PJ encontra indícios de negligência em Pedrógão

Miguel A. Lopes / Lusa

Pelo menos 30 pessoas morreram no interior dos carros no IC8 durante o incêndio em Pedrógão Grande

A Polícia Judiciária encontrou indícios de negligência nas mortes de Pedrógão Grande. Os investigadores já ouviram quase uma centena de testemunhas que confirmaram a existência de falhas no combate ao fogo.

Segundo o Correio da Manhã, centenas de testemunhas já ouvidas pelos investigadores foram confirmando uma sucessão de falhas que levou à morte de 64 pessoas no incêndio de junho.

O jornal esclarece que as falhas vão desde a os meios de socorro até à Proteção civil, passando por elementos da GNR que mandaram pessoas para aquela que ficou conhecida como a “estrada da morte“. Além disso, relembram as testemunhas, a Ascendi também não está isenta de culpas, uma vez que não houve limpeza das bermas junto às autoestradas.

O processo deverá estar concluído ainda este ano, com as autoridades acima mencionadas a serem constituídas arguidas já em outubro.

A conclusão do processo depende, além do mais, das perícias técnicas que foram feitas no local, mas o inquérito, que está sob o acompanhamento do Ministério Público de Coimbra, encontra-se numa fase avançada.

Relativamente às causas do fogo, a Judiciária deverá manter que não houve mão criminosa. A queda de um raio numa árvore, que terá propagado as chamas, é a hipótese que continua a ser avançada pelos técnicos que realizaram as perícias.

A Polícia Judiciária e o Ministério Público deverão avançar com acusações de homicídio por negligência.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sério? ainda à duvidas que muita coisa falhou?
    Se para descobrir isto é necessária a intervenção da Policia Judiciária estamos muito mal.

    Já toda a gente sabe que o SIRESP falhou e que a Coordenação falhou. Mas não admira com licenciaturas compradas outra coisa não seria de esperar…

    Infelizmente quem vai ficar com as culpas são aqueles que faleceram ou aqueles que primeiro apareceram no local como os bombeiros e a GNR. Como são a base da pirâmide vão arcar com as culpas…

  2. Nem é necessária a PJ para se chegar a essa conclusão.
    Bastava passar lá constar a negligência com que os proprietários (etc) tratavam dos seus terrenos!…

RESPONDER

Vulcão Kilauea provoca nuvem de gases ácidos e farpas de vidro

O vulcão Kilauea está a originar um novo perigo para a população da zona, devido às nuvens de gases ácidos, vapor e de partículas semelhantes ao vidro que estão a ser causadas pela chegada da …

Estudar música ou falar mais do que uma língua torna o cérebro mais eficiente

Uma equipa de cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, realizou uma investigação e concluiu que músicos bilingues têm um cérebro mais eficiente. Cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, …

Gel inteligente "caminha" e move objetos debaixo de água

Uma equipa de engenheiros criou um gel inteligente impresso em 3D capaz de caminhar debaixo de água, agarrar e mover objetos. O produto tem potencial em engenharia biomédica por ser semelhante a tecidos do corpo …

Ferramentas de madeira encontradas em Espanha eram de neandertais

Não é muito comum encontrarem-se na Europa ferramentas de madeira associadas a neandertais. Os instrumentos encontrados em Espanha têm cerca de 90 mil anos e as ferramentas de madeira descobertas em Itália têm cerca de …

600 anos e 4 terramotos: cientistas desvendam como é que a Torre de Pisa ainda continua em pé

Era um mistério que há anos intrigava engenheiros: como é que a Torre de Pisa consegue resistir a terremotos estando tão inclinada? Com 58 metros de altura, o campanário da catedral da cidade italiana de Pisa …

Descoberto primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar

Cientistas descobriram o primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar, na órbita de Júpiter, revela um estudo publicado esta segunda-feira. O "2015 BZ509", com origem fora do Sistema Solar, está 'aninhado' na órbita de …

"Não sejas malvado". Google apagou o seu popular lema do código de conduta

A gigante tecnológica eliminou do código de conduta que distribui aos seus funcionários o popular lema "Bon't Be Evil", "não sejas malvado", que fazia parte da cultura da empresa desde os anos 2000. O lema não …

Prisão preventiva para todos os agressores de Alcochete

O juiz de instrução criminal do Tribunal do Barreiro decretou, esta segunda-feira, a medida de coação de prisão preventiva a todos os 23 arguidos detidos na sequência das agressões na Academia do Sporting, em Alcochete. Num …

12 anos depois, nasceu o primeiro bebé na ilha onde é proibido nascer

Este fim de semana, uma brasileira deu à luz uma bebé, na remota ilha de Fernando de Noronha onde, por falta de de estrutura hospitalar, os nascimentos não são autorizados. O arquipélago Fernando Noronha, no Brasil, …

Sem-abrigo multados e detidos por pedirem esmola e dormirem na rua

O número de pessoas em situação de sem-abrigo que estão a ser multadas, condenadas e presas por mendigar ou dormir nas ruas é cada vez maior em Inglaterra e no País de Gales. Em relação a …