/

Pentágono confirma. Tropas russas continuam na Venezuela a apoiar Maduro

4

(CC0/PD) 12019 / pixabay

O Pentágono, em Washington, sede do Departamento de Defesa dos EUA

O responsável do Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos confirmou esta terça-feira a presença de tropas russas na Venezuela, apesar de o Presidente, Donald Trump, ter dito, em junho, que o Kremlin garantira que tinha retirado a “maioria” dos militares.

“Há tropas russas e há contratados do setor da defesa russa na Venezuela a prestar apoio ao regime de Maduro”, denunciou Craig Faller, numa audição na Comissão dos Serviços Armados do Senado dos Estados Unidos , citado pela agência noticiosa Efe.

No final de março, o governo do Presidente russa, Vladimir Putin, enviou duas aeronaves para Caracas com cerca de 100 militares, alegando que eram especialistas que realizavam trabalhos de manutenção dos equipamentos fornecidos à Venezuela.

A manobra foi criticada em Washington e considerada uma “ameaça direta” pelo assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton. Alguns dias depois, no entanto, Donald Trump disse numa mensagem no Twitter que Moscovo assegurou que tinha começado a retirar os seus militares.

“A Rússia informou que retirou a maioria do seu pessoal da Venezuela”, disse Trump, uma informação que acabaria por ser negada por Putin apenas três dias depois.

Na audição que decorreu esta terça-feira, Faller reiterou que a Rússia executa na América Latina, “como no resto do mundo”, uma campanha de desinformação destinada a “desorientar” os cidadãos. O almirante advertiu ainda os senadores para o aumento da interferência russa na América Latina e afirmou que Moscovo pretende “semear a discórdia e falta de confiança” entre os países da região para “impulsionar” nações “autocráticas” como Cuba, Venezuela e Nicarágua.

Craig Faller realizou, no final de junho, uma ronda pela América do Sul, que o levou para visitar a Argentina e o Chile, com o principal objetivo de fortalecer as alianças dos EUA na região, perante a crescente influência de países como a Rússia e a China.

// Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

4 Comments

  1. Acho uma piada os eua criticarem a russia por estar a fazer o que os eua sempre fizeram e continuam a fazer na europa de leste, então qual o mal de a russia estar a actuar nos quintais dos eua??? EStes à muito, muito tempo que andam a actuar na europa. Então porque será que se queixam??? Pois, nao estavam habituados!!!

  2. Vejo e leio nestes comentarios uma acerrima defesa dos paises comunistas. Se é isso que pensam, tudo bem! Nao tenho o direito de discordar mas, agora pergunto; se esses paises sao o paraiso da humanidade porque é que nao se deslocam para lá e vivem felizes para sempre? Não dá para entender! Já sei que sou burro, mas por favor alguém me explique

    • Além disso, andas atrasado e distraído!…
      A notícia tem quase um ano e, quais “paises comunistas”??!
      A notícia fala da Rússia e da Venezuela!…
      Duas ditaduras manhosas…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.