/

O penteado da Princesa Leia não veio de uma galáxia muito, muito distante

(dr) Lucas Films

Carrie Fisher, Princesa Leia em Star Wars (1977), de George Lucas

Carrie Fisher, Princesa Leia em Star Wars (1977), de George Lucas

No fim do ano passado, o mundo despediu-se da actriz Carrie Fisher, cuja morte prematura, aos 60 anos, ocorreu a 27 de dezembro, quatro dias depois de sofrer um ataque cardíaco num voo de Londres para Los Angeles.

Embora tenha representado muitos papéis, Carrie Fisher ficou conhecida por interpretar a Princesa Leia na saga épica Star Wars.

Assim que a notícia da morte de Carrie Fisher surgiu, as redes sociais de todo o mundo foram inundadas de homenagens à actriz, incluindo milhares de imagens mostrando crianças a usar o icónico penteado da Princesa Leia, que provavelmente reconhecemos como dois rolos presos de cada lado da cabeça.

Numa entrevista publicada pela revista Time em 2002, George Lucas, o homem que criou a saga Star Wars, disse ter encontrado inspiração para o peculiar penteado nas mulheres da Revolução Mexicana do início do século 20, conhecidas como soldaderas.

“Usei uma espécie de olhar revolucionário de uma versão feminina de Pancho Villa, que é o que ele representa. O penteado é da viragem do século no México“, disse na ocasião o realizador.

Pancho Villa, pseudónimo de José Doroteo Arango, foi um dos mais conhecidos generais e comandantes da Revolução Mexicana, conflito armado que teve lugar no México, com início em 20 de novembro de 1910.

Quem eram as soldaderas?

De acordo com o Mi Sazón, o nome das mulheres que lutaram na Revolução Mexicana veio da palavra aragonesa soldada, utilizada para designar o pagamento que recebiam em troca dos seus serviços.

“As chamadas soldaderas foram mulheres mexicanas anónimas, que se alistaram para lutar com as forças revolucionárias”, explica o Mi Sazón.

“Com grande coragem e idealismo, elas lutaram para garantir uma vida de dignidade para toda a classe trabalhadora rural, e eram responsáveis pelas tarefas mais difíceis, recebendo um salário baixo, quase sempre expostos ao perigo devido à ganância indiferente do empregador. Algumas delas não esperaram pelas tropas para as matar, saíram em busca das tropas.”

No seu artigo “Las Soldaderas, Mujeres de Armas Tomar“, a historiadora mexicana Elena Poniatowska explicou a importância que tiveram.

“Sem as soldaderas não teria havido Revolução Mexicana. Elas mantiveram-na viva e produtiva, e, como se fosse uma semente, nutriram-na ao longo dos anos. Sem estas mulheres, os soldados não teriam podico comer, dormir ou lutar. Como podemos concluir, as suas condições de vida eram muito difíceis”, diz a historiadora.

Foram essas mulheres que inspiraram o penteado que George Lucas usou no seu maior protagonista feminino.

Depois de visitar uma exposição no Museu de Arte de Denver, no Colorado, o escritor e professor Eric Tang compartilhou um post no seu Facebook, no qual mostra uma foto que pode provar a origem do penteado.

andré.luís / Fickr

Clara de la Rocha

A mulher retratada é Clara de la Rocha, revolucionária e filha do herói mexicano, também revolucionário, Herculano de la Rocha.

No entanto, a escritora Tabea Linhard, autora de “Mulheres sem medo na Revolução Mexicana e na Guerra Civil Espanhola”, discorda desta ideia. “Gostaria muito de poder dizer que o penteado da Princesa Leia foi baseado nas soldaderas da Revolução Mexicana, mas não foi esse o caso”, diz Linhard à BBC.

“Se olharmos para as fotos deste período, vemos mulheres a usar longas tranças, algumas com chapéus. Na altura, elas cobriam os seus cabelos com uma mantilha. Então, um penteado como o de Leia, não era, certamente, uma opção conveniente“, explica.

Mas não há Força como a dos utilizadores da Internet, que não demoraram a dar a sua opinião sobre o assunto. E a maior parte defende que é mesmo verdade, George Lucas inspirou-se nas soldaderas de Pancho Villa para criar o penteado da icónica Leia Organa.

E olhando para as fotos lado a lado, não há mesmo forma de duvidar, o penteado da Princesa Leia não veio de uma galáxia muito, muito distante.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.