Placas de civilização “perdida” confirmam escrituras bíblicas

Osama Shukir Muhammed Amin / Wikimedia

Placa da civilização hitita.

Evidências arqueológicas da antiga civilização hitita podem confirmar a exatidão histórica da Bíblia, argumenta um especialista em escrituras.

A Bíblia é uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para o cristianismo, mas há quem acredite que as escrituras servem como uma história documentada de civilizações há muito perdidas.

Em particular, um especialista em escrituras disse ao Express.co.uk que as descobertas sobre a antiga civilização hitita são um bom indicador de que a Bíblia estava certa. Há mais de um século, foi encontrada na Turquia um grande número de placas, que revelaram a cronologia da civilização hitita.

A descoberta ajudou a confirmar a própria existência da civilização hitita que, apesar de ser mencionada mais de 50 vezes no Antigo Testamento, tinha um registo arqueológico bastante “insubstancial”.

No início do século XX, uma série de escavações numa pequena cidade moderna na Turquia, conhecida como Bogazkale, resultaram numa grande quantidade de achados, incluindo uma torre fortificada, cinco templos, uma série de esculturas e cerca de 10 mil placas de argila antigas.

“A decifração posterior de algumas das placas em 1915 por Bedrich Hrozny, um professor checo da Universidade de Viena, levou à conclusão de que Bogazkale dos tempos modernos já foi a antiga capital do império hitita, conhecida ao longo da história como Hattusha”, disse Tom Meyer, professor de estudos bíblicos do Colégio Bíblico Shasta, ao portal britânico.

As placas revelaram uma cronologia da história dos hititas do século XIV ao século XIII a.C. “A redescoberta desta civilização perdida e o renascimento da sua linguagem servem como um aviso para aqueles que duvidam da exatidão histórica da Bíblia”, disse Meyer. “Só porque uma descoberta não foi feita hoje, não significa que não possa ser feita amanhã”.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A Bíblia sagrada para o cristianismo?
    Senhores, estão a falar do Antigo Testamento, o livro sagrado do judaísmo!

  2. O que a arqueologia ainda tem para nos contar! É pena que muitas construções sejam feitas sobre ruinas ignorando-as e não permitindo o seu estudo. Em Portugal, é vulgar acontecer, infelizmente. Afinal. antes do papiro, já o barro servira para gravar os textos sagrados!

  3. O Antigo Testamento e o Novo Testamento estão interligados, isto é, um “explica” o outro. Por isto mesmo, o Antigo Testamento é um Livro Sagrado para o Cristianismo. Do Evangelho segundo Mateus 5, 17-18 «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição. Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra….». Do Evangelho segundo Lucas 4,16-21 “Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías (Isaías 61,1-2) e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito:
    «O Espírito do Senhor está sobre mim,
    porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres;
    enviou-me a proclamar a libertação aos cativos
    e, aos cegos, a recuperação da vista;
    a mandar em liberdade os oprimidos,
    a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.»
    Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
    Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.»”

RESPONDER

Uma cidade romana submersa renasce na Turquia

Uma parte submersa da antiga cidade romana de Augusta ressurgiu depois de o nível da água do lago Seyhan ter descido devido à seca em Adana, no sul da Turquia. A cidade foi fundada por Tibério, …

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …