Pílula que previne a SIDA pode ser 100% eficaz

killerhippie / Flickr

-

A Truvada é a primeira pílula para a prevenção da SIDA e tem obtido resultados notáveis entre alguns grupos de risco.

Esta é a primeira pílula que previne a SIDA por ser uma profilaxia pré-exposição ao Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), ou seja, uma estratégia de prevenção conhecida como PrEP.

Desenvolvida pela Gilead Sciences, Truvada reduz o risco de contágio da doença e foi aprovada pela Administração de Drogas e Alimentos Americana em julho de 2012.

A pílula não cura a doença, sendo o seu principal alvo os indivíduos não infetados que se envolvam sexualmente com parceiros que têm a doença.

Quando a pessoa é exposta ao VIH, dois medicamentos anti-retrovirais chamados tenofovir e emtricitabina contidos na pílula, evitam que o vírus se estabeleça de uma forma permanente.

Inicialmente, a pílula foi criticada pelo seu potencial de estimular sexo inseguro, dando uma falsa sensação de segurança.

Gilead Sciences

Truvada, pílula que previne a SIDA

Truvada, pílula que previne a SIDA

No entanto, um estudo internacional, publicado na revista PLOS One, analisou a compensação de risco sexual em pessoas que usavam PrEP e descobriu que havia, de facto, uma maior tendência ao sexo seguro.

Desenvolvido em São Francisco, uma equipa de investigação analisou 657 pessoas, sendo que a maioria eram homens gays ou bissexuais, ao longo de 32 meses.

Apesar das altas taxas de infeções sexualmente transmissíveis entre os participantes, bem como alguns comportamentos de risco como o uso de drogas injetáveis e a diminuição do uso do preservativo, não houve novas situações de contágio entre a amostra de participantes.

O mais surpreendente chega a ser que os participantes contraíram outras doenças sexualmente transmissíveis como, por exemplo, clamídia, gonorreia e sífilis mas não SIDA.

“Este é um dado muito reconfortante”, disse Jonathan Volk, responsável pelo estudo, ao jornal The New York Times.

“O estudo mostra que a PrEP funciona mesmo numa população de alto risco”, acrescenta.

A pílula consegue ser ainda mais eficaz quando é combinada com a utilização do preservativo e testes de DST frequentes.

Este foi um estudo observacional que, normalmente, não é considerado tão cientificamente rigoroso como outros ensaios clínicos. Para além disso, os investigadores não sabem ao certo se os participantes tomaram a pílula de uma forma regular.

Porém, Volk considera que esta é uma “outra linha de defesa”. “Não acho que seja certa para todos mas para quem precisa dela, funciona”.

HypeSience

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …