Perdas das tropas russas “são colossais”. Mas “não estou feliz”, diz Zelenskyy

3

(h) Ukrainian Presidential Press Service

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que as perdas das tropas russas, desde que começaram a invasão do seu país, em 24 de fevereiro, são “colossais”.

Numa mensagem de vídeo transmitida na sua página do serviço de mensagens instantâneas Telegram e difundida pela agência Interfax-Ucrânia, o Presidente da Ucrânia destacou as dificuldades que o exército russo está a ter para controlar o país após 17 dias de combates.

As perdas das tropas russas são colossais. A dinâmica das perdas dos invasores no 17.º dia já é tal que podemos dizer com confiança: Este é o maior golpe para o exército russo em décadas. Eles nunca tiveram tantas perdas em tantos dias”, disse Zelensky.

Segundo o Presidente ucraniano, desde o início da invasão russa da Ucrânia, um total de 31 grupos táticos de batalhões inimigos perderam a sua capacidade de combate. “O exército russo rende-se não só individualmente, mas em grupos inteiros”, afirmou.

Na mensagem vídeo, Volodymyr Zelensky acrescentou que “as perdas dos invasores em capacidades técnicas são simplesmente impressionantes”.

Mais de 360 tanques. Um total de 1.205 veículos blindados. (…) Já cerca de 60 aeronaves. Mais de 80 helicópteros. Centenas e centenas de unidades de outros equipamentos. Em particular, os ‘designs’ mais modernos dos quais a Rússia se orgulha”,especificou.

Mais tarde, em conferência de imprensa com jornalistas internacionais, Zelensky acrescentou que cerca de 1.300 militares ucranianos foram mortos desde o início da ofensiva militar de Moscovo e que a Rússia perdeu 12.000 soldados.

Esta é a primeira vez desde o início do conflito, no passado dia 24 de fevereiro, que as autoridades ucranianas divulgam um balanço das suas baixas. A 2 de março, o exército russo tinha indicado que perdera cerca de 500 militares, um balanço que não foi atualizado desde então.

Perdemos cerca de 1.300 militares“, disse Zelensky. “”Morreram cerca de 1.300 militares nossos e a Rússia perdeu perto de 12.000”, afirmou o presidente ucraniano. “É uma proporção de um para dez, mas isso não me deixa feliz“, acrescentou.

Zelensky explicou que não fica feliz “porque os russos também têm pais” e a maioria dos soldados não sabe nada em geral. “Foram para a Ucrânia porque lhes disseram algo sobre lutar contra o fascismo“.

No passado dia 8 de março, após quase duas semanas de conflito, uma estimativa do Pentágono apontava para entre 2.000 e 4.000 mortos do lado russo.

Segundo a agência espanhola de notícias EFE, os dados avançados pelo Presidente ucraniano não puderam ser confrontados com uma fonte independente, mas o responsável enfatizou que “a maioria dos exércitos do mundo não tem tanto de tudo quanto as tropas russas perderam durante a invasão” do seu país.

Abordagem diferente de Moscovo nas conversações

Zelensky congratulou-se com uma nova abordagem “fundamentalmente diferente” de Moscovo nas conversações com Kiev, sublinhando que a Rússia deixou de “fazer só ultimatos”.

Questionado sobre as declarações de sexta-feira do Presidente russo, Vladimir Putin, que falou em “avanços” nas conversações russo-ucranianas, Zelensky, que falava numa conferência de imprensa em Kiev, disse estar “contente por ter um sinal da Rússia”.

Durante as últimas negociações, “começámos a falar” e Moscovo “não faz apenas ultimatos”, o que constitui “uma abordagem fundamentalmente diferente”.

Segundo Zelensky, nos últimos dois anos, a Ucrânia abordou a Rússia “mais de dez vezes”, “sem nunca ter ouvido que o diálogo era possível“.

As declarações do Presidente ucraniano ocorrem após uma reunião na quinta-feira dos chefes da diplomacia russa e ucraniana, na Turquia, a primeira a este nível desde o início da invasão russa da Ucrânia.

Antes, decorreram três sessões de conversações a nível de delegações, a primeira perto da fronteira entre a Ucrânia e a Bielorrússia e as duas outras na fronteira entre Polónia e Bielorrússia.

Estas conversações prosseguem por videoconferência, indicou hoje o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, recusando dar mais detalhes.

Zelensky, no entanto, lamentou que “os parceiros ocidentais da Ucrânia não estejam suficientemente comprometidos” nesta abordagem.

Em termos de garantias de segurança, a “Ucrânia não pode confiar na Rússia após esta guerra sangrenta. Essas garantias de segurança devem ser propostas por outros líderes estrangeiros”, considerou.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. A NATO e as Forças Armadas da NATO estão em prevenção. A melhor Defesa é a Defesa! Se for necessário, se acontecer, a intervenção da NATO já vai tarde. Tudo destruído e uma Carnificina gigante. “Há Várias Formas de Matar Moscas”! Então onde está o “ Armamento Terra-Ar para proteger os Hospitais e o ÊXODO de LVIV e LUNESK no Ucrânia junto às fronteiras dos Estados membros da NATO?! Prevenir é Montagem do Armamento Militar Terra- Ar é Armamento de Defesa Aérea e pesado junto ao Ocidente. Só um Milagre é que pode terminar esta Guerra de Loucura humana. Há Várias maneiras de matar Moscas… Quantos Jornalistas são precisos morrer para “Acordar a Defesa efetivamente da NATO?

  2. Tanta Propaganda Política e Militar dos EUA. A ser efetivamente verdade que os EUA e a NATO já afirmaram ao Kremlin de Moscovo que não vão interferir no território da Ucrânia e na Guerra. Então. A Federação da Rússia e o Presidente Putin tem a “ Faça e o Queijo na Mão” nesta Guerra de Louco. É pelo Ar da Ucrânia, é pela Bielorussia, é por Terra, é Raptado autarcas. é matança de crianças e de jornalistas internacionais, é destruir Hospitais… o Putin está a Brincar aos Soldados de Chumbo e parece um “ Passarinho Livre”. Faz o que quer nesta Guerra. Massacrar, aterrorizar, destruir, desanimar…até ao Ataque Final. O propósito do Presidente da Rússia, o Putin pretende “Desmilitarizar” e “ Controlar” para depois “Reinar a Vitória”, salvo se o Milagre acontecer após da “divisão territorial” da Ucrânia e assim terminar a Guerra de Louco com o Êxodo de Metade da Nação Ucraniana.

  3. Podem fornecer Armamento Militar para a Ucrânia. Os militares podem fazer a Montagem e Preparar o Armamento Militar para Defesa Terra-Ar e Defesa Anti-Tanques, para que desde que sejam os militares ucranianos a manejar e a disparar os dispositivos móveis militares. “Há Várias maneiras de matar Moscas! “

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.