(dr) Lucas Films

Carrie Fisher, Princesa Leia em Star Wars (1977), de George Lucas

Carrie Fisher, Princesa Leia em Star Wars (1977), de George Lucas

No fim do ano passado, o mundo despediu-se da actriz Carrie Fisher, cuja morte prematura, aos 60 anos, ocorreu a 27 de dezembro, quatro dias depois de sofrer um ataque cardíaco num voo de Londres para Los Angeles.

Embora tenha representado muitos papéis, Carrie Fisher ficou conhecida por interpretar a Princesa Leia na saga épica Star Wars.

Assim que a notícia da morte de Carrie Fisher surgiu, as redes sociais de todo o mundo foram inundadas de homenagens à actriz, incluindo milhares de imagens mostrando crianças a usar o icónico penteado da Princesa Leia, que provavelmente reconhecemos como dois rolos presos de cada lado da cabeça.

Numa entrevista publicada pela revista Time em 2002, George Lucas, o homem que criou a saga Star Wars, disse ter encontrado inspiração para o peculiar penteado nas mulheres da Revolução Mexicana do início do século 20, conhecidas como soldaderas.

“Usei uma espécie de olhar revolucionário de uma versão feminina de Pancho Villa, que é o que ele representa. O penteado é da viragem do século no México“, disse na ocasião o realizador.

Pancho Villa, pseudónimo de José Doroteo Arango, foi um dos mais conhecidos generais e comandantes da Revolução Mexicana, conflito armado que teve lugar no México, com início em 20 de novembro de 1910.

Quem eram as soldaderas?

De acordo com o Mi Sazón, o nome das mulheres que lutaram na Revolução Mexicana veio da palavra aragonesa soldada, utilizada para designar o pagamento que recebiam em troca dos seus serviços.

“As chamadas soldaderas foram mulheres mexicanas anónimas, que se alistaram para lutar com as forças revolucionárias”, explica o Mi Sazón.

“Com grande coragem e idealismo, elas lutaram para garantir uma vida de dignidade para toda a classe trabalhadora rural, e eram responsáveis pelas tarefas mais difíceis, recebendo um salário baixo, quase sempre expostos ao perigo devido à ganância indiferente do empregador. Algumas delas não esperaram pelas tropas para as matar, saíram em busca das tropas.”

No seu artigo “Las Soldaderas, Mujeres de Armas Tomar“, a historiadora mexicana Elena Poniatowska explicou a importância que tiveram.

“Sem as soldaderas não teria havido Revolução Mexicana. Elas mantiveram-na viva e produtiva, e, como se fosse uma semente, nutriram-na ao longo dos anos. Sem estas mulheres, os soldados não teriam podico comer, dormir ou lutar. Como podemos concluir, as suas condições de vida eram muito difíceis”, diz a historiadora.

Foram essas mulheres que inspiraram o penteado que George Lucas usou no seu maior protagonista feminino.

Depois de visitar uma exposição no Museu de Arte de Denver, no Colorado, o escritor e professor Eric Tang compartilhou um post no seu Facebook, no qual mostra uma foto que pode provar a origem do penteado.

andré.luís / Fickr

Clara de la Rocha

A mulher retratada é Clara de la Rocha, revolucionária e filha do herói mexicano, também revolucionário, Herculano de la Rocha.

No entanto, a escritora Tabea Linhard, autora de “Mulheres sem medo na Revolução Mexicana e na Guerra Civil Espanhola”, discorda desta ideia. “Gostaria muito de poder dizer que o penteado da Princesa Leia foi baseado nas soldaderas da Revolução Mexicana, mas não foi esse o caso”, diz Linhard à BBC.

“Se olharmos para as fotos deste período, vemos mulheres a usar longas tranças, algumas com chapéus. Na altura, elas cobriam os seus cabelos com uma mantilha. Então, um penteado como o de Leia, não era, certamente, uma opção conveniente“, explica.

Mas não há Força como a dos utilizadores da Internet, que não demoraram a dar a sua opinião sobre o assunto. E a maior parte defende que é mesmo verdade, George Lucas inspirou-se nas soldaderas de Pancho Villa para criar o penteado da icónica Leia Organa.

E olhando para as fotos lado a lado, não há mesmo forma de duvidar, o penteado da Princesa Leia não veio de uma galáxia muito, muito distante.

PARTILHAR

RESPONDER

Nasceu o SeeArch, uma espécie de colete salva-vidas para resgates em mar aberto

Se uma pessoa se separar da sua embarcação em mar aberto, permanecer à tona não é o único desafio. Ser visto pelos salvadores é uma missão importante que o novo SeeArch, usável e insuflável, vai …

Há 127 concelhos que vão manter os limites no fim de semana. Saiba quais

Os concelhos que mantém risco muito elevado e extremamente elevado terão de manter até dia 23 deste mês as atuais restrições, incluindo de limitação de circulação ao fim de semana. Houve 27 concelhos que saíram …

Piscina mais profunda do mundo inaugurada na Polónia

Com 45 metros de profundidade, a piscina Deepspot foi recentemente inaugurada na Polónia. Vai servir de zona de treino para mergulhadores, bombeiros e forças armadas. A piscina mais profunda do mundo foi inaugurada esta semana em …

Mais 6087 novos casos de covid-19 em Portugal. Este é o maior número da semana

Portugal registou este sábado 6087 novos casos e 73 mortes por covid-19. No total, mais de 318 mil pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus e 4876 morreram. Nas últimas 24 horas, mais 6165 …

Sedada e com um capuz sobre os olhos, a girafa Asiwa foi resgatada de uma ilha no Quénia

Conservacionistas, autoridades do Governo e membros da comunidade local uniram-se para resgatar oito girafas numa ilha no Quénia. A população de girafas em África tem diminuído nas últimas décadas devido à perda de habitat e à …

Governo mantém restrições. Exceções no Natal, mas no Ano Novo volta a ser proibida a circulação entre concelhos

António Costa falou hoje ao país para anunciar as novas medidas para a quadra festiva. O primeiro-ministro revelou que no Natal as medidas serão aliviadas, como já se esperava, porém voltam a apertar no Ano …

Joe Biden está a planear uma tomada de posse em versão reduzida. Trump pode não marcar presença

A pouco mais de um mês de tomar posse como Presidente dos EUA, Joe Biden anunciou que está a planear reduzir a dimensão da cerimónia para garantir a segurança devido à pandemia. Segundo o Público, Joe …

O Peru enfrenta o maior desafio político desde a ditadura de Fujimori. A responsabilidade está nas mãos de Sagasti

O novo presidente do Peru assumiu o cargo em 17 de novembro em circunstâncias nada desejáveis. O país, que até ao ano passado vinha a ser apontado como um exemplo na área económica, enfrenta agora …

Três anti-histamínicos mostram eficácia a inibir infeção pelo coronavírus

Três medicamentos anti-histamínicos mostraram alguma eficácia a inibir a infeção de células pelo novo coronavírus responsável pela covid-19, segundo os resultados preliminares de um estudo da Universidade da Florida divulgado na sexta-feira. As descobertas sobre os …

"Criminoso, cruel e traiçoeiro”. Sobrinha de Donald Trump diz que tio devia ser preso

A sobrinha do atual Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, referiu que o tio é “criminoso, cruel e traiçoeiro”, por isso, deveria enfrentar a justiça norte-americana, depois de todos os escândalos que o …