PJ deteve Zambrius, um hacker de 19 anos, por acesso ilegítimo e sabotagem informática

A Polícia Judiciária deteve, esta quarta-feira, um jovem de 19 anos e constituiu arguido outro, de 23 anos, pela “prática reiterada” de acesso ilegítimo, falsidade, dano e sabotagem informática e realizou buscas domiciliárias em quatro locais.

A Polícia Judiciária adianta, em comunicado, que os ataques informáticos em escala, conhecidos por “Defacing” e “DDoS”, eram dirigidos a entidades públicas e privadas e foram-se agravando nos últimos dois meses, tendo origem “num grupo criminoso de cidadãos portugueses”.

“Além de comprometerem a integridade e a disponibilidade dos dados e da informação das entidades visadas, estes crimes informáticos afetam a paz social e a segurança no domínio do ciberespaço”, refere a Polícia Judiciária.

Após as participações de várias entidades e perante a reincidência dos dois suspeitos foram realizadas buscas domiciliárias para que fosse apreendido o material informático utilizado nos crimes.

Contactado pela Lusa, Carlos Cabreiro, diretor da Unidade de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), adiantou que a investigação daquela unidade da PJ permitiu identificar e deter o jovem de 19 anos e um outro arguido (23 anos), sendo que o primeiro tinha antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime.

O responsável da PJ referiu que o jovem de 19 anos – que será interrogado esta quinta-feira por um juiz de instrução criminal (JUC) para aplicação das medidas de coação – foi identificado há anos por pertencer ao grupo de hackers Anonymous, mas não foi preso porque à data tinha 16 anos, ficando assim sujeito a medida de proteção de menores.

Carlos Cabreiro disse à Lusa que as quatro buscas domiciliárias realizadas na operação da PJ ocorreram na zona da Grande Lisboa, incluindo na Ericeira (Mafra, Sintra). Durante as buscas, indicou, foi possível apreender diverso material informático utilizado na prática reiterada dos crimes de acesso ilegítimo, falsidade, dano e sabotagem informática, visando entidades públicas e privadas.

O diretor da UNC3T da PJ referiu a propósito da detenção agora efetuada pela PJ que recentemente tinham sido reivindicados por hackers ataques a vários organismos públicos numa operação designada 25 de abril.

Questionado sobre a forma como estes jovens hackers conseguem penetrar no sistema informático de tantas entidades e empresas, Carlos Cabreiro aproveitou para dizer que, “de facto, tais entidades públicas e privadas têm que se preocupar mais e procurar melhorar o seu sistema de segurança” informático.

Também esta quarta-feira, em comunicado relativo a este caso de cibercriminalidade, a Polícia Judiciária apelou para que as entidades públicas e privadas cumpram as diretrizes e regras técnicas de segurança constantes da Resolução de Conselho de Ministros 41/2018 de 28 de março.

No comunicado, a PJ indicou também que os ataques informáticos em escala, conhecidos por “Defacing” e “DDoS”, dirigidos a entidades públicas e privadas, foram-se agravando nos últimos dois meses, tendo origem “num grupo criminoso de cidadãos portugueses”.

“Além de comprometerem a integridade e a disponibilidade dos dados e da informação das entidades visadas, estes crimes informáticos afetam a paz social e a segurança no domínio do ciberespaço”, vincou a PJ, notando que, após as participações de várias entidades e perante a reincidência dos dois suspeitos, foram executadas as buscas domiciliárias para apreensão do material informático.

A operação esteve a cargo da UNC3T da PJ, em inquérito do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DECIAP).

Lusa ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …