Piloto japonês detido com nove vezes o limite legal de álcool 50 minutos antes de descolar

San Diego International Airport / Flickr

Um piloto japonês foi detido no aeroporto de Heathrow, em Londres, por ter ultrapassado em nove vezes o limite legal de álcool no sangue para pilotos de aviação comercial.

Katsutoshi Jitsukawa, um piloto da Japan Airlines, foi detido no aeroporto de Heathrow, em Londres, no Reino Unido, com 189 miligramas de álcool em 100 mililitros de sangue. este valor corresponde a mais de nove vezes o limite legal de 20 miligramas (que é inferior ao estabelecido para condutores de automóveis na generalidade dos países).

Segundo o jornal Público, o piloto foi esta quinta-feira presente a um tribunal londrino, onde se declarou culpado pela infração.

Foi um alerta de um funcionário do aeroporto que despoletou a detenção. O funcionário detetou um intenso cheiro a álcool vindo do piloto e decidiu agir. Katsutoshi Jitsukawa foi submetido a um teste de alcoolémia que comprovou que estava alcoolizado. o piloto ficou assim impedido de embarcar, a 50 minutos da hora prevista de descolagem.

O voo, que rumava a Tóquio, partiu com 69 minutos de atraso. De acordo com a BBC, a companhia aérea pediu desculpa pelo incidente e garantiu que a “segurança continua a ser a maior prioridade” da empresa.

Esta não é, contudo, uma situação inédita. Em março deste ano, um piloto português foi detido em Estugarda, na Alemanha, por estar alcoolizado quando estava no cockpit e a iniciar os preparativos para a descolagem de um avião com 106 passageiros, rumo a Lisboa.

O português pagou uma caução de dez mil euros para permanecer em liberdade e ficou com a licença de voo suspensa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …