Estudo aponta um perigo do uso prolongado de chupeta pelos bebés

Fabio Bertolotti / Flickr

Uma nova pesquisa associa o uso de chupeta pelos bebés com entre 1 e 2 anos a atrasos no desenvolvimento do vocabulário.

Um estudo recente publicado na revista Developmental Science encontrou uma ligação entre o uso prolongado de chupeta e a redução do tamanho do vocabulário em bebés com 12 e 24 meses de idade.

O estudo foi inspirado em investigações anteriores que indicavam que os bebés tinham dificuldade em distinguir os sons quando as suas línguas estavam bloqueadas por um mordedor.

Os investigadores recrutaram pais de bebés em Oslo, na Noruega, durante o período de 2019 a 2020. Após a aplicação de critérios de inclusão específicos, como a exposição monolingue ao norueguês e o nascimento a termo, a amostra final consistiu em 1187 bebés.

Para avaliar o tamanho do vocabulário, os pais preencheram um questionário online que incluía as versões norueguesas dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo (CDIs). Para os bebés de 12 meses, os CDIs mediam tanto a compreensão como a produção de vocabulário, enquanto que para os bebés de 24 meses, mediam apenas a produção de vocabulário. Os pais também forneceram relatórios pormenorizados sobre o uso diurno de chupeta dos seus filhos, o que permitiu aos investigadores calcular o total de horas de uso de chupeta ao longo da vida dos bebés, designado por Lifespan Pacifier Use (LPU).

O estudo revelou uma associação negativa significativa entre o uso sustentado de chupeta e o tamanho do vocabulário em bebés de 12 e 24 meses. Especificamente, para crianças de 12 meses, um aumento no uso de chupeta de 1,8 horas por dia foi associado a uma redução nos percentis de compreensão e produção de vocabulário de 2,9 e 2,6 percentis, respetivamente. Para as crianças de 24 meses, um aumento semelhante correspondeu a uma diminuição de 2,4 percentis na produção de vocabulário, escreve o Psy Post.

O impacto do uso da chupeta foi mais forte quando ocorreu mais tarde na infância. Por exemplo, as crianças de 24 meses com maior uso de chupeta entre os 18 e os 24 meses apresentavam uma produção de vocabulário 3,6 percentis inferior à dos seus pares. Além disso, o maior uso de chupeta entre os 22 e os 24 meses aumentou a probabilidade de os bebés obterem uma pontuação no percentil 15 inferior para o tamanho do vocabulário aos 24 meses.

Embora o estudo tenha encontrado uma ligação entre o uso prolongado de chupeta e um vocabulário mais pequeno, não pode afirmar definitivamente que o uso de chupeta provoca um desenvolvimento reduzido do vocabulário, já que pode haver muitos outros fatores em jogo, como os estilos parentais ou o temperamento da criança.

Para examinar melhor o potencial de causalidade, os investigadores querem efetuar estudos longitudinais, que acompanham o mesmo grupo de crianças ao longo de vários anos. Esta abordagem permitiria aos investigadores observar como as alterações no uso da chupeta ao longo do tempo podem influenciar o desenvolvimento do vocabulário.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.