Placas de civilização “perdida” confirmam escrituras bíblicas

Osama Shukir Muhammed Amin / Wikimedia

Placa da civilização hitita.

Evidências arqueológicas da antiga civilização hitita podem confirmar a exatidão histórica da Bíblia, argumenta um especialista em escrituras.

A Bíblia é uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para o cristianismo, mas há quem acredite que as escrituras servem como uma história documentada de civilizações há muito perdidas.

Em particular, um especialista em escrituras disse ao Express.co.uk que as descobertas sobre a antiga civilização hitita são um bom indicador de que a Bíblia estava certa. Há mais de um século, foi encontrada na Turquia um grande número de placas, que revelaram a cronologia da civilização hitita.

A descoberta ajudou a confirmar a própria existência da civilização hitita que, apesar de ser mencionada mais de 50 vezes no Antigo Testamento, tinha um registo arqueológico bastante “insubstancial”.

No início do século XX, uma série de escavações numa pequena cidade moderna na Turquia, conhecida como Bogazkale, resultaram numa grande quantidade de achados, incluindo uma torre fortificada, cinco templos, uma série de esculturas e cerca de 10 mil placas de argila antigas.

“A decifração posterior de algumas das placas em 1915 por Bedrich Hrozny, um professor checo da Universidade de Viena, levou à conclusão de que Bogazkale dos tempos modernos já foi a antiga capital do império hitita, conhecida ao longo da história como Hattusha”, disse Tom Meyer, professor de estudos bíblicos do Colégio Bíblico Shasta, ao portal britânico.

As placas revelaram uma cronologia da história dos hititas do século XIV ao século XIII a.C. “A redescoberta desta civilização perdida e o renascimento da sua linguagem servem como um aviso para aqueles que duvidam da exatidão histórica da Bíblia”, disse Meyer. “Só porque uma descoberta não foi feita hoje, não significa que não possa ser feita amanhã”.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A Bíblia sagrada para o cristianismo?
    Senhores, estão a falar do Antigo Testamento, o livro sagrado do judaísmo!

  2. O que a arqueologia ainda tem para nos contar! É pena que muitas construções sejam feitas sobre ruinas ignorando-as e não permitindo o seu estudo. Em Portugal, é vulgar acontecer, infelizmente. Afinal. antes do papiro, já o barro servira para gravar os textos sagrados!

  3. O Antigo Testamento e o Novo Testamento estão interligados, isto é, um “explica” o outro. Por isto mesmo, o Antigo Testamento é um Livro Sagrado para o Cristianismo. Do Evangelho segundo Mateus 5, 17-18 «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição. Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra….». Do Evangelho segundo Lucas 4,16-21 “Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías (Isaías 61,1-2) e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito:
    «O Espírito do Senhor está sobre mim,
    porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres;
    enviou-me a proclamar a libertação aos cativos
    e, aos cegos, a recuperação da vista;
    a mandar em liberdade os oprimidos,
    a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.»
    Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
    Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.»”

RESPONDER

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …