Num popular vídeo satírico que recentemente correu a Internet, um cliente pede a um “perito em linhas vermelhas” que desenhe sete linhas vermelhas, todas perpendiculares, algumas com tinta verde ou transparente, e uma em forma de gatinho. Impossível? Um engenheiro, Scott Williamson, fez exactamente isso e mostra-nos como.
O vídeo original foi publicado há poucos meses e ultrapassou as sete milhões de visualizações. Escrito e realizado por Lauris Beinerts, baseado na história original “The Meeting” de Alexey Berezin, “The Expert” é uma sátira àquelas situações em que o cliente pede o impossível ao gestor de projecto.
Mas é para os impossíveis que há os “peritos em tudo”.
No sketch, a cliente tem um novo projecto para “aumentar a penetração de mercado e os activos intangíveis” que implica que sejam desenhadas sete linhas vermelhas.
O director da empresa contratada para o fazer chama o gestor de projecto, e este convoca Anderson, o “perito em todas as coisas relacionadas com linhas vermelhas”.
Durante a surreal reunião, o caderno de especificações escala rapidamente para contornos impraticáveis: a cliente pretende 7 linhas vermelhas, todas estritamente perpendiculares, algumas com tinta verde e outras com tinta transparente.
A cereja é colocada em cima do bolo por Justine, a designer da cliente, que acrescenta um pequeno pedido: que uma das 7 linhas vermelhas perpendiculares seja em forma de gatinho. Como os consumidores gostam de animais fofinhos, é preciso uma linha em forma de gatinho.
Há apenas uma coisa a impedir-nos de conseguir o impossível – a geometria. Mas, como diz a cliente, ignore-se simplesmente.
Active a opção “legendas”, disponível em Português
Impossível?
D. Scott Williamson, um engenheiro de software de Wheaton, no Illinois, Estados Unidos, decidiu provar que não.
Williamson, um pioneiro da Atari e programador com 25 anos de experiência na indústria dos videojogos, tem como hobbies a electrónica, robótica, processos de fabrico e “cenas fixes em geral”.
Usando o seu conhecimento técnico e muito engenho, o verdadeiro perito em coisas impossíveis desenhou sete linhas vermelhas, todas perpendiculares entre si, duas com tinta verde, duas com tinta transparente e uma em forma de gatinho.
Não acredita? Williamson fez um vídeo para demonstrar como se concretiza a proeza:
Quase, quase perfeito. Williamson esqueceu-se apenas de insuflar no fim um balão – vermelho, claro.