Peru está a investigar se a lixívia pode curar a covid-19

O congresso do Peru votou para investigar se beber ou injetar uma lixívia industrial poderia curar a covid-19. A moção foi aprovada com 49 votos a favor e 39 votos contra.

Está a ser criado um comité para ouvir depoimentos sobre dióxido de cloro de funcionários do Ministério da Saúde e “cientistas e especialistas na área”.

O dióxido de cloro é comummente usado em processos industriais, incluindo para branquear polpa de celulose para fazer papel, bem como esterilizar equipamentos médicos e desinfetar água, frutas e vegetais, escreve a Vice.

É vendido em Portugal, e quem o comercializa diz que é indicado para tratar o VIH, o autismo, ou, mais recentemente, a covid-19. O Infarmed não o certifica enquanto medicamento e desaconselha o seu uso, mas a sua venda não é proibida.

Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA) avisa que não deve ser ingerido porque pode causar uma série de problemas de saúde, desde diarreia, vómitos e hemorragias interna até “insuficiência respiratória” e “insuficiência renal aguda”.

O legislador peruano Posemoscrowte Chagua, responsável pela moção, insinuou que a comunidade científica estava a espalhar desinformação sobre os potenciais benefícios do dióxido de cloro.

Chagua criticou aqueles que dizem que “o dióxido de cloro é absolutamente tóxico e que é uma lixívia que não cura o coronavírus“.

Embora o número de casos e mortes no Peru tenha começado a decrescer, o país tem a maior taxa de mortalidade per capita por covid-19 no mundo.

“A situação da pandemia no Peru é lamentável, assim como a situação no nosso congresso”, disse Samuel Cosmé, secretário-geral da sociedade de especialistas em cuidados intensivos do Peru.

“Temos que matar estas coisas porque são inadmissíveis. Tanto esforço de toda uma comunidade de cientistas, divulgadores e media para esta vergonha? Não aprendemos!“, disse o neurocientista e deputado Ed Malaga-Trillo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Medina apresenta auditoria sobre manifestações em Lisboa “nos próximos dias”

O Presidente da Câmara de Lisboa revelou que “na sequência da auditoria”, que será conhecida nos próximos dias, irá tomar “as medidas para assegurar que não voltam a acontecer” falhas na proteção de dados de …

As abelhas-operárias reproduzem-se fazendo clones (quase perfeitos) de si mesmas

Uma equipa de investigadores da Universidade de Sydney descobriu que as abelhas-operárias, uma espécie encontrada na África do Sul, se reproduzem fazendo clones quase perfeitos de si mesmas. Algumas pesquisas anteriores indicavam que algumas abelhas-operárias se …

"Quero entender o que aconteceu comigo": Eriksen já reagiu ao colapso em campo

O internacional dinamarquês Christian Eriksen já reagiu à sua queda inanimada dentro do relvado, dizendo que está melhor e que quer entender o que aconteceu. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo …

Segunda tentativa. Ricardo Salgado começa hoje a ser julgado no âmbito da Operação Marquês

O ex-banqueiro Ricardo Salgado, de 76 anos, deverá começar a ser hoje julgado por três crimes de abuso de confiança, devido a transferências de mais de 10 milhões de euros, no âmbito do processo Operação …

Partilha de publicação sobre recandidatura de Rui Moreira foi “erro de funcionária”

Autarquia portuense diz que publicação sobre recandidatura de Rui Moreira no site da Feira do Livro foi um erro já assumido por uma funcionária. Este domingo, o PSD-Porto acusou o independente Rui Moreira de “utilização de …

Teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje. Exceto em quatro concelhos

O teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje, passando a ser recomendado na generalidade do território de Portugal continental, exceto nos quatro concelhos que apresentam taxas de incidência de covid-19 superiores aos limites …

Variantes do coronavírus podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas

Variantes do coronavírus, como a britânica e a sul-africana, podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas, revela um novo estudo. Os anticorpos que criamos depois de sermos infetados com um vírus ou vacinados contra ele …

Estudo apresenta nova visão sobre a forma como os continentes se formaram

Um estudo liderado por geólogos da Monash University apresenta uma nova visão sobre a forma como os primeiros continentes da Terra se formaram. Apesar da Terra se ter formado há mais de 4,5 mil milhões de …

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …