/

Placas de civilização “perdida” confirmam escrituras bíblicas

7

Osama Shukir Muhammed Amin / Wikimedia

Placa da civilização hitita.

Evidências arqueológicas da antiga civilização hitita podem confirmar a exatidão histórica da Bíblia, argumenta um especialista em escrituras.

A Bíblia é uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para o cristianismo, mas há quem acredite que as escrituras servem como uma história documentada de civilizações há muito perdidas.

Em particular, um especialista em escrituras disse ao Express.co.uk que as descobertas sobre a antiga civilização hitita são um bom indicador de que a Bíblia estava certa. Há mais de um século, foi encontrada na Turquia um grande número de placas, que revelaram a cronologia da civilização hitita.

A descoberta ajudou a confirmar a própria existência da civilização hitita que, apesar de ser mencionada mais de 50 vezes no Antigo Testamento, tinha um registo arqueológico bastante “insubstancial”.

No início do século XX, uma série de escavações numa pequena cidade moderna na Turquia, conhecida como Bogazkale, resultaram numa grande quantidade de achados, incluindo uma torre fortificada, cinco templos, uma série de esculturas e cerca de 10 mil placas de argila antigas.

“A decifração posterior de algumas das placas em 1915 por Bedrich Hrozny, um professor checo da Universidade de Viena, levou à conclusão de que Bogazkale dos tempos modernos já foi a antiga capital do império hitita, conhecida ao longo da história como Hattusha”, disse Tom Meyer, professor de estudos bíblicos do Colégio Bíblico Shasta, ao portal britânico.

As placas revelaram uma cronologia da história dos hititas do século XIV ao século XIII a.C. “A redescoberta desta civilização perdida e o renascimento da sua linguagem servem como um aviso para aqueles que duvidam da exatidão histórica da Bíblia”, disse Meyer. “Só porque uma descoberta não foi feita hoje, não significa que não possa ser feita amanhã”.

Daniel Costa, ZAP //

7 Comments

  1. A Bíblia sagrada para o cristianismo?
    Senhores, estão a falar do Antigo Testamento, o livro sagrado do judaísmo!

  2. O que a arqueologia ainda tem para nos contar! É pena que muitas construções sejam feitas sobre ruinas ignorando-as e não permitindo o seu estudo. Em Portugal, é vulgar acontecer, infelizmente. Afinal. antes do papiro, já o barro servira para gravar os textos sagrados!

  3. O Antigo Testamento e o Novo Testamento estão interligados, isto é, um “explica” o outro. Por isto mesmo, o Antigo Testamento é um Livro Sagrado para o Cristianismo. Do Evangelho segundo Mateus 5, 17-18 «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição. Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra….». Do Evangelho segundo Lucas 4,16-21 “Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías (Isaías 61,1-2) e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito:
    «O Espírito do Senhor está sobre mim,
    porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres;
    enviou-me a proclamar a libertação aos cativos
    e, aos cegos, a recuperação da vista;
    a mandar em liberdade os oprimidos,
    a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.»
    Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
    Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.»”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.