Reprodução / Sport TV

Portimonense faz homenagem a Pinto da Costa
Equipa algarvia jogou com o nome do antigo presidente do FC Porto nas costas. Nem o FC Porto fez isso. Adeptos do Portimonense já criticaram gesto.
Pinto da Costa morreu e as mensagens de condolência rapidamente se espalharam pelo país e pelo mundo. Até o presidente do Real Madrid ou mesmo da FIFA deixaram uma mensagem à família e aos adeptos do FC Porto.
Entre os clubes portugueses da I Liga, só dois não emitiram comunicados sobre o assunto: Sporting e Benfica.
Rui Borges e Bruno Lage, os treinadores dos dois maiores rivais do FC Porto, foram questionados e deixaram uma frase sobre a morte do antigo presidente – ambos tiveram jogo precisamente na noite do anúncio do falecimento – mas, depois disso, não houve qualquer mensagem oficial dos clubes lisboetas.
André Villas-Boas, presidente do FC Porto, apontou: “Não podemos deixar de lamentar que até este momento não tenham sido endereçadas nenhumas condolências, nem a mim de forma pessoal, nem ao FC Porto. Aguardaremos para ver se iremos ter alguma representação institucional (no funeral) ou não dos dois clubes de Lisboa. Se assim for, é o mínimo, de todas as formas”.
“Não achamos muito normal este tipo de comportamento, que faz esquecer uma pessoa que marcou o futebol nacional e internacional e é uma referência para o FC Porto”, acrescentou Villas-Boas, quando chegou ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na noite passada.
O presidente do FC Porto ainda apontou: “Custa-nos muito constatar este comportamento, principalmente quando, após a minha eleição, sempre nos tentamos pautar pelo encontro entre ‘grandes’, no sentido de melhorar o produto, estabelecer novas relações, elevar o bom nome do futebol português e caminhar para um melhor desporto e para a representatividade desta indústria”, vincou.
Mas não é propriamente surpreendente esta ausência de mensagens de condolências por parte dos outros dois “grandes”, sobretudo da parte do Sporting.
Além da rivalidade e do clima “quente” entre os rivais – muito impulsionado pelo próprio Pinto da Costa, ainda na década 1980 – o actual presidente do Sporting nunca escondeu as suas críticas a Pinto da Costa.
Frederico Varandas chegou a chamar “bandido” ao, na altura, presidente do FC Porto – que “não podia ser dirigente do que quer que fosse num país de primeiro mundo”. Aliás, houve sessão em tribunal por causa deste caso (processo de difamação) apenas quatro dias antes da morte de Pinto da Costa.
Há poucos meses, Varandas disse que “seria horrível” ser comparado a Pinto da Costa – a dupla que fazia com Rúben Amorim chegou a ser comparada com a dupla Pinto da Costa/Pedroto. “Para mim é uma fraude se não for alicerçado em valores da ética. Seria horrível se eu fosse comparado a esse presidente”, atirou na RTP.
Ainda no momento do “bandido”, o presidente do Sporting havia dito: “Pinto da Costa pode ter um grande sentido de humor, ser uma pessoa acima da média culturalmente e um currículo com muitas vitórias, mas um bandido será sempre um bandido e no final um bandido será sempre recordado como um bandido. Quando ele se retirar, ou for obrigado a retirar-se, prestará um grande serviço ao futebol português e contribuirá para que o país seja de primeiro mundo”.
Camisolas do Portimonense
Mas, ao longo da tarde deste domingo, o assunto à volta da morte de Pinto da Costa passou a ser outro: o Portimonense destacou-se pelas redes sociais e em diversas notícias.
O Portimonense jogou em casa com o Torrense (perdeu por 1-2) para a II Liga. Todos os jogadores do Portimonense entraram com o nome Pinto da Costa na camisola, por cima do número. E houve um momento de homenagem ao “eterno presidente” antes do jogo.
Jogadores do Portimonense SAD vão jogar com o nome de Pinto da Costa nas camisolas. pic.twitter.com/2RZhrfCbZ2
— Cabine Desportiva (@CabineSport) February 16, 2025
Muitos adeptos da equipa algarvia não gostaram. Ainda durante o jogo ouviram-se cânticos “O Portimonense é nosso!” e, mais tarde, o Blog do Portimonense – página de adeptos – referiu que este momento foi “uma vergonha”.
Este grupo de adeptos do Portimonense recordou o que o ex-presidente do FC Porto chegou a dizer “sem rodeios, que enquanto estivesse vivo, o Portimonense não voltaria à Primeira Liga. E nunca pediu desculpa por isso”. Por isso, os adeptos pedem “respeito”.
“Quem, dentro do Portimonense, achou que isto era uma boa ideia? Quem decidiu que devíamos prestar tributo a alguém que nos virou as costas e trabalhou contra o nosso crescimento? Isto não foi uma homenagem, foi um insulto a quem verdadeiramente sente este clube (…) Isto foi um atentado à dignidade do Portimonense e da sua história”, continua o comunicado.
Mas esta homenagem não foi assim tão estranha, dada a evidente proximidade entre Theodoro Fonseca, accionista da SAD do Portimonense, que foi investigado por suspeitas de fraude fiscal, falsificação de documentos e branqueamento de capitais – tal como Pinto da Costa.
O Blog do Portimonense não se esquece dos “negócios entre o Portimonense e o FC Porto sempre levantaram dúvidas. Negociatas estranhas, jogadores a circular entre clubes sem explicação, acordos pouco claros“.
De facto, precisamente um mês antes da morte de Pinto da Costa, a auditoria ao FC Porto revelou que o clube do Dragão fez vários negócios com o Portimonense sem “racional de decisão”, sem documentos que os justifiquem. O FC Porto contratou Gleison, Musa, Manafá, Rui Costa e Samuel Portugal por valores acima da sua cotação de mercado.
E aqui destaca-se o caso de Samuel Portugal, o guarda-redes que custou 4 milhões de euros (o seu valor de mercado era 1,5 milhões) e que… ainda nem jogou pela equipa principal do FC Porto.
Curiosamente, Samuel Portugal estreou-se pelo FC Porto uma semana antes da morte de Pinto da Costa. Jogou pela equipa B.
E ainda há outro momento associado ao famoso guarda-redes: na época 2021/22, perto do fim do campeonato e quando o FC Porto estava na corrida pelo título, o Portimonense foi ao Dragão; de forma surpreendente, Samuel Portugal nem jogou. Nesse duelo, sete titulares habituais do Portimonense não jogaram. Três jovens dos sub-23 estrearam-se pela equipa principal nesse jogo que terminou com… 7-0 para os portistas. O FC Porto foi campeão nesse ano.
Vergonhosa, esta atitude da SAD de Portimão, demonstrativa da subserviência ao Dragão. Pode-se homenagear sem cair no exagero, no ridículo ou no vergonhoso. Não havia necessidade…