Pinhal Interior Sul é a região mais envelhecida da União Europeia

Sharada Prasad / Flickr

-

A região do Pinhal Interior Sul, onde estão localizadas Sertã e Proença-a-Nova, era em 2013 a mais envelhecida da Europa, com a proporção de idosos a representar quase um terço da população total, divulgou o Eurostat.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, que publica estes dados a propósito do início da Semana Europeia das Cidades e Regiões, em Bruxelas, no ano passado 32,4% da população do Pinhal Interior Sul (que engloba os concelhos de Vila de Rei, Oleiros, Sertã e Proença-a-Nova) tinha mais de 65 anos, o que tornava esta região a mais envelhecida da União europeia (UE). Em segundo lugar aparecia a região grega de Evrytania, com 32,2% de idosos.

Também a região portuguesa da Beira Interior Sul (no Centro de Portugal e que abarca Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão) estava entre as mais envelhecidas, com 27,9% de população idosa.

Já as regiões com mais jovens (menos de 15 anos) da UE estão nos Estados-membros com mais elevadas taxas de natalidade e fertilidade, sendo que a mais jovem se situa em França (a Guiana, com 34,4% de jovens até aos 15 anos), seguida de uma região na Irlanda (Mid-East, com 24,8%). Espanha e Reino Unido também têm das regiões mais jovens na Europa, com Melilla (23,3%) e Blackburn with Darwen (22,2%), respetivamente.

Em Portugal, a região mais jovem é o arquipélago dos açores com 17,5% de jovens com menos de 15 anos.

Já em termos de destinos turísticos, a região espanhola insular das Canárias foi a que registou maior número de dormidas na UE em 2013 (89,8 milhões), seguida da Ilha de França (onde se situa Paris, com 77,5 milhões). Estão ainda entre os cinco principais destinos turísticos europeus as regiões espanholas da Catalunha (cuja capital é Barcelona, com 70,5 milhões) e Ilhas Baleares (65,3 milhões) e também a região croata de Jadranska Hrvatska (61,8 milhões).

A região mais turística em Portugal em 2013 foi o Algarve, com 16,6 milhões de dormidas, seguida de Lisboa, com 11,7 milhões de noites dormidas por residentes e não residentes.

Já entre as regiões com mais população estrangeira a viver, destacam-se na UE o Luxemburgo (com 63,8% de população residente estrangeira), Bruxelas (na Bélgica, com 33,8%) e Riga (na Letónia, com 26%).

Já a capital portuguesa, Lisboa, tinha em 2011 (últimos dados disponíveis) 6,3% de população residente estrangeira.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Perguntem aos sucessivos governos para onde foram as verbas da UE destinadas ao desenvolvimento do interior e que sempre foram mantidas e “geridas” em Lisboa.O estado do país tem culpados,apontem-nos.

RESPONDER

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D. A universidade revelou …

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …