/

Plácido Domingo suspende atuações após reconhecer abusos sexuais

Ralf Roletschek / Wikimedia

O cantor lírico espanhol Plácido Domingo

O tenor espanhol Plácido Domingo, acusado nos Estados Unidos (EUA) de assédio sexual por vinte mulheres, suspendeu esta quinta-feira a sua atuação na “La Traviata”, que está em cena no Teatro Real espanhol.

Segundo noticiou o Observador, o anúncio antecipa aquela que poderia ser a decisão do mesmo teatro e surge após o cancelamento, por Ministério da Cultura espanhol, das atuações no Teatro de la Zarzuela, em Madrid, agendadas para 14 e 15 de maio.

O Ministério da Cultura saiu em “em solidariedade com as mulheres afetadas”, depois de Plácido Domingo ter reconhecido “a gravidade dos factos” e ter pedido desculpa pelos “erros” que estão a ser investigados.

A Cadena Ser informou que o tenor disponibilizou-se para cancelar as atuações em espetáculos cujos organizadores tenham dificuldades em cumprir os compromissos assumidos na preparação desses eventos.

Plácido Domingo garantiu que nunca se comportou “agressivamente” nem fez “nada para obstruir ou prejudicar a carreira de outra pessoa”. Afirmou ainda “ter pensado nos últimos meses nas acusações” e indicou “entender agora que algumas dessas mulheres podem ter medo de se expressar honestamente porque temem que as suas carreiras sejam afetadas”.

Em agosto, a Associated Press divulgou uma investigação onde nove mulheres alegaram ter sido assediadas pelo tenor, nos anos 80. Em setembro, a agência publicou ova investigação, com o depoimento de onze outras mulheres.

Após as acusações, Placido Domingo deixou a direção da casa de ópera de Los Angeles, que ocupava desde 2003, e desistiu de se apresentar na Ópera Metropolitana de Nova Iorque, enquanto outras óperas americanas cancelaram as suas atuações.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.