Pentágono confirma. Tropas russas continuam na Venezuela a apoiar Maduro

(CC0/PD) 12019 / pixabay

O Pentágono, em Washington, sede do Departamento de Defesa dos EUA

O responsável do Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos confirmou esta terça-feira a presença de tropas russas na Venezuela, apesar de o Presidente, Donald Trump, ter dito, em junho, que o Kremlin garantira que tinha retirado a “maioria” dos militares.

“Há tropas russas e há contratados do setor da defesa russa na Venezuela a prestar apoio ao regime de Maduro”, denunciou Craig Faller, numa audição na Comissão dos Serviços Armados do Senado dos Estados Unidos , citado pela agência noticiosa Efe.

No final de março, o governo do Presidente russa, Vladimir Putin, enviou duas aeronaves para Caracas com cerca de 100 militares, alegando que eram especialistas que realizavam trabalhos de manutenção dos equipamentos fornecidos à Venezuela.

A manobra foi criticada em Washington e considerada uma “ameaça direta” pelo assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton. Alguns dias depois, no entanto, Donald Trump disse numa mensagem no Twitter que Moscovo assegurou que tinha começado a retirar os seus militares.

“A Rússia informou que retirou a maioria do seu pessoal da Venezuela”, disse Trump, uma informação que acabaria por ser negada por Putin apenas três dias depois.

Na audição que decorreu esta terça-feira, Faller reiterou que a Rússia executa na América Latina, “como no resto do mundo”, uma campanha de desinformação destinada a “desorientar” os cidadãos. O almirante advertiu ainda os senadores para o aumento da interferência russa na América Latina e afirmou que Moscovo pretende “semear a discórdia e falta de confiança” entre os países da região para “impulsionar” nações “autocráticas” como Cuba, Venezuela e Nicarágua.

Craig Faller realizou, no final de junho, uma ronda pela América do Sul, que o levou para visitar a Argentina e o Chile, com o principal objetivo de fortalecer as alianças dos EUA na região, perante a crescente influência de países como a Rússia e a China.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Acho uma piada os eua criticarem a russia por estar a fazer o que os eua sempre fizeram e continuam a fazer na europa de leste, então qual o mal de a russia estar a actuar nos quintais dos eua??? EStes à muito, muito tempo que andam a actuar na europa. Então porque será que se queixam??? Pois, nao estavam habituados!!!

  2. Vejo e leio nestes comentarios uma acerrima defesa dos paises comunistas. Se é isso que pensam, tudo bem! Nao tenho o direito de discordar mas, agora pergunto; se esses paises sao o paraiso da humanidade porque é que nao se deslocam para lá e vivem felizes para sempre? Não dá para entender! Já sei que sou burro, mas por favor alguém me explique

    • Além disso, andas atrasado e distraído!…
      A notícia tem quase um ano e, quais “paises comunistas”??!
      A notícia fala da Rússia e da Venezuela!…
      Duas ditaduras manhosas…

RESPONDER

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …

Em disputa com os EUA, China avança com a construção de 700 laboratórios

A China está a acelerar a construção de 700 novos laboratórios perante um cenário de corrida tecnológica contra os Estados Unidos. O objetivo é aumentar a competitividade do país. A tensão entre Pequim e Washington tem …