Pinturas históricas roubadas da galeria da Universidade de Oxford

Tejvan Pettinger / Flickr

Universidade de Oxford, no Reino Unido

Três pinturas de alto valor foram roubadas da galeria de St. Aldates, parte da Christ Church Picture Gallery, da Universidade de Oxford, no Reino Unido. O assalto, que decorreu no sábado, não causou feridos.

De acordo com o Guardian, os assaltantes levaram as obras “A Rocky Coast”, de Salvator Rosa, do final da década de 1640, “A Soldier on Horseback”, de Anthony Van Dyck, de 1616, e “A Boy Drinking”, de Annibale Carracci, de 1580.

O investigador-chefe Jon Capps apelou ao público em busca de informações. “As pinturas roubadas são peças de valor muito alto, que datam dos séculos XVI e XVII”, disse. Capps pediu ao público que compartilhe qualquer informação ou imagens de toda a área que possam ajudar na investigação.

https://twitter.com/ThamesVP/status/1239202002506219523?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1239202002506219523&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.theguardian.com%2Fuk-news%2F2020%2Fmar%2F15%2Fhistoric-high-value-paintings-stolen-from-oxford-college-gallery

Em 1765, o general John Guise deixou a sua coleção de mais de 200 pinturas e quase dois mil desenhos para a sua antiga faculdade, a Christ Church, fundada em 1546.

Graças à generosa doação, a faculdade conseguiu introduzir arte na educação de Oxford sem que os estudantes precisassem viajar para Itália ou visitar casas senhoriais, onde naquela época era encontrada a maior parte das coleções de arte no Reino Unido.

O furto dessas obras foi um novo golpe para a faculdade que, no fim-de-semana, já havia anunciado que vinhos de Borgonha e Pouilly-Fuissé, no valor de mil e de duas mil libras, desapareceram da sua coleção de vinhos finos, como noticiou o Times.

A galeria galeria de St. Aldates foi projetada pelos arquitetos Powell e Moya e inaugurada pela rainha em 1968. Em comunicado, a faculdade de Christ Church disse que a galeria permaneceria fechada até novo aviso e pediu ao público que ajudasse da maneira que pudessem na recuperação dos “importantes artefatos culturais” roubados.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …