Pesticidas estão a provocar desaparecimento de abelhas

Um estudo da Universidade de Harvard, divulgado esta sexta-feira, associa o uso de pesticidas da família dos neonicotinóides (um dos mais utilizados na agricultura) com o desaparecimento das colónias de abelhas durante o Inverno.

Os resultados desta pesquisa, publicados na revista Bulletin of Insectology, estão a reforçar os de outros trabalhos semelhantes, relativos à “desordem do colapso das colónias” (Colony Collapse Disorder, em inglês). Ou seja, as abelhas abandonam as suas colmeias durante o Inverno e acabam por morrer devido a este químico.

O estudo de Harvard baseia-se em dois tipos de neonicotinóides: o imidacloprida e a clotianidina, duas das três variantes de pesticidas usados no cultivo de plantas e cereais, proibidos na União Europeia desde Dezembro do ano passado, precisamente por serem prejudiciais para as abelhas.

«Neste estudo, demonstramos novamente que os neonicotinóides são, muito provavelmente, os responsáveis por desencadear a desordem do colapso das colónias nas colmeias que estavam saudáveis antes da chegada do Inverno», explicou o responsável pela pesquisa Chenseng Lu que, entre Outubro de 2012 e Abril de 2013, juntamente com a sua equipa, estudou a saúde de 18 colónias de abelhas em três situações diferentes.

Em cada grupo de seis colmeias, os cientistas trataram duas colónias com imidacloprida, outras duas com clotianidina e deixaram as restantes duas sem tratamento.

Com a chegada dos meses frios, o tamanho das colónias de abelhas diminuiu. Porém, a partir de Janeiro de 2013, as do grupo de controlo começaram a recuperar, ao contrário das que integravam as colmeias tratadas com neonicotinóides. No final da experiência, seis das 12 colónias tratadas tinham desaparecido e as colmeias estavam vazias.

De salientar que, de acordo com a Agência Europeia de Segurança Alimentar, este tipo de pesticidas pode também afectar o desenvolvimento do cérebro, atingindo o sistema nervoso humano.

CG/ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Olá.
    Boas.
    Estudos sobre a defesa do ambiente deveriam entrar pelas nossas casas tal como entram, repetidamente, noticias e noticias, escândalos e escândalos, etc.

RESPONDER

Cabeceamentos no futebol podem ser proibidos ou limitados. O problema é o risco de demência

A Federação escocesa de futebol prepara-se para proibir os cabeceamentos nos escalões com menores de 12 anos.  Em Inglaterra, fala-se em limitar este gesto futebolístico que foi associado a doenças neuro-degenerativas em vários estudos científicos. …

Fenómeno cerebral desvenda enigma sobre as casas do Neolítico

O comportamento humano está influenciado por aspetos inconscientes. Um deles é um fenómeno da perceção conhecido entre psicólogos como a negligência espacial cerebral. Este fenómeno refere-se à observação de que as pessoas saudáveis preferem o seu …

Justiça do Mónaco investiga José Eduardo dos Santos e Isabel dos Santos

As autoridades do Mónaco estarão a investigar a empresária angolana, assim como o seu pai e o seu marido, pelo crime de branqueamento de capitais. De acordo com o semanário Expresso, as autoridades judiciais do Mónaco …

Depressão Glória atinge Portugal continental com vento forte

A depressão Glória está a caminho. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, no domingo, esperam-se rajadas de vento que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas. A depressão Glória vai passar …

Governo não renova PPP do Hospital de Loures

O Estado não vai renovar a atual parceria público-privada (PPP) do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que é gerido pelo grupo Luz Saúde, anunciou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo …

Cientistas podem ter descoberto por que Beethoven ficou surdo

Ludwig van Beethoven começou a notar dificuldades de audição em 1798, com 28 anos. Com 44 ou 45, estava totalmente surdo. Aos 56 anos, o músico morreu e, até hoje, ainda não se sabe …

Tochas em Alvalade. Liga pede reunião de urgência ao MAI

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitou, esta sexta-feira, uma reunião de urgência ao ministro da Administração Interna, na sequência dos incidentes no encontro entre Sporting e Benfica. "A Liga Portugal lamenta profundamente …

Moody’s mantém rating de Portugal acima do "lixo"

A agência de rating norte-americana manteve, esta sexta-feira, a notação financeira de Portugal em “Baa3”, acima de lixo, e a perspetiva em positiva. De acordo com um comunicado no site da agência, a Moody's assinala que …

Suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano ficam em prisão preventiva

Os cinco suspeitos da morte do estudante cabo-verdiano vão aguardar julgamento em prisão preventiva, indiciados pelos crimes de homicídio qualificado e três tentativas de homicídio. A decisão, lida aos jornalistas cerca das 23h30 de sexta-feira por …

Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas. Em 2018, …