Cientistas encontram pista para resolver o mistério (de longa data) da antimatéria

(dr) University of the West of Scotland

Tório-228

Porque é que há mais matéria do que antimatéria no Universo? Uma equipa de físicos descobriu um elemento que pode ser a chave para desvendar este antigo mistério.

Uma equipa de investigadores da Universidade do Oeste da Escócia (UWS) e da Universidade de Strathclyde descobriu que um dos isótopos do elemento tório tem o núcleo em forma de pêra, muito mais do que até agora se pensava. Núcleos semelhantes ao tório-228 podem ajudar a encontrar uma resposta para o mistério que envolve a matéria e a antimatéria.

O Modelo Padrão prevê que cada partícula fundamental possa ter uma antipartícula semelhante. As antipartículas são quase idênticas às suas contrapartes materiais, exceto pelo simples facto de conterem cargas opostas.

Desta forma, e de acordo com o Modelo Padrão, a matéria e a antimatéria devem ter sido formadas em quantidades iguais na altura do Big Bang. No entanto, o nosso Universo possui muito mais matéria do que antimatéria.

Em teoria, segundo o artigo científico publicado recentemente na Nature Physics, um momento do dipolo elétrico (EDM) pode permitir que a matéria e a antimatéria se decomponham em taxas diferentes.

Segundo o Europa Press, os núcleos em forma de pêra foram propostos como sistemas físicos ideais nos quais se procura a existência de um momento do dipolo elétrico numa partícula fundamental, como um eletrão. A forma da pêra significa que o núcleo gera um EDM ao ter os protões e neutrões distribuídos de maneira desigual.

Os investigadores descobriram que os núcleos dos átomos de tório-228 têm a forma de pêra mais pronunciada alguma vez descoberta, tendo, por isso, sido identificados como candidatos ideais para procurar a existência de um momento do dipolo elétrico.

Quanto mais pequena for a vida útil do estado quântico, mais acentuada é a forma de pêra do núcleo, que dá, por sua vez, maiores esperanças aos cientistas de encontrar um EDM.

As experiência da equipa começaram com uma amostra de tório-232, que tem uma meia-vida de 14 mil milhões de anos, o que significa que se decompõe muito lentamente. A cadeia de decaimento desse núcleo cria estados mecânicos quânticos excitados do núcleo do tório-228, que decaem em nanossegundos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A ciência está na pista correta. De facto existe um universo paralelo de antimatéria e que se originou juntamente com o universo material.

    Porém, de todo o universo material, somente 5% está a ser usado.

    O universo antimatéria já está a desfazer-se e irá desaparecer bem antes do universo material.

    No entanto, a razão pela qual os dois universos foram criados tem um significado cuja fonte é Espiritual. Essa informação já está disponível no nosso planeta.

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …