PJ encontra indícios de negligência em Pedrógão

Miguel A. Lopes / Lusa

Pelo menos 30 pessoas morreram no interior dos carros no IC8 durante o incêndio em Pedrógão Grande

A Polícia Judiciária encontrou indícios de negligência nas mortes de Pedrógão Grande. Os investigadores já ouviram quase uma centena de testemunhas que confirmaram a existência de falhas no combate ao fogo.

Segundo o Correio da Manhã, centenas de testemunhas já ouvidas pelos investigadores foram confirmando uma sucessão de falhas que levou à morte de 64 pessoas no incêndio de junho.

O jornal esclarece que as falhas vão desde a os meios de socorro até à Proteção civil, passando por elementos da GNR que mandaram pessoas para aquela que ficou conhecida como a “estrada da morte“. Além disso, relembram as testemunhas, a Ascendi também não está isenta de culpas, uma vez que não houve limpeza das bermas junto às autoestradas.

O processo deverá estar concluído ainda este ano, com as autoridades acima mencionadas a serem constituídas arguidas já em outubro.

A conclusão do processo depende, além do mais, das perícias técnicas que foram feitas no local, mas o inquérito, que está sob o acompanhamento do Ministério Público de Coimbra, encontra-se numa fase avançada.

Relativamente às causas do fogo, a Judiciária deverá manter que não houve mão criminosa. A queda de um raio numa árvore, que terá propagado as chamas, é a hipótese que continua a ser avançada pelos técnicos que realizaram as perícias.

A Polícia Judiciária e o Ministério Público deverão avançar com acusações de homicídio por negligência.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sério? ainda à duvidas que muita coisa falhou?
    Se para descobrir isto é necessária a intervenção da Policia Judiciária estamos muito mal.

    Já toda a gente sabe que o SIRESP falhou e que a Coordenação falhou. Mas não admira com licenciaturas compradas outra coisa não seria de esperar…

    Infelizmente quem vai ficar com as culpas são aqueles que faleceram ou aqueles que primeiro apareceram no local como os bombeiros e a GNR. Como são a base da pirâmide vão arcar com as culpas…

  2. Nem é necessária a PJ para se chegar a essa conclusão.
    Bastava passar lá constar a negligência com que os proprietários (etc) tratavam dos seus terrenos!…

RESPONDER

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …