Não tomar o pequeno-almoço associado a um maior risco de sintomas de depressão

flossyflotsam / Flickr

Um novo estudo sugere que não tomar o pequeno-almoço está associado a um maior risco de sintomas de depressão. A depressão é um dos principais problemas de saúde no mundo desenvolvido.

Especialistas avisam constantemente que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, mas por vezes acaba por ser a mais descurada. Um novo estudo revela que trabalhadores que não tomam o pequeno-almoço mostraram um maior risco de apresentarem sintomas de depressão.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a depressão é um dos principais problemas de saúde no mundo desenvolvido. Estima-se que 1 em cada 4 mulheres e 1 em cada 10 homens possam ter crises de depressão em alguma fase da sua vida e as crianças também podem ser afetadas. A depressão pode levar a uma produtividade reduzida no trabalho, menor qualidade de vida e maior mortalidade.

Este novo estudo publicado este mês na revista científica Psychiatry Research procurou investigar a relação entre tomar o pequeno-almoço e os sintomas depressivos ao longo do tempo. Trabalhadores de uma fábrica no Japão preencheram dois questionários, dos quais foram analisados dados de 716 participantes.

No questionário, os trabalhadores responderam com que frequência semanal tomavam o pequeno-almoço. Os investigadores encontraram uma forte associação entre não tomar esta refeição matinal e sintomas de depressão. De acordo com o PsyPost, foram também tidos em consideração outros fatores relacionados com o estilo de vida.

Os participantes que tomavam o pequeno-almoço menos de uma vez por semana mostraram ter um maior risco de sintomas de depressão em comparação com aqueles que tomavam diariamente. Assim sendo, quanto menor a frequência com que tomavam esta refeição, maior era o risco de sintomas depressivos.

O pequeno-almoço pode proteger contra sintomas depressivos diminuindo os níveis de cortisol no corpo. Outro fator protetor pode ser o seu papel na regulação do ritmo circadiano.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …