Pintura de Margarida II da Dinamarca vai a leilão

(dr) Bruun Rasmussen

Pintura de Margarida II da Dinamarca

Algumas obras da antiga monarca Margarida II já apareceram em exposições, mas a oportunidade de comprar uma das suas pinturas é rara.

A pintura que vai a leilão data de 1988, ano em que Margarida II começou a expor a sua arte. Segundo a CNN, foi entregue ao então Marechal da Corte, Hans Sølvhøj (1919–1989), e permaneceu na sua família desde então.

Agora, terá a oportunidade de adquirir esta “obra de arte muito especial – e não menos importante da realeza”, referiu a casa de leilões Bruun Rasmussen em comunicado, adiantando uma estimativa: de 75.000 a 100.000 coroas dinamarquesas (10.062 a 13.416 euros).

“A rainha encontrou a inspiração para a pintura em leilão no mundo natural, expressando-a numa linguagem lírica. É um universo artístico altamente pessoal”, explicou Niels Boe-Hauggaard, especialista em Arte Moderna e Contemporânea da Bruun Rasmussen.

“Estamos muito ansiosos para oferecer este trabalho da Sua Majestade a Rainha Margarida II, que atesta a sua imensa paixão e prolificidade na arte e no trabalho criativo”, acrescentou.

As obras de Margarida II já foram expostas em muitas galerias conhecidas, tanto na Dinamarca como no estrangeiro. No entanto, só as obras que “vêm diretamente de pessoas que tiveram uma relação estreita com a rainha” foram disponibilizadas para compra.

“A rainha Margarida é fascinada pelo desenho desde a infância e manteve o interesse na vida adulta, na qual o trabalho criativo se tornou uma atividade prioritária com um dia da semana fixo num calendário movimentado”, lê-se no site da realeza da Dinamarca, o Kongehuset.

A pintura será leiloada em Copenhaga, no início de março.

No início de janeiro, Margarida II anunciou que abdicaria do trono após um reinado de 52 anos – uma decisão que apanhou os dinamarqueses de surpresa. No dia 14, entregou a coroa ao seu filho mais velho, Frederik, que assumiu o trono como Rei Frederik X.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.