Pinto da Costa: Gomes matou a Liga e Figueiredo é o coveiro

Jorge-Nuno-Pinto-da-Costa / Facebook

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, acusou esta quinta-feira Fernando Gomes, da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), de ter “matado” da Liga de clubes, da qual o atual líder, Mário Figueiredo, é apenas “o coveiro”.

Em entrevista ao Porto Canal, o líder portista afirmou: “Não foi ele [Mário Figueiredo] que matou a Liga. A Liga morreu e ele só a está enterrar, pois quem a matou foi Fernando Gomes, que conseguiu alterar, com os clubes da segunda divisão, os estatutos da instituição”.

“É absurdo. No executivo da associação que os clubes criaram não há presidentes de futebol, só há advogados”, referiu Pinto da Costa, a propósito do momento de elevada contestação de que está a ser alvo o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Para Pinto da Costa, “quem sabe o que é preciso fazer no futebol são os presidentes, não são os advogados. É o mesmo que ter advogados na Ordem dos médicos ou dos engenheiros”.

“Fernando Gomes acaba por ser o grande beneficiado com tudo isto, pois os patrocinadores fogem todos para a federação, porque a FPF tem o Ronaldo e tem a melhor indústria do Mundo, em que a matéria-prima é paga pelos clubes e as receitas são todas para ela”, frisou o presidente do FC Porto.

Segundo o dirigente portista, “tudo isso afastou os clubes e gerou este movimento do qual Mário Figueiredo, apesar das suas próprias responsabilidades, acaba por ser vítima”.

“Fernando Gomes tem contribuído para o desprestígio da Liga e a FPF vai aumentando os milhões que tem em depósitos a prazo”, acusou.

Na entrevista ao Porto Canal, o líder dos “dragões” considerou ainda que “seria uma tremenda injustiça” que Cristiano Ronaldo não fosse considerado o melhor jogador do Mundo em 2013.

E concluiu revelando o quanto ficou “sensibilizado” com o facto de a filha de Eusébio o ter procurado no Estádio da Luz, no domingo, para lhe agradecer as palavras que dedicou ao “pantera negra” aquando do seu falecimento.

“Naqueles dias, fiquei muito satisfeito por saber que houve um enorme reconhecimento público pelo Eusébio. Só me chocou ver o aproveitamento das pessoas que sempre gravitaram e sugaram o Eusébio em vida, fazendo livros, revistas e programas à custa dele”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Prémio Tyler 2020: Defensores de políticas verdes ganham "Nobel do Meio Ambiente"

O Prémio Tyler 2020, também conhecido como o "Nobel do Meio Ambiente", foi atribuído à bióloga Gretchen Daily e ao economista ambiental Pavan Sukhdev, foi hoje anunciado. A bióloga especialista em conservação e o economista são …

Subsídios estão a ser pagos e aumento de 15% no ordenado "não é realista", diz a Ryanair

A Ryanair está a pagar os subsídios de férias e Natal, afirmou hoje um responsável da companhia, salientando que o sindicato dos tripulantes de cabine tenta “forçar” aumentos salariais de 15%, o que “não é …

Tia de Kim Jong-un faz a primeira aparição pública em mais de seis anos

Kim Kyong-hui, tia paterna do líder norte-coreano Kim Jong-un, reapareceu em público este sábado pela primeira vez em mais de seis anos, escreve a BBC. A emissora britânica, que avança a notícia citando a Agência Central …

Coronavírus. Madeira está a preparar-se para eventual surto

Região da Madeira “já está a delinear” quartos com pressão negativa e áreas isoladas, além de “fármacos, oxigénio, fatos protetores, máscaras e capacidade laboratorial”. O presidente do Instituto de Saúde (Iasaúde) da Madeira anunciou esta segunda-feira …

Luanda Leaks. Isabel dos Santos vai processar o consórcio de jornalistas

Depois de Rui Pinto ter assumido a autoria da divulgação dos documentos do caso Luanda Leaks, Isabel dos Santos avança que vai processar o consórcio de jornalistas. A empresária angolana Isabel dos Santos vai processar o …

Portugal vende cinco F-16 à Roménia por 130 milhões de euros

O ministério da Defesa Nacional oficializou hoje, na Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, a venda de cinco aviões militares F-16 à Roménia, num negócio de 130 milhões de euros. "Com este processo …

Pedro Proença e a violência no futebol: "É chegada a altura de o Governo assumir responsabilidades"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, disse esta segunda-feira, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI), que o governo deve assumir responsabilidades sobre os recentes casos de violência …

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …

Sem voz no clube, Raul José pondera abandonar o Sporting

Sem voz na pasta das contratações e construção do plantel, Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting, pode estar de saída do clube. Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting CP, estará …

António Costa vai responder por escrito a 100 perguntas sobre Tancos

Apesar de sempre ter defendido que o testemunho devia ser presencial, o Juiz Carlos Alexandre aceitou que António Costa possa depor por escrito sobre o caso do furto e recuperação das armas de tantos. O …