Pílula afeta a “hormona do amor” (e isso pode explicar as alterações de humor)

Embora a pílula seja um dos métodos contracetivos mais eficazes nos dias que correm, as mulheres que a tomam também sabem que esta tem vários efeitos colaterais associados, nomeadamente alterações de humor.

Um novo estudo publicado, a 19 de maio, na revista científica Scientific Reports sugere que estas mudanças emocionais podem estar relacionadas com o impacto da pílula nos níveis da ocitocina, a chamada “hormona do amor”.

“A ocitocina é uma hormona encontrada naturalmente no corpo e é expelida durante as sugestões sociais e ligações sociais, reforçando o comportamento social”, afirma em comunicado Michael Winterdahl, professor associado da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e autor principal do estudo, citado pelo site IFLScience.

“O nosso estudo apresenta, pela primeira vez, evidências de mudanças nos níveis da ocitocina em resposta ao controlo da natalidade, fornecendo um mecanismo pelo qual algumas mulheres experimentam alterações de humor”, acrescenta.

Ao analisar amostras de sangue de 185 mulheres jovens (idade média de 21,2 anos) dos Estados Unidos, a equipa determinou que as que tomavam pílulas anticoncecionais tinham um nível significativamente maior da hormona do que aquelas que não tomavam.

Embora se tenha demonstrado anteriormente que a ocitocina reduz a ansiedade, a presença sustentada desta hormona pode ter efeitos negativos na vida emocional de uma mulher.

“Um nível constantemente elevado de ocitocina pode significar que não é expelido na mesma dinâmica que em condições normais. São precisamente essas dinâmicas que são importantes para as nossas vidas emocionais. Isto pode explicar porque é que sentimentos como proximidade, apego e amor parecem alterar-se em algumas mulheres que tomam a pílula”, explica Winterdahl.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …

Governo quer desenvolver interligação elétrica a Marrocos que consta no plano de Costa e Silva

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse esta quarta-feira que o Governo quer desenvolver a questão da interligação elétrica a Marrocos, contemplada na versão preliminar do plano de recuperação económica do gestor da …

Onde está o túmulo da Cleópatra? Duas novas múmias podem desvendar um dos maiores mistérios do Egito

A arqueóloga Kathleen Martinez, que estuda há 14 anos o sítio arqueológico de Taposiris Magna, no delta do Nilo, encontrou duas múmias que podem dar pistas para o túmulo de Cleópatra. No início de 2019, o …