Pesticidas estão a provocar desaparecimento de abelhas

Um estudo da Universidade de Harvard, divulgado esta sexta-feira, associa o uso de pesticidas da família dos neonicotinóides (um dos mais utilizados na agricultura) com o desaparecimento das colónias de abelhas durante o Inverno.

Os resultados desta pesquisa, publicados na revista Bulletin of Insectology, estão a reforçar os de outros trabalhos semelhantes, relativos à “desordem do colapso das colónias” (Colony Collapse Disorder, em inglês). Ou seja, as abelhas abandonam as suas colmeias durante o Inverno e acabam por morrer devido a este químico.

O estudo de Harvard baseia-se em dois tipos de neonicotinóides: o imidacloprida e a clotianidina, duas das três variantes de pesticidas usados no cultivo de plantas e cereais, proibidos na União Europeia desde Dezembro do ano passado, precisamente por serem prejudiciais para as abelhas.

«Neste estudo, demonstramos novamente que os neonicotinóides são, muito provavelmente, os responsáveis por desencadear a desordem do colapso das colónias nas colmeias que estavam saudáveis antes da chegada do Inverno», explicou o responsável pela pesquisa Chenseng Lu que, entre Outubro de 2012 e Abril de 2013, juntamente com a sua equipa, estudou a saúde de 18 colónias de abelhas em três situações diferentes.

Em cada grupo de seis colmeias, os cientistas trataram duas colónias com imidacloprida, outras duas com clotianidina e deixaram as restantes duas sem tratamento.

Com a chegada dos meses frios, o tamanho das colónias de abelhas diminuiu. Porém, a partir de Janeiro de 2013, as do grupo de controlo começaram a recuperar, ao contrário das que integravam as colmeias tratadas com neonicotinóides. No final da experiência, seis das 12 colónias tratadas tinham desaparecido e as colmeias estavam vazias.

De salientar que, de acordo com a Agência Europeia de Segurança Alimentar, este tipo de pesticidas pode também afectar o desenvolvimento do cérebro, atingindo o sistema nervoso humano.

CG/ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Olá.
    Boas.
    Estudos sobre a defesa do ambiente deveriam entrar pelas nossas casas tal como entram, repetidamente, noticias e noticias, escândalos e escândalos, etc.

RESPONDER

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …

Vinícius perto do Tottenham de Mourinho

O avançado brasileiro deverá ser confirmado como reforço do Tottenham ainda esta quinta-feira, saindo do Benfica por empréstimo e com opção de compra que ronda os 40 milhões de euros. De acordo com o jornal Record, …

Navalny acusa Putin de estar por trás do seu envenenamento

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital alemão onde estava a ser tratado, acusou o Presidente do país de ser a pessoa responsável pelo seu envenenamento. "Afirmo que Vladimir Putin está por trás …

Vírus está fora de controlo no Reino Unido, admitem peritos britânicos

Os especialistas britânicos de saúde pública admitem que o país está a ir na direção errada, à medida que o número de internamentos escala. Esta quarta-feira, os especialistas de saúde pública do Reino Unido admitiram que …

Soares reforça equipa que não venceu qualquer jogo na liga

Avançado brasileiro deixa o campeão português para representar uma equipa que ficou no último lugar do campeonato chinês deste ano. A mudança já era esperada e agora foi confirmada: Soares já não faz parte do plantel …

PJ investiga segunda morte no SEF do aeroporto de Lisboa. Espancamento de Ihor durou 20 minutos

A Polícia Judiciária está a investigar uma eventual segunda morte no Centro de Instalação Temporária além da de Ilhor Homenyuk, o ucraniano que morreu em março após agressões de três inspetores do Serviço de Estrangeiros …

Brexit. Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por lei polémica

A Comissão Europeia decidiu esta quinta-feira instaurar um procedimento de infração contra o Reino Unido por causa de uma proposta de lei controversa que anula parcialmente o Acordo de Saída do Reino Unido da União …