/

PJ acredita ter fortes indícios de corrupção desportiva contra o Benfica

3

A TVI avançou, este domingo à noite, que a PJ acredita ter fortes indícios de corrupção desportiva contra o Benfica, no âmbito do caso dos vouchers.

De acordo com a notícia avançada pela TVI, o Benfica está a ser investigado num megaprocesso do Ministério Público (MP) que envolve a alegada oferta de refeições luxuosas a árbitros e pessoas próximas destes.

A estação televisiva revela que a investigação fez um levantamento da faturação do Museu da Cerveja, um restaurante no Terreiro do Paço, em Lisboa, e descobriu que terá havido ofertas de jantares de 500 a 600 euros.

Trata-se, assim, de valores muito superiores aos limites definidos pela UEFA para este tipo de ofertas, a chamada “hospitalidade”, que variam de 200 a 300 euros.

Recorde-se que o caso dos vouchers foi denunciado, em 2015, pelo então presidente do Sporting, Bruno de Carvalho. Mas, tanto a UEFA, como a Liga de Clubes e a Federação Portuguesa de Futebol arquivaram as queixas e deram razão ao Benfica.

Na altura, todas as entidades consideraram que o chamado “kit Eusébio” — réplica de antiga camisola do Benfica e voucher para quatro refeições —, oferecido a árbitros, observadores e delegados destacados para jogos na Luz, estava dentro dos limites aceitáveis e definidos a nível internacional.

Segundo a estação de Queluz de Baixo, este megaprocesso ainda não foi alvo de uma acusação do MP porque foi, entretanto, adicionado a outro, o chamado caso dos e-mails, desencadeado pelo hacker Rui Pinto e cujos dados não podiam ser usados pela polícia, uma vez que foram obtidos de forma ilícita. No entanto, a PJ e o DIAP de Lisboa terão tentado outros caminhos para chegar às provas pela via legal, avança a TVI.

Benfica nega ter sido notificado pelo MP

O clube da Luz reagiu num comunicado, tendo destacado que “não foi notificado de nenhuma ‘conclusão do Ministério Público’ relativamente a qualquer inquérito judicial que esteja em curso”.

“Aliás, não deixa de ser curioso e significativo o timing desta peça. Aquele inquérito está, como é sabido, sujeito a segredo de justiça, pelo que o SL Benfica reservará qualquer atuação para o momento e local próprios”.

“Mais aproveita o SL Benfica para relembrar que no designado caso dos vouchers, a que parece aludir a TVI, todas as decisões processuais de instâncias nacionais e internacionais até agora conhecidas concluíram pelo arquivamento do processo”, conclui.

Entretanto, Luís Bernardo, diretor de comunicação das águias, entrou em contacto com a CMTV em direto, para reagir à reportagem da TVI. “Os kits foram oferecidos aos árbitros e delegados em todos os jogos, sempre depois dos jogos, independentemente dos resultados e à frente de toda a gente, inclusive das autoridades. Isso foi valorizado pelo Conselho de Disciplina e pela própria UEFA. Quem quer corromper faz as coisas às escondidas e de forma seletiva. A questão que se coloca é como se corrompe alguém depois de um jogo que se perdeu. Não tem lógica.”, cita o jornal A Bola.

O responsável encarnado admitiu, no entanto, que “houve um caso específico de um elemento que pertenceu aos observadores da Liga e que terá abusado. Curiosamente foi depois trabalhar para o Sporting”, destacou.

ZAP //

3 Comments

  1. Não há problema, pois o processo vai “acabar” num juiz da “lista” e junta-se à Peres ao Alexandre e a tantos outros que trabalham em prol do toupeiral!
    Eu deixava-os a jogar só!
    padres, toupeiras, missas, os emails explicam tudo. Quem leu, como eu li, não precisa de ler/ver/ouvir mais nada! A arte de trafulhar em todo o seu esplendor!

  2. A não notícia dos vouchers só apareceu para desviar atenções da notícia anterior, essa sim real que elucida sobre a acusação ao Marquinhos do FCP e outros que fala em manipulação dos emails do SLB.
    Para o tripeiro ou lagarto do comentário anterior que diz que leu e está elucidado e não precisa de mais nada para cimentar a sua ideia, está tudo dito, engole tudo o que lhe apresentam como dado comprovado.
    Curiosamente para aqueles que estranham o Paulo Gonçalves do SLB ser acusado e o Luís Filipe Vieira nada saber, parecem não estranhar que o JF Marques, Júlio Magalhães e companhia serem acusados e o Pinto da Costa nada saber.

  3. Não é só para esconder as acusações ao Chico Falido e companhia pindérica! É também para “fazer esquecer” o prejuízo de 52 milhões de euros que põe o Porko em falência técnica. Por outro lado, atente-se na “cacha” da noticia: “A PJ acredita ter fortes indícios…”, quando seri mais correto dizer ” A TVI acredita que a PJ tem fortes indícios de …”!! Faz-se o fato à medida do interessado e o que passa a ser comentado, é aquilo que é anunciado à posterori!! Aliás, basta olhar para os “paineleiros” da TVI, todos eles anti-benfica e pró sporting e pró-porko, para se tirarem conclusões!! E também não deixa de ser curiosa essa história do mega-processo para “evitar” já a acusação dos vouchers!!! Tristes!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.