Pinto da Costa suspeito de lavar milhões do FC Porto em moradias de luxo de Macaco

2

O Ministério Público acredita que o património imobiliário do casal Madureira pertencia, na verdade, a Pinto da Costa, e que Macaco atuava como um testa de ferro para o ex-presidente portista.

No âmbito da Operação Prolongamento, o Ministério Público acredita que Pinto da Costa recorreu a Fernando Madureira — o líder da claque dos Super Dragões conhecido como Macaco —, nos últimos 10 anos como um dos seus testas de ferro para lavar milhões de euros desviados do FC Porto.

Segundo avança a CNN Portugal, um relatório das Finanças indica que o ex-presidente dos dragões era o verdadeiro dono do património imobiliário do casal Fernando e Sandra Madureira, incluindo uma casa luxuosa em construção na zona do Canidelo, em Vila Nova de Gaia, que valerá dois milhões de euros.

A investigação baseia-se em escutas telefónicas a vários dirigentes do FC Porto e ao casal Madureira, incluindo uma conversa em que Sandra avisa o marido de que tem de pedir dinheiro ao verdadeiro dono da casa para pagar ao empreiteiro, que o Ministério Público acredita ser Pinto da Costa.

A relação próxima entre o casal Madureira e Pinto da Costa é bem conhecida. O ex-presidente foi visitar Macaco à prisão onde está aguarda julgamento no âmbito da Operação Pretoriano — o processo referente às agressões na assembleia-geral do FC Porto — e já revelou que o casal está convidado para o seu funeral. O MP acredita ainda que o apoio cerrado de Madureira a Pinto da Costa se baseia num acordo para a venda de bilhetes no mercado negro.

Para além de Fernando Madureira, o empresário de futebol Pedro Pinho também será um dos testas de ferro de Pinto da Costa, tendo uma conta bancária cujo verdadeiro beneficiário será o ex-presidente portista por onde passaram 40 milhões de euros que terão sido desviados da SAD do FC Porto.

Foi ainda desta conta que saiu dinheiro para pagar carros que Pinto da Costa deu de presente a mulheres com quem se relacionava e para pagar a uma bruxa de Matosinhos que fazia previsões sobre os jogos do FC Porto.

 

Pedro Pinho é também amigo e sócio de Alexandre Pinto da Costa, filho do antigo presidente dos azuis e brancos, e os dois fundaram a Energy Soccer, uma agência que representa jogadores.

ZAP //

2 Comments

  1. E é este gajo o grande herói dos morcões… Muitos rasgaram as vestes para o defender mesmo com as vitórias sujas que conseguiu, agora vão-se dividir em 2 grupos: Os negacionistas fanáticos e os cães raivosos revanchistas com amnésia. Venham as pipocas que vai ser giro.

  2. Fosca-se que ladrão. E era isto o idolatrado presidente! E ainda não se sabe o monte total do roubo, uma vez que se está anotar apenas os últimos dez anos. Afinal este gajo tanto roubou desportivamente como surripiou o património do clube.

    Editar – 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.