PJ encontra indícios de negligência em Pedrógão

Miguel A. Lopes / Lusa

Pelo menos 30 pessoas morreram no interior dos carros no IC8 durante o incêndio em Pedrógão Grande

A Polícia Judiciária encontrou indícios de negligência nas mortes de Pedrógão Grande. Os investigadores já ouviram quase uma centena de testemunhas que confirmaram a existência de falhas no combate ao fogo.

Segundo o Correio da Manhã, centenas de testemunhas já ouvidas pelos investigadores foram confirmando uma sucessão de falhas que levou à morte de 64 pessoas no incêndio de junho.

O jornal esclarece que as falhas vão desde a os meios de socorro até à Proteção civil, passando por elementos da GNR que mandaram pessoas para aquela que ficou conhecida como a “estrada da morte“. Além disso, relembram as testemunhas, a Ascendi também não está isenta de culpas, uma vez que não houve limpeza das bermas junto às autoestradas.

O processo deverá estar concluído ainda este ano, com as autoridades acima mencionadas a serem constituídas arguidas já em outubro.

A conclusão do processo depende, além do mais, das perícias técnicas que foram feitas no local, mas o inquérito, que está sob o acompanhamento do Ministério Público de Coimbra, encontra-se numa fase avançada.

Relativamente às causas do fogo, a Judiciária deverá manter que não houve mão criminosa. A queda de um raio numa árvore, que terá propagado as chamas, é a hipótese que continua a ser avançada pelos técnicos que realizaram as perícias.

A Polícia Judiciária e o Ministério Público deverão avançar com acusações de homicídio por negligência.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sério? ainda à duvidas que muita coisa falhou?
    Se para descobrir isto é necessária a intervenção da Policia Judiciária estamos muito mal.

    Já toda a gente sabe que o SIRESP falhou e que a Coordenação falhou. Mas não admira com licenciaturas compradas outra coisa não seria de esperar…

    Infelizmente quem vai ficar com as culpas são aqueles que faleceram ou aqueles que primeiro apareceram no local como os bombeiros e a GNR. Como são a base da pirâmide vão arcar com as culpas…

  2. Nem é necessária a PJ para se chegar a essa conclusão.
    Bastava passar lá constar a negligência com que os proprietários (etc) tratavam dos seus terrenos!…

RESPONDER

Chefe do Estado-Maior do Exército demite-se

O chefe do Estado Maior do Exército (CEME), o general Rovisco Duarte, demitiu-se nesta quarta-feira, dois dias após a tomada de posse do novo ministro da Defesa A notícia, inicialmente avançada pela TVI24, é agora confirmada …

"Biscoitos Ronaldo" geram polémica em café português no Reino Unido

Café em Worcester, Reino Unido, vendeu cerca de 60 bolachas. Dono alega que se tratava de uma brincadeira. Um português que vive no Reino Unido gerou polémica ao vender, no seu café, bolachas alusivas às acusações …

Macron segue os passos de Portugal e remodela o Governo francês

Depois de Portugal, foi a vez da França fazer uma remodelação governamental. Quatro ministros estão de saída, entram oito e seis mudam de pasta. A remodelação do Governo francês foi anunciada na terça-feira, duas semanas depois …

Governo quer vender fardas da PSP e GNR na Internet

A criação de uma plataforma online para a venda das fardas dos militares da GNR e dos agentes da PSP é uma das medidas que consta do Orçamento do Estado para 2019, com o objectivo …

Explosão em escola na Crimeia faz 10 mortos e centenas de feridos

Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas numa explosão no Instituto Politécnico da cidade de Kerch, no leste da Crimeia, de acordo com fontes médicas russas. "Como resultado de uma explosão no Instituto …

Relação confirma pena de prisão máxima para Pedro Dias

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou esta quarta-feira a decisão da primeira instância de condenar Pedro Dias a 25 anos de prisão por vários crimes cometidos em Aguiar da Beira, a 11 de outubro …

Benefícios fiscais só para novos contratos podem acelerar despejos

Depois de analisar as propostas do pacote de habitação, a UTAO avisa para as possíveis consequências das medidas de alívio fiscal no arrendamento, por apenas se aplicarem a novos contratos.   A Unidade Técnica de Apoio …

Subvenções vitalícias a políticos custam 7,17 milhões (e a lista continua em segredo)

O Orçamento de Estado para 2019 prevê um gasto de 7,17 milhões de euros com as subvenções vitalícias atribuídas a políticos. Um valor que desce apenas 90 mil euros, relativamente a 2018, numa altura em …

Afinal, a Google cedeu dados de bloggers ao Benfica

O Benfica chegou a acordo com a Google para a obtenção da identidade dos autores de blogues que divulgaram emails roubados ao clube. Os encarnados terão desistido da acção contra a gigante tecnológica. O Jornal de …

Centeno contraria Marcelo: “O único orçamento eleitoralista foi o de 2016”

Na sua primeira entrevista após a entrega do Orçamento de Estado para 2019, Mário Centeno rejeitou que a proposta seja eleitoralista, afirmando que o único orçamento eleitoralista nesta legislatura foi o de 2016. Ao contrário das …