Peru recupera múmia de criança com 2.000 anos

O Ministério das Relações Exteriores do Peru anunciou na segunda-feira que o Museu de Ciência e História de Corpus Christi, no Texas (EUA), decidiu voluntariamente devolver uma múmia infantil peruana com dois mil anos.

Acredita-se que os restos correspondem a uma menina entre 6 e 8 anos de idade que foi envolta num pano e depois num feixe de cordas. De aproximadamente 50 centímetros, o corpo ainda conserva vários pedaços dentais e está com as mãos cruzadas no peito e as pernas reunidas em posição fetal.

“Devido ao tamanho da múmia, eu pensei que era um bebé, mas ao olhar para os raios X, pode ver-se que as suas pernas estão presas”, disse Suzi Beckwith, coordenadora de raios X do Hospital Infantil Driscoll ao El Comercio.

A origem da múmia infantil foi determinada pelo tipo de revestimento e modificação craniana, apresentando características clássicas das áreas antiplânicas. Isto foi confirmado por especialistas do Ministério da Cultura, que também estabeleceram a sua autenticidade.

De acordo com a declaração do Ministério das Relações Exteriores, o valioso bem cultural teria alcançado a instituição do Texas nos anos 60, do Museu Americano de História Natural, em Nova York, e esteve em exibição por várias décadas. No passado dia 4 de janeiro, o seu regresso ao Peru foi tornado oficial.

As autoridades indicaram que a repatriação dos restos arqueológicos terá lugar na quinta-feira, 7 de fevereiro, graças aos esforços das representações diplomáticas do país no exterior, no âmbito dos esforços para recuperar o património cultural do Peru.

A múmia será exibida no Museu de Antropologia e História, em Lima, onde serão realizados estudos mais detalhados sobre este bem cultural.

Outras peças arqueológicas recuperadas

O Ministério das Relações Exteriores conseguiu recuperar mais de sete mil peças nos últimos oito anos pertencentes ao património arqueológico e cultural do país. Entre as peças mais marcantes repatriadas nos últimos meses está uma máscara funerária da civilização pré-inca de Sicán, que foi litigada na Alemanha durante 19 anos.

Também um tear da civilização Mochica, entregue pelo Museu de Etnologia de Leide, na Holanda, bem como as pinturas “A criação de Eva”, roubada em 1992 da capela Virgen del Rosario do município de Hualahoyo; e “Santa Bárbara”, pertencente à Escola Cusqueña.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Linhas do tempo da monarquia. Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …

Rio impôs candidatos a Leiria e Castelo Branco (e causou desconforto no PSD)

Em Leiria e Castelo Branco as estruturas locais do PSD mostraram-se descontentes com as escolhas de Rui Rio para a corrida às autárquicas e imputam os resultados de outubro à direção nacional do partido. Ainda no …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Começou a "fotografia perfeita da população". Já pode responder aos Censos pela Internet

Os Censos 2021, a maior operação estatística nacional, já arrancou. Com as cartas com os códigos que os recenseadores distribuíram pelas casas dos portugueses, já é possível responder ao inquérito pela Internet. Os Censos são o …

Foi descoberta a evidência mais antiga de um cão domesticado na Arábia

Os ossos de um cão, descobertos em 2018 na Arábia Saudita, podem representar o exemplo mais antigo da domesticação deste animal naquela região. De acordo com o site Live Science, os ossos do cão, com seis …