Pilotos alemães recusam-se a levantar voo para proteger refugiados

jurvetson / Flickr

Cockpit de um avião Airbus A380 da Lufthansa

Só este ano, mais de 200 voos foram cancelados devido à recusa por parte dos pilotos alemães de levantar voo com refugiados deportados da Alemanha, com destino ao Afeganistão.

O partido alemão Die Linke requereu ao governo de Angela Merkel informações sobre o número de voos cancelados por pilotos alemães. Em causa está a recusa dos pilotos em participar nas deportações de refugiados que viram os seus pedidos de asilo rejeitados.

Entre janeiro e setembro deste ano, foram impedidos 222 voos, mais de metade com origem no aeroporto de Frankfurt. Parte das recusas – cerca de 85 – partiram dos pilotos da companhia aérea Lufthansa e da sua subsidiária German Wings.

De acordo com a Shifter, Michael Lamberty, porta-voz da Lufthansa, garante que se tratou de decisões individuais e que, embora possam ter sido combinadas, não foram planeadas por nenhum grupo de pilotos da companhia aérea.

Lamberty afirma ainda que muitas vezes os pilotos conversam pessoalmente com o passageiro que vai ser deportado, antes de entrar no avião. “Se a segurança dos aeroportos tiver alguma indicação de que a situação pode complicar-se durante uma deportação, podem decidir não deixar entrar os passageiros”, acrescentou.

Apesar do aumento das deportações, a Alemanha continua a ser o principal destino de milhares de pessoas requerentes de asilo na União Europeia. Segundo o Eurostat, o país processou mais pedidos de asilo do que os restantes 27 países da UE todos somados.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Título da notícia muito mal escolhido. É triste o significado que querem imputar, e que leva a enganos a quem não ler a notícia completa.

    • Caro Mário Silva,
      É triste termos escolhido dar esta notícia, e afinal termos escolhido fazê-lo com um título que “leva a enganos”. É muito mais triste ainda termos um leitor que acha que o fizemos por “querer imputar um significado” qualquer.
      Importa-se de nos sugerir um título melhor, por favor?

      • Um título “independente” que contenha só factos, sem “opiniões”: pilotos alemães recusam-se a fazer voos de repatriamento de estrangeiros a quem foi recusado o estatuto de refugiado”.

  2. Caro ZAP Notícias, permita-me que faça dois comentários:

    1. O título da maneira que está escrito dá para interpretar de duas maneiras: a) Pilotos recusam-se a descolar num voo cuja missão era proteger refugiados ou b) Pilotos recusam-se a levantar voo, num esforço de proteger refugiados com isso (a informação correcta).
    O título pode de facto NÃO ter sido redigido com o objectivo de dar a informação errada, mas possui uma ambiguidade que dificulta a objectividade informativa, daí a chamada de atenção do leitor Mário Silva. Eu pessoalmente sugeriria (mas vale o que vale) uma alteração tão simples como “Para proteger refugiados, Pilotos alemães recusam-se a levantar voo”.

    2. Preferia ter lido uma resposta emocionalmente mais distanciada, ao leitor Mário Silva. Dizer que “é triste” um leitor fazer um juizo de intenções jornalísticas menos abonatórias, é entrar num nível de quesilência que penso afastar-se do profissionalismo a que esta publicação nos tem habituado (à excepção lá de me bloquearem de comentar por vezes, mas enfim… Deixemos isso agora).

    • Caro Miguel Queiroz,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Não está em causa a exactidão do título. Como muito bem reconhecemos, podia estar melhor. O título sugerido pelo ahahah, se bem que longo, está mais preciso. Não somos perfeitos, erramos, reconhecemos os erros, corrigimos. E até brincamos, de vez em quando.
      O que está em causa não é o erro que nos possa ser apontado, é o juízo de intenção que é feito do nosso erro.
      Aceitamos que somos imperfeitos. Não aceitamos que a nossa honestidade e seriedade seja posta em causa.
      E nesse ponto, traçámos uma linha vermelha, e não nos distanciamos emocionalmente, e não brincamos.

RESPONDER

Tem dores nas articulações quando está de chuva? É mito

A relação entre o tempo de frio e chuva e as dores nas articulações é um mito que persiste desde a antiguidade, mas não há qualquer relação, garante um estudo feito nos Estados Unidos e …

Vieira da Silva "absolutamente tranquilo"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social reafirma estar "absolutamente tranquilo" relativamente à sua implicação no caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação Raríssimas. "Uma equipa técnica do Instituto de Segurança …

China constrói campos de refugiados na fronteira com a Coreia do Norte

A China, que sempre defendeu uma solução pacífica para a crise da Coreia do Norte, pode estar a preparar-se para um eventual conflito militar ou para a queda do regime de Kim Jong-un. Isto numa …

Ministério abre processo disciplinar por fuga de informação no exame de Português

O inquérito à fuga de informação no exame nacional de Português deste ano determinou a abertura de um processo disciplinar a uma professora "para apuramento de responsabilidade", adiantou o Ministério da Educação. O processo disciplinar é …

"Super-homem chinês" cai de um edifício e filma a própria morte

O "super-homem" Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China. Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir …

Governo concede tolerância de ponto no dia 26 de dezembro na função pública

O Governo vai conceder tolerância de ponto em 26 de dezembro "aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e institutos públicos", de acordo com …

Juncker envolvido em processo judicial por escutas ilegais

Jean-Claude Juncker pode ser envolvido num processo judicial por escutas ilegais e adulteração de conversas. A investigação é relativa a uma altura em que o Presidente da Comissão Europeia era primeiro-ministro do Luxemburgo. Jean-Claude Juncker, presidente …

ONU prepara projeto contra reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel16

Um projeto de resolução contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel está a ser preparado na ONU para demonstrar o isolamento dos norte-americanos no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos da …

Senador John McCain hospitalizado devido a tumor

O senador e ex-candidato republicano à Casa Branca foi hospitalizado, esta quarta-feira, nos arredores de Washington. John McCain foi diagnosticado em julho com um tumor cerebral. "O senador McCain está a receber tratamento no Centro Médico …

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …