Descoberta no Peru uma baleia ancestral com quatro pernas

As baleias de há 43 milhões de anos eram uma mistura entre um rinoceronte e uma lontra: tinham uma cabeça estreita, uma cauda longa e musculosa e quatro pernas com pés espalmados.

Investigadores desenterraram os ossos bem preservados de uma antiga baleia de quatro patas na costa do Peru e detalharam as suas descobertas num artigo publicado a 4 de abril na revista Current Biology.

“É uma das descobertas que mostram o quão pouco se sabe“, disse Jonathan Geisler, biólogo evolucionista e anatomista do Instituto de Tecnologia de Nova York, que não esteve envolvido no estudo. “Eu acho que é muito emocionante.”

A descoberta representa a primeira evidência indiscutível de uma baleia de quatro patas do Oceano Pacífico, disse o principal autor do estudo, Olivier Lambert, paleontólogo de vertebrados do Instituto Real de Ciências Naturais da Bélgica, em Bruxelas.

Durante mais de uma década, os paleontólogos têm escavado as regiões costeiras estéreis do Peru e extraído fósseis de mamíferos marinhos antigos. Lambert disse que não esperava que restasse muito para descobrir, até que a sua equipa encontrou um maxilar com dentes muito grandes. Encorajados, continuaram a cavar.

“Ver os primeiros elementos dos membros posteriores, o fémur, os ossos do tornozelo foi um momento extraordinário”, disse Lambert. “Estamos todos muito animados.”

Embora os ossos tenham vários milhões de anos e estejam divididos em vários pedaços, estão bem preservados e fáceis de localizar nos sedimentos que os cercam. “Isto tornou a escavação muito agradável, com ossos a aparecer um após o outro e movendo-nos de uma surpresa para a outra.”

Os cientistas descobriram que os dedos e dedos dos pés da baleia estavam inclinados com pequenos cascos. Quando o esqueleto foi montado, a estrutura do quadril e dos membros fez com que parecesse um animal que vivia na terra.

Mas os longos apêndices e os grandes ossos da cauda eram semelhantes aos de uma lontra, sugerindo que também devia ter sido um bom nadador. “Agora sabemos que eram capazes de se mover em terra e, ao mesmo tempo, começaram a usar o rabo mais predominantemente para nadar”, disse Lambert.

A equipe chamou à espécie de Perefocetus pacificus, que significa “a baleia viajante que alcançou o Pacífico”. “Como este é o primeiro registo de uma baleia quadrúpede em todo o Pacífico e o Hemisfério Sul, isso aumenta significativamente a distribuição destes primeiros cetáceos”, disse Lambert.

Até agora, os cientistas acreditavam que as baleias antigas tinham deixado a África para ir para a América do Norte antes de migrar para a América do Sul e o resto do mundo. Mas Lambert e os co-autores concluíram que a idade e a localização deste novo espécime sugerem que as baleias anfíbias atravessaram o Oceano Atlântico Sul primeiro até a América do Sul, antes de chegar à América do Norte e a qualquer outro lugar.

Geisler disse essa ideia fazia sentido, mas seria interessante procurar evidências dessas baleias antigas em toda a orla do Pacífico. “Nós não temos ideia qual era a capacidade dessas baleias de se moverem na água”, disse.

PARTILHAR

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …