Uma tragédia e um escândalo. Somali faz o pior tempo da história nos 100 metros

Nasra Abukar Ali era uma desconhecida até ter corrido os 100 metros nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, na China. Tornou-se famosa depois de ter batido um recorde mundial… com o pior tempo da história na prova.

Nasra Abukar Ali, de 20 anos, terminou a prova dos 100 metros em 21,81 segundos, a uma distância de 10 segundos da vencedora. As imagens mostram claramente a enorme diferença de preparação entre a jovem que nem será atleta e a primeira classificada.

O caso está a percorrer o mundo, até porque Nasra será sobrinha da presidente da Federação de Atletismo da Somália, Khadija Aden Dahir. A jovem terá sido “escolhida” para os Jogos Universitários devido a esta relação de parentesco, o que fez levantar um escândalo no país africano.

“É claro para o ministério que Nasra Abukar Ali não é uma atleta e que a Senhora Khadija cometeu um acto de abuso de poder e de difamação da nação“, referiu já o ministro dos Desportos da Somália, Mohamed Barre Mohamud.

A presidente da Federação de Atletismo foi suspensa e o ministro dos Desportos anunciou a abertura de uma investigação ao caso, apresentando um pedido de desculpas público.

A associação representativa das Universidades da Somália também já realçou que não enviou nenhuma atleta para a China no âmbito da equipa oficial do país.

“É uma tragédia nacional”, dizem alguns somalis nas redes sociais, lamentando que não foi apenas a jovem de 20 anos que foi “envergonhada” em público, mas que toda a nação se sente decepcionada e embaraçada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.