/

Pensa no que diz ou diz o que pensa? Implante transforma de imediato pensamentos em palavras

(dr) UCSF

Novo dispositivo corrige falhas da anterior inovação e acelera 8 vezes o discurso de quem pensa no que diz, mas não pode dizer o que pensa.

Muitas vezes temos de pensar no que dizemos, mas outras vezes “foge-nos a boca para a verdade” sem que sejamos capazes de nos controlar. Isso não acontece com várias pessoas que sofrem de esclerose lateral amiotrófica ou lesões em partes críticas do sistema nervoso — não conseguem produzir som enquanto o seu cérebro pensa em alguma frase que gostariam de proferir.

Só nos apercebemos do quão incómoda é esta situação quando o som nos chega com atraso numa videochamada, por exemplo, ou o nosso discurso é traduzido por um tradutor, é que nos apercebemos da rapidez com que a nossa fala sucede ao pensamento.

Para milhares de pessoas, isso não acontece — por agora. A situação pode estar prestes a mudar.

Em 2021, foi criado um implante cerebral que transforma o pensamento em discurso. Mas este tinha ainda várias falhas: segundo explica a Science Alert, até agora o sistema era lento, porque implicava ter-se em consideração uma parte do texto antes de se iniciar a transmissão do pensamento.

Agora, num estudo publicado esta semana na Nature, investigadores da Universidade da Califórnia apresentaram um grande passo em frente: um novo processo de interface cérebro-computador (BCI), que traduz de imediato os pensamentos, pondo-os em palavras.

“Melhorar a latência da síntese da fala e a velocidade de descodificação é essencial para uma conversação dinâmica e uma comunicação fluente”, explicam os autores no estudo.

Para ultrapassar os obstáculos que levantavam as anteriores inovações, os investigadores treinaram uma rede neural flexível e de aprendizagem profunda na atividade do córtex sensório-motor de uma participante com 47 anos, enquanto esta “falava” silenciosamente 100 frases únicas de um vocabulário de pouco mais de 1000 palavras.

O resultado? O discurso está 8 vezes mais rápido e cada vez mais natural.Ainda há margem para melhorias, mas os cientistas acreditam que há uma luz ao fundo de um (curto) túnel. A revolução na fala pode estar para muito em breve.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.