Peru recupera múmia de criança com 2.000 anos

O Ministério das Relações Exteriores do Peru anunciou na segunda-feira que o Museu de Ciência e História de Corpus Christi, no Texas (EUA), decidiu voluntariamente devolver uma múmia infantil peruana com dois mil anos.

Acredita-se que os restos correspondem a uma menina entre 6 e 8 anos de idade que foi envolta num pano e depois num feixe de cordas. De aproximadamente 50 centímetros, o corpo ainda conserva vários pedaços dentais e está com as mãos cruzadas no peito e as pernas reunidas em posição fetal.

“Devido ao tamanho da múmia, eu pensei que era um bebé, mas ao olhar para os raios X, pode ver-se que as suas pernas estão presas”, disse Suzi Beckwith, coordenadora de raios X do Hospital Infantil Driscoll ao El Comercio.

A origem da múmia infantil foi determinada pelo tipo de revestimento e modificação craniana, apresentando características clássicas das áreas antiplânicas. Isto foi confirmado por especialistas do Ministério da Cultura, que também estabeleceram a sua autenticidade.

De acordo com a declaração do Ministério das Relações Exteriores, o valioso bem cultural teria alcançado a instituição do Texas nos anos 60, do Museu Americano de História Natural, em Nova York, e esteve em exibição por várias décadas. No passado dia 4 de janeiro, o seu regresso ao Peru foi tornado oficial.

As autoridades indicaram que a repatriação dos restos arqueológicos terá lugar na quinta-feira, 7 de fevereiro, graças aos esforços das representações diplomáticas do país no exterior, no âmbito dos esforços para recuperar o património cultural do Peru.

A múmia será exibida no Museu de Antropologia e História, em Lima, onde serão realizados estudos mais detalhados sobre este bem cultural.

Outras peças arqueológicas recuperadas

O Ministério das Relações Exteriores conseguiu recuperar mais de sete mil peças nos últimos oito anos pertencentes ao património arqueológico e cultural do país. Entre as peças mais marcantes repatriadas nos últimos meses está uma máscara funerária da civilização pré-inca de Sicán, que foi litigada na Alemanha durante 19 anos.

Também um tear da civilização Mochica, entregue pelo Museu de Etnologia de Leide, na Holanda, bem como as pinturas “A criação de Eva”, roubada em 1992 da capela Virgen del Rosario do município de Hualahoyo; e “Santa Bárbara”, pertencente à Escola Cusqueña.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …

Pouco se sabe sobre a morte de Khashoggi. Mas há um homem que diz ter muito para contar

Neste momento, as informações aparecem a conta-gotas. Foi a estratégia usada pelas autoridades turcas, desde o primeiro momento, para gerir a forma como revelaram informações sobre o assassinato de Jamal Khashoggi. Khashoggi morreu dentro do consulado …

Enfermeiros marcam greve nacional para 8 de março

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) vai decretar greve nacional para dia 8 de março, para permitir a participação dos profissionais numa marcha em homenagem à enfermagem que está programada para Lisboa. O anúncio foi …