/

Descoberta “pequena Pompeia” na cave de um antigo cinema em Verona

2

Arqueólogos descobriram uma “Pompeia em miniatura” na cave de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona.

Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, em Itália, apresentaram, esta quinta-feira, um antigo e bem preservado complexo romano, do século II, que foi descoberto na cave de um antigo cinema no centro histórico da cidade.

As investigações arqueológicas realizadas no recinto imperial romano revelaram paredes com frescos, sistemas de aquecimento do chão e de parede e pisos de betão decorados, por exemplo, com tesselas.

Estes elementos, apontam os especialistas, resistiram ao passar do tempo graças ao incêndio que, curiosamente, provocou a destruição do edifício há milhares de anos.

De acordo com as autoridades italianas, esta descoberta assemelha-se a uma “Pompeia em miniatura”, numa referência à cidade arrasada pela erupção do Vesúvio no ano 79, devido ao extraordinário estado de conservação do lugar.

Apesar da destruição causada pelo fogo, até mesmo as cores dos frescos nas paredes foram preservadas graças a uma camada de cinzas que as protegeu.

Os arqueólogos destacaram, porém, que será necessária mais investigação para determinar as causas do incêndio, bem como qual seria o uso deste complexo romano.

ZAP // RT

2 Comments

  1. Há um erro de tradução. “scavo” é cave e não sótão.
    Era estranho no espaço entre o teto e o telhado haver ruínas não descobertas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.