/

Perder peso antes do 55 anos pode salvar vidas

Perder peso antes dos 55 anos pode salvar vidas, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston (BUSPH), nos Estados Unidos.

Os cientistas sugerem que as mudanças de peso entre a idade adulta (a partir dos 18 anos) e a meia-idade (a partir dos 55 anos) podem ter consequências significativas para o risco de morte prematura na vida de uma determinada pessoa.

A investigação mostrou que os participantes cujo Índice de Massa Corporal (IMC) saltou da faixa da obesidade no início da idade adulta para faixa do sobrepeso na meia-idade reduziram em metade o risco de morrer durante o período do estudo, comparativamente com indivíduos cujo IMC permaneceu na faixa da obesidade.

Em sentido oposto, a perda de peso após a meia idade, isto é, depois dos 55 anos, não reduziu significativamente o risco de morte para os participantes, escreve a Europa Press.

“Os resultados apontam para uma oportunidade importante para melhorar a saúde da população através da prevenção primária e secundária da obesidade, especialmente em idades mais jovens”, destacou o autor principal do estudo, Andrew Stokes.

“O presente estudo fornece novas evidências importantes sobre o benefício de manter um peso saudável ao longo da vida”, acrescentou Wubin Xie, co-autor da investigação.

Na prática, a investigação cujos resultados foram publicados no final do ano passado na revista JAMA Network Open enfatiza que é melhor perder peso em fases mais iniciais da vida, especialmente antes dos 55 anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.