Há pessoas a fazer cirurgias plásticas para se assemelharem aos filtros do Snapchat

As cirurgias plásticas estão a crescer de forma perturbadora sob a grande influência das redes sociais. O número de pacientes que procuram fazer uma cirurgia para se assemelharem com as suas próprias fotografias vistas através de filtros do Snapchat ou Facetune, continuam a crescer.

Dados, citados pela Academia Americana de Cirurgia Facial, Plástica e Reconstrutiva, mostram que 55% dos cirurgiões plásticos reportam ter encontrado pacientes que pediam para realizar cirurgias para melhorar aparência que tinham em selfies.

“Um novo fenómeno, apelidado como ‘disformia do Snapchat’, tem pacientes a pedir por cirurgias estéticas para se parecerem com as suas versões de filtros com lábios carnudos, grandes olhos ou narizes mais finos”.

“Trata-se de uma tendência alarmante, porque aqueles filtros geralmente apresentam aparências inatingível e distorcem limites entre realidade e fantasia dos pacientes”, apontam dermatologistas da Universidade de Medicina e do Centro Médico em Boston, num estudo publicado no ano passado no jornal de Cirurgias Plásticas Faciais JAMA.

Até então, estes recursos para alterar a aparência só eram acessíveis para celebridades, sendo amplamente utilizados em revistas e campanhas publicitárias. No entanto, com a ajuda de aplicações como o Snapchat e o Facetune, muitas pessoas conseguem agora suavizar a sua pele, branquear os dentes, aumentar o volume dos lábios e até deixar os olhos maiores.

Segundo os investigadores, os “filtros de imagem podem baixar a autoestima, fazendo com que a pessoa se sinta inadequada por não ter uma determinada aparência no mundo real”, o que pode causar o desenvolvimento de um transtorno dismórfico corporal (TDC) – quando uma pessoa tem uma intensa insatisfação com um característica do seu corpo, que acaba como entender como um “defeito”.

Os autores do artigo sublinham que estas aplicações estão a criar uma nova realidade de beleza, permitindo elevar instantaneamente a autoestima das pessoas para um padrão de beleza irreal e impossível.

Embora os filtros de flores ou orelhas de animais sejam claramente uma decoração, outros podem ter um alto poder de edição, promovendo pressão na aparência da pessoa.

De acordo com um outro estudo realizado por Tricia Burke, da Universidade do Texas, e Stephen Rains da Universidade do Arizona para a Health Communication, estes problemas são mais comuns do que a preocupação associada ao peso.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …