Pesticidas estão a provocar desaparecimento de abelhas

Um estudo da Universidade de Harvard, divulgado esta sexta-feira, associa o uso de pesticidas da família dos neonicotinóides (um dos mais utilizados na agricultura) com o desaparecimento das colónias de abelhas durante o Inverno.

Os resultados desta pesquisa, publicados na revista Bulletin of Insectology, estão a reforçar os de outros trabalhos semelhantes, relativos à “desordem do colapso das colónias” (Colony Collapse Disorder, em inglês). Ou seja, as abelhas abandonam as suas colmeias durante o Inverno e acabam por morrer devido a este químico.

O estudo de Harvard baseia-se em dois tipos de neonicotinóides: o imidacloprida e a clotianidina, duas das três variantes de pesticidas usados no cultivo de plantas e cereais, proibidos na União Europeia desde Dezembro do ano passado, precisamente por serem prejudiciais para as abelhas.

«Neste estudo, demonstramos novamente que os neonicotinóides são, muito provavelmente, os responsáveis por desencadear a desordem do colapso das colónias nas colmeias que estavam saudáveis antes da chegada do Inverno», explicou o responsável pela pesquisa Chenseng Lu que, entre Outubro de 2012 e Abril de 2013, juntamente com a sua equipa, estudou a saúde de 18 colónias de abelhas em três situações diferentes.

Em cada grupo de seis colmeias, os cientistas trataram duas colónias com imidacloprida, outras duas com clotianidina e deixaram as restantes duas sem tratamento.

Com a chegada dos meses frios, o tamanho das colónias de abelhas diminuiu. Porém, a partir de Janeiro de 2013, as do grupo de controlo começaram a recuperar, ao contrário das que integravam as colmeias tratadas com neonicotinóides. No final da experiência, seis das 12 colónias tratadas tinham desaparecido e as colmeias estavam vazias.

De salientar que, de acordo com a Agência Europeia de Segurança Alimentar, este tipo de pesticidas pode também afectar o desenvolvimento do cérebro, atingindo o sistema nervoso humano.

CG/ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Olá.
    Boas.
    Estudos sobre a defesa do ambiente deveriam entrar pelas nossas casas tal como entram, repetidamente, noticias e noticias, escândalos e escândalos, etc.

RESPONDER

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de …

Cerca de 20% dos eleitores de Bolsonaro estão arrependidos da escolha

De acordo com uma sondagem divulgada esta quarta-feira, 83% dos inquiridos garantiram não estar arrependidos de terem votado em Jair Bolsonaro e 39% consideram "ruim ou péssima" a gestão do Presidente brasileiro face à crise …

Cascais comprou 850 mil máscaras à China. Vão ser vendidas à população a 70 cêntimos

A Câmara Municipal de Cascais investiu cinco milhões de euros na compra de equipamento médico e material de proteção individual. Com as pistas cheias de aeronaves paradas, o aeroporto de Lisboa viu aterrar mais um avião …