Peru está a investigar se a lixívia pode curar a covid-19

O congresso do Peru votou para investigar se beber ou injetar uma lixívia industrial poderia curar a covid-19. A moção foi aprovada com 49 votos a favor e 39 votos contra.

Está a ser criado um comité para ouvir depoimentos sobre dióxido de cloro de funcionários do Ministério da Saúde e “cientistas e especialistas na área”.

O dióxido de cloro é comummente usado em processos industriais, incluindo para branquear polpa de celulose para fazer papel, bem como esterilizar equipamentos médicos e desinfetar água, frutas e vegetais, escreve a Vice.

É vendido em Portugal, e quem o comercializa diz que é indicado para tratar o VIH, o autismo, ou, mais recentemente, a covid-19. O Infarmed não o certifica enquanto medicamento e desaconselha o seu uso, mas a sua venda não é proibida.

Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA) avisa que não deve ser ingerido porque pode causar uma série de problemas de saúde, desde diarreia, vómitos e hemorragias interna até “insuficiência respiratória” e “insuficiência renal aguda”.

O legislador peruano Posemoscrowte Chagua, responsável pela moção, insinuou que a comunidade científica estava a espalhar desinformação sobre os potenciais benefícios do dióxido de cloro.

Chagua criticou aqueles que dizem que “o dióxido de cloro é absolutamente tóxico e que é uma lixívia que não cura o coronavírus“.

Embora o número de casos e mortes no Peru tenha começado a decrescer, o país tem a maior taxa de mortalidade per capita por covid-19 no mundo.

“A situação da pandemia no Peru é lamentável, assim como a situação no nosso congresso”, disse Samuel Cosmé, secretário-geral da sociedade de especialistas em cuidados intensivos do Peru.

“Temos que matar estas coisas porque são inadmissíveis. Tanto esforço de toda uma comunidade de cientistas, divulgadores e media para esta vergonha? Não aprendemos!“, disse o neurocientista e deputado Ed Malaga-Trillo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …

"Um absurdo". Em 2424 vagas, só 2 professores com menos de 30 anos devem entrar nos quadros

O envelhecimento da carreira docente volta a fazer parte das reclamações da Federação Nacional de Professores (Fenprof), com o secretário-geral da entidade, Mário Nogueira, a revelar que, no próximo concurso de acesso aos quadros da …

Pfizer investiga pessoas vacinadas que contraíram a doença e estuda impacto da dose de reforço

A farmacêutica Pfizer vai realizar um estudo sobre um grupo de pessoas que depois de vacinadas contra o covid-19 contraíram a doença para determinar se é necessária uma dose de reforço. O anúncio sobre a investigação …

Vídeo da TAP a contratar em Espanha gera revolta. Companhia já abriu inquérito disciplinar

Numa altura em que o cenário do despedimento colectivo na TAP está na agenda política nacional, há um vídeo que revela o director de Recursos Humanos da companhia numa acção de recrutamento de trabalhadores em …

Defesa alega que Salgado tem “lapsos de memória” e “desgaste físico e emocional”

Os advogados apresentam um apanhado do que chamam do perfil psicológico do arguido, bem como as condições físicas em que atualmente se encontra. A contestação conta com 191 páginas. Tendo em conta o escrutínio público a …

"Errar é humano". Rui Moreira defende Medina das críticas (mas garante que no Porto não aconteceria algo semelhante)

Depois de Fernando Medina se ver envolvido no casos dos dados dos ativistas russos, Rui Moreira vem defender o seu homólogo dizendo que este não deverá abandonar a autarquia lisboeta. Em entrevista à TVI24, o Presidente …

"Cena de Kafka ou de Orwell". Bielorrússia exibe Protasevich em conferência de imprensa

As autoridades bielorrussas exibiram, esta segunda-feira, o jornalista Roman Protasevich, numa conferência de imprensa descrita pela oposição como uma "cena kafkiana" e realizada sob "coação". Esta segunda-feira, Roman Protasevich esteve presente numa conferência de imprensa do …

Pipa conhece interesse do Sporting e não descarta transferência

Gonzalo Ávila Gordon, mais conhecido por Pipa, tem sido observado pelo Sporting CP como opção para concorrer pelo lugar de Pedro Porro. "Vi as notícias, sei que o Sporting é o campeão português e um grande …