Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente.

O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como robôs, tem sido extremamente desafiante.

Agora, uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que se podem curar magneticamente em movimentos após dividirem-se em dois ou três pedaços.

Os cientistas desenvolveram pequenos robôs que conseguem “nadar” através de fluidos e realizar funções úteis, como limpar o ambiente, entregar medicamentos e realizar cirurgias. Embora a maioria das experiências tenha sido feita em laboratório, eventualmente estas pequenas máquinas seriam lançadas em ambientes hostis, onde poderiam ficar danificadas.

Os robôs nadadores costumam ser feitos de polímeros frágeis ou hidrogéis macios, que podem partir ou rasgar facilmente.

Segundo um comunicado, Joseph Wang e os seus colegas queriam projetar nadadores que pudessem curar-se em movimento, sem a ajuda de humanos ou outros gatilhos externos.

Os investigadores fizeram nadadores com dois centímetros de comprimento na forma de um peixe que continha uma camada inferior condutora, uma camada intermediária rígida e hidrofóbica, e uma faixa superior de micropartículas magnéticas fortemente alinhadas.

Para dar propulsão ao robô, a equipa adicionou platina à cauda, ​​que reagiu com o combustível de peróxido de hidrogénio para formar bolhas de oxigénio que impulsionaram o robô. Quando os cientistas colocaram um nadador numa placa de Petri cheia de uma solução fraca de peróxido de hidrogénio, moveu-se ao redor da borda da placa.

Depois, os investigadores cortaram o robô com uma lâmina e a cauda continuou a viajar até se aproximar do resto do corpo, reformando o formato do peixe através de uma forte interação magnética.

Os robôs também conseguiam curar-se quando cortados em três pedaços ou quando a fita magnética era colocada em configurações diferentes.

Esta estratégia de autocura versátil, rápida e simples pode ser um passo importante em direção ao reparo instantâneo para nadadores e robôs de pequena escala. Segundo os investigadores, isto pode, um dia, ser usada para fazer dispositivos mais resistentes para limpeza ambiental ou industrial.

Este estudo foi publicado em fevereiro na revista científica Nano Letters.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …