Pílula que previne a SIDA pode ser 100% eficaz

killerhippie / Flickr

-

A Truvada é a primeira pílula para a prevenção da SIDA e tem obtido resultados notáveis entre alguns grupos de risco.

Esta é a primeira pílula que previne a SIDA por ser uma profilaxia pré-exposição ao Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), ou seja, uma estratégia de prevenção conhecida como PrEP.

Desenvolvida pela Gilead Sciences, Truvada reduz o risco de contágio da doença e foi aprovada pela Administração de Drogas e Alimentos Americana em julho de 2012.

A pílula não cura a doença, sendo o seu principal alvo os indivíduos não infetados que se envolvam sexualmente com parceiros que têm a doença.

Quando a pessoa é exposta ao VIH, dois medicamentos anti-retrovirais chamados tenofovir e emtricitabina contidos na pílula, evitam que o vírus se estabeleça de uma forma permanente.

Inicialmente, a pílula foi criticada pelo seu potencial de estimular sexo inseguro, dando uma falsa sensação de segurança.

Gilead Sciences

Truvada, pílula que previne a SIDA

Truvada, pílula que previne a SIDA

No entanto, um estudo internacional, publicado na revista PLOS One, analisou a compensação de risco sexual em pessoas que usavam PrEP e descobriu que havia, de facto, uma maior tendência ao sexo seguro.

Desenvolvido em São Francisco, uma equipa de investigação analisou 657 pessoas, sendo que a maioria eram homens gays ou bissexuais, ao longo de 32 meses.

Apesar das altas taxas de infeções sexualmente transmissíveis entre os participantes, bem como alguns comportamentos de risco como o uso de drogas injetáveis e a diminuição do uso do preservativo, não houve novas situações de contágio entre a amostra de participantes.

O mais surpreendente chega a ser que os participantes contraíram outras doenças sexualmente transmissíveis como, por exemplo, clamídia, gonorreia e sífilis mas não SIDA.

“Este é um dado muito reconfortante”, disse Jonathan Volk, responsável pelo estudo, ao jornal The New York Times.

“O estudo mostra que a PrEP funciona mesmo numa população de alto risco”, acrescenta.

A pílula consegue ser ainda mais eficaz quando é combinada com a utilização do preservativo e testes de DST frequentes.

Este foi um estudo observacional que, normalmente, não é considerado tão cientificamente rigoroso como outros ensaios clínicos. Para além disso, os investigadores não sabem ao certo se os participantes tomaram a pílula de uma forma regular.

Porém, Volk considera que esta é uma “outra linha de defesa”. “Não acho que seja certa para todos mas para quem precisa dela, funciona”.

HypeSience

PARTILHAR

RESPONDER

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …

Trump abandona conferência de imprensa após ser confrontado por jornalista com mentira que disse 150 vezes

O Presidente norte-americano abandonou uma conferência de imprensa, este sábado, depois de ter sido confrontado por uma jornalista com uma mentira que já terá dito mais de 150 vezes sobre cuidados de saúde para os …

Olavo Bilac pede desculpa por ter atuado num comício do Chega

O cantor Olavo Bilac recorreu à sua conta de Facebook para pedir desculpa aos seus fãs e aos seres pares do setor por ter atuado num comício do Chega, frisando não ter qualquer relação com …

Portimão vai receber a última corrida do Mundial de MotoGP em novembro

O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, vai receber a 14.ª e última prova do campeonato do mundo de velocidade MotoGP, anunciou esta segunda-feira a organização do evento. O circuito algarvio integra o calendário de 2020, …