PJ encontra indícios de negligência em Pedrógão

Miguel A. Lopes / Lusa

Pelo menos 30 pessoas morreram no interior dos carros no IC8 durante o incêndio em Pedrógão Grande

A Polícia Judiciária encontrou indícios de negligência nas mortes de Pedrógão Grande. Os investigadores já ouviram quase uma centena de testemunhas que confirmaram a existência de falhas no combate ao fogo.

Segundo o Correio da Manhã, centenas de testemunhas já ouvidas pelos investigadores foram confirmando uma sucessão de falhas que levou à morte de 64 pessoas no incêndio de junho.

O jornal esclarece que as falhas vão desde a os meios de socorro até à Proteção civil, passando por elementos da GNR que mandaram pessoas para aquela que ficou conhecida como a “estrada da morte“. Além disso, relembram as testemunhas, a Ascendi também não está isenta de culpas, uma vez que não houve limpeza das bermas junto às autoestradas.

O processo deverá estar concluído ainda este ano, com as autoridades acima mencionadas a serem constituídas arguidas já em outubro.

A conclusão do processo depende, além do mais, das perícias técnicas que foram feitas no local, mas o inquérito, que está sob o acompanhamento do Ministério Público de Coimbra, encontra-se numa fase avançada.

Relativamente às causas do fogo, a Judiciária deverá manter que não houve mão criminosa. A queda de um raio numa árvore, que terá propagado as chamas, é a hipótese que continua a ser avançada pelos técnicos que realizaram as perícias.

A Polícia Judiciária e o Ministério Público deverão avançar com acusações de homicídio por negligência.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sério? ainda à duvidas que muita coisa falhou?
    Se para descobrir isto é necessária a intervenção da Policia Judiciária estamos muito mal.

    Já toda a gente sabe que o SIRESP falhou e que a Coordenação falhou. Mas não admira com licenciaturas compradas outra coisa não seria de esperar…

    Infelizmente quem vai ficar com as culpas são aqueles que faleceram ou aqueles que primeiro apareceram no local como os bombeiros e a GNR. Como são a base da pirâmide vão arcar com as culpas…

  2. Nem é necessária a PJ para se chegar a essa conclusão.
    Bastava passar lá constar a negligência com que os proprietários (etc) tratavam dos seus terrenos!…

RESPONDER

David descobriu o tratamento para a doença que quase o matou

David Fajgenbaum foi internado no Hospital da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, depois do Natal de 2013, quando teve uma recaída de uma doença rara auto-imune que quase o matou. A sua condição era tão …

Líder da extrema-direita alemã abandona entrevista depois de ter sido comparado a Hitler

Björn Höcke, líder do partido de extrema-direita AfD no estado federado da Turíngia, abandonou uma televisiva após ter sido comparado a Adolf Hitler. O líder do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) no estado …

Sobe para sete o número de vítimas mortais do mau tempo em Espanha

O cadáver de um holandês de 66 anos que desapareceu no domingo durante as inundações no sudeste de Espanha foi encontrado esta terça-feira, o que eleva para sete o número de mortes devido ao mau …

Universidade de Coimbra elimina carne de vaca das cantinas

A Universidade de Coimbra (UC) vai eliminar o consumo de carne de vaca nas cantinas universitárias a partir de janeiro de 2020, anunciou esta terça-feira o reitor, Amílcar Falcão. Este será o primeiro passo para, até …

Ângelo Rodrigues já fez a primeira cirurgia de reconstrução da perna

O ator Ângelo Rodrigues está internado no Hospital Garcia de Orta devido a uma infeção provocada por uma bactéria. Realizou uma cirurgia de reconstrução de parte da perna esquerda e está "em plena recuperação". Ângelo Rodrigues …

Guaidó questiona novo diálogo com o regime e alerta que crise se intensificará

O presidente da Assembleia Nacional diz que “nunca houve diálogo” entre o Governo de Nicolás Maduro e a oposição porque ao regime “não lhe interessava solucionar”. O líder político opositor Juan Guaidó questionou esta segunda-feira …

150 tigres foram resgatados de um templo na Tailândia. Mais de metade não sobreviveu

Mais de metade dos 150 tigres resgatados há três anos num templo budista em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, morreram, segundo os media locais. Em causa estiveram problemas relacionados com a consanguinidade, uma vez que foram …

Holanda. Mudanças na legislação fiscal sobre empresas para corrigir imagem de paraíso fiscal

O governo holandês deve apresentar esta terça-feira, no reinício dos trabalhos parlamentares, uma modificação da lei sobre a taxação dos lucros das multinacionais, com o intuito de corrigir a imagem de paraíso fiscal para os …

ISEP acaba com venda de garrafas de água de plástico

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) vai, a partir desta segunda-feira, “acabar com a venda de garrafas de água de plástico de 33 centilitros” no campus, uma vez que, anualmente, são consumidas quase …

Procuradores de Nova Iorque querem a declaração de impostos de Donald Trump

É a primeira vez, em quase 40 anos, que um Presidente dos Estados Unidos (EUA) não exibe a declaração de impostos. Donald Trump negou-o durante a campanha presidencial de 2016 mas agora procuradores de Nova …