“Pingdemic”. Há uma nova “pandemia” a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

Facundo Arrizabalaga / EPA

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento.

A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de distanciamento social deixaram de ser obrigatórias em Inglaterra, apesar de o país estar a atravessar uma nova vaga de infeções provocada pela variante Delta.

O primeiro dia foi apelidado de “Dia da Liberdade”, mas a verdade é que nem todos podem — ou, pelo menos, devem — desfrutá-la. O Reino Unido está agora a passar pela “pingdemic”, um sequela da pandemia de covid-19.



Muitos britânicos têm sido notificados para ficarem em isolamento em casa durante dez dias por terem estado em contacto com uma pessoa infetada. O aviso tem sido feito através da aplicação do Governo britânico para rastreio de contactos, semelhante à STAYAWAY COVID de Portugal.

De acordo com o The New York Times, vários trabalhadores têm sido afetados por estes avisos, levando muitos negócios a fechar portas ou a iniciar uma procura repentina de staff.

Quem receber esta notificação não é obrigado por lei a ficar em isolamento, embora o Governo britânico defenda que devem fazê-lo. Esta quinta-feira, Boris Johnson abriu exceções para trabalhadores considerados essenciais.

Com centenas de milhares de trabalhadores em casa, o Reino Unido está a passar por uma escassez de alimentos e combustível.

Alguns dos maiores supermercados do Reino Unido alertaram, na quinta-feira, que não conseguiram repor o stock de alguns produtos e os operadores de postos de abastecimento de gasolina reconheceram que algumas das suas bombas estavam a secar, conta a CNN.

Novos casos de coronavírus no país a rondar os 50.000 por dia, e cerca de 620.000 pessoas em Inglaterra e no País de Gales foram mandadas ficar em isolamento de 8 a 14 de julho, de acordo com dados do Serviço Nacional de Saúde britânico, o NHS.

“Parece haver um caos absoluto no coração do Governo de momento: você tem ministros que não se regem pelo mesmo guião, e isso sugere que não existe um guião”, disse Tim Bale, professor de política da Queen Mary University de Londres ao NY Times.

É um efeito dominó e a situação tende a piorar. Quantos mais casos de covid-19, mais pessoas vão ser notificadas para cumprirem isolamento.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ADSE recua e volta a comparticipar atos prescritos pelo SNS

A Associação Nacional de Beneficiários (Associação 30 de Julho) revelou que a ADSE recuou, perante uma reclamação da entidade, e vai voltar a comparticipar atos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Na sequência da reclamação …

O maior sistema de cavernas do mundo é (ainda) mais extenso do que se pensava

O maior sistema de cavernas do mundo estabeleceu um novo recorde depois de uma equipa de topógrafos conseguir mapear mais 13 quilómetros das passagens no Parque Nacional de Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos. As …

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …