto, o ex-ministro admitiu ter gravado uma conversa telefónica com o Presidente.

Agora, quem entra no gabinete presidencial, é obrigado a deixar o telemóvel do lado de fora, para evitar qualquer tipo de gravação. Mas, tendo em conta os últimos episódios, a segurança foi reforçada.

De acordo com a informação adiantada pelo G1, um deputado que usa aparelho auditivo, ao entrar no gabinete de Temer, reclamou por causa de um ruído muito forte. O Presidente não soube explicar ao aliado a origem do som, mas depois Temer foi alertado para o facto de o “misturador de voz” causar interferência também nestes aparelhos.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …