O pénis dos jacarés está sempre ereto. Só “salta” cá para fora quando necessário

1

Envato Elements

Massive American Alligator

Uma rede de fibras de colagénio mantém a ereção 24 horas por dia, que não depende de concentração de sangue ou fluído linfático. Fica escondido atrás de uma cloaca até ser necessário “entrar em ação”.

É uma característica, no mínimo, invulgar. O pénis do jacaré está permanentemente ereto e funciona de uma maneira única e distinta de qualquer outro ser do reino animal. Uma detalhada investigação deu-nos algumas respostas sobre a invulgar anatomia reprodutiva do animal.

O pénis do jacaré caracteriza-se pela sua constante rigidez, mantida não por sangue ou fluido linfático, como noutros animais, mas através de uma densa rede de fibras de colagénio no interior da haste peniana.

Esta estrutura assegura que o pénis está sempre ereto, embora esteja normalmente escondido no interior do corpo até ser necessário para a reprodução.

Esta capacidade foi exibida de forma impressionante num vídeo de dissecação de Brandon Moore, onde uma simples incisão perto do nervo da pélvis desencadeou a rápida protrusão do pénis.

Ao contrário de muitos animais que exibem os seus órgãos genitais externamente, o pénis do crocodilo permanece escondido atrás de uma cloaca — um orifício polivalente utilizado para a expulsão de urina, fezes e materiais reprodutivos.

Este apêndice, que mede cerca de 10 centímetros de comprimento e tem uma cor branca fantasmagórica, raramente é visto, a menos que seja necessário para o acasalamento.

Um estudo publicado em 2013 salientou que o pénis do jacaré não tem musculatura, uma caraterística pouco comum entre os animais com pénis. Em vez disso, depende do músculo circundante para funcionar, explica o IFL Science.

Na investigação, a manipulação deste músculo em espécimes mortos imitou o movimento explosivo observado no vídeo de dissecação ao vivo. Esta ação sugere que o músculo desempenha um papel fundamental no controlo da emergência e retração do pénis, empurrando o pénis rígido para fora ao apertar a cloaca e permitindo que os ligamentos o retraiam após a atividade.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.