PJ faz buscas ao INEM por suspeitas de viciação de contratos públicos

Vitó / Flickr

As buscas estão a decorrer em Lisboa e no Porto e estão relacionadas com suspeitas de contratos públicos viciados. Ainda não há detidos.

Várias instalações usadas pelo INEM estão a ser alvo de buscas esta manhã por parte da Polícia Judiciária e do Ministério Público. De acordo com a CNN Portugal, estão em causa suspeitas de crimes relacionados com a atribuição viciada de contratos públicos e com a gestão de recursos humanos.

Há ainda suspeitas de crimes de prevaricação, abuso de poder e falsificação de documentos, nomeadamente na contratação de meios para o socorro médico. Segundo o Público, os inspetores estão na Delegação Regional do Norte, a investigar um armazém onde se guarda material usado nas ambulâncias, em Vila Nova de Gaia. Há ainda buscas a decorrer na zona da Maia e no Porto.

Em Lisboa, as buscas estão a acontecer no gabinete do conselho diretivo, liderado pelo médico Luís Meira, e na Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo, que fica noutro andar no mesmo edifício. Ainda não há notícia de quaisquer detenções ou constituição de arguidos.

Em comunicado, o INEM confirma que estão a decorrer diligências nas instalações do INEM do Porto e Lisboa “relacionadas com um procedimento específico de contratação de Recursos Humanos”, e garante estar “a colaborar com as autoridades, disponibilizando toda a documentação solicitada”.

Recorde-se que já houve buscas semelhantes em Setembro de 2022 a várias instalações do INEM, incluindo na sede e nas delegações de Porto, Coimbra e Faro. A RTP avança que o objetivo destas novas diligências é recolher documentações relativas a este processo anterior.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.