Pénis azul pintado num prédio de cinco andares causa polémica em Estocolmo

Pontus Lundahl / EPA

A artista sueca Carolina Falkholt pintou um pénis azul com a altura de cinco andares na fachada de um prédio. Os moradores já pediram que fosse tapado.

Os moradores do bairro Kungsholmen, no centro da cidade de Estocolmo, capital da Suécia, estão indignados com a arte urbana que cobre agora a fachada do prédio onde vivem.

A fachada lateral de uma nova obra da cidade foi pintada com um pénis azul, desde a base até ao telhado. A obra não agradou e, apenas uma semana depois de ter sido revelada, a fachada vai ser pintada.

A empresa que detém o prédio, Atrium Ljungberg, diz que viu o trabalho da artista sueca Carolina Falkholt pela primeira vez na quarta-feira de manhã, tal como todos os habitantes do bairro.

Segundo a Sábado, a empresa que representa a artista Falkholt já garantiu que a parede lateral do prédio vai voltar a ser pintada.

“A cultura e a arte são importantes para o desenvolvimento de ambientes urbanos interessantes. E claro que nos preocupamos com a liberdade artística. Mas ao mesmo tempo devemos respeitar as opiniões dos vizinhos“, disse Camilla Klimt, responsável de marketing da empresa, em declarações ao Aftonbladet.

A arte urbana, intitulada Fuck the World, divide opiniões. Há pessoas que consideram a pintura do pénis gigante uma “parte importante do debate sobre a sexualidade, corpo e género”. No entanto, há quem aponte o dedo a Falkholt e considere a obra “ofensiva“.

Há 10 anos que a empresa Atrium Ljungberg dá liberdade a artistas locais do grupo Kollektivet Livet para decorarem os blocos de apartamentos como entenderem. Normalmente, cada obra fica exposta durante seis meses antes de ser adjudicada a outro artista.

Quando desvendou a sua obra, Carolina Falkholt estava esperançosa de que a sua obra iria “sobreviver”. “Eu acho que talvez seja permitido que a obra continue aqui e que as pessoas percebam a mensagem e entrem no debate“.

Esta não é a primeira vez que o trabalho da artista sueca é alvo de polémica. Em dezembro de 2017, Falkholt fez uma pintura semelhante em Nova Iorque, que acabou por ser escondida três dias depois.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Físicos produziram o campo magnético mais forte e controlável de sempre

Um grupo de cientistas do Instituto de Física do Estado Sólido da Universidade de Tóquio, no Japão, produziu o campo magnético mais forte e controlável já criado em ambientes fechados - é um macro para …

"Impossível" puzzle químico do ouro foi finalmente resolvido

Uma equipa de cientistas russos e alemães conseguiu decifrar o segredo da estabilidade da estrutura cristalina do calaverita (AuTe2) - um raro mineral metálico também conhecido como telúrio de ouro. A descoberta, publicada nesta terça-feira na …

Há caranguejos mutantes e zangados a invadir a costa dos EUA (e são verdes)

Uma espécie agressiva de caranguejo verde está a invadir as águas do estado norte-americano de Maine, deixando um rasto de destruição nos habitats e ecossistemas aquáticos. Os caranguejos (Carcinus maenas) ameaçam várias espécies, como mexilhões azuis, …

Porsche quer ser a primeira fabricante alemã a deixar o diesel

A Porsche quer tornar-se a primeira fabricante automobilística alemã a deixar o diesel, apostando em motores a gasolina, híbridos e, a partir de 2019, em veículos elétricos, anunciou este domingo o presidente executivo da empresa. "Agora …

Viver nas cidades aumenta risco de demência (e a culpa é da poluição)

Viver na cidade influencia a nossa saúde. Segundo um estudo recente, a poluição do ar pode aumentar em 40% o risco de desenvolver demência. O impacto da poluição do ar na nossa saúde já era conhecido, …

Finalmente resolvido o mistério do assassino de gatos em Londres

Um dos mistérios criminais que intrigava a Inglaterra está finalmente resolvido. A conclusão é que, afinal, o famoso assassino de gatos de Croydon não existe. O mistério à volta da morte de mais de 400 gatos …

Benfica - Aves | Triunfo de águia exuberante e perdulária

O Benfica respondeu ao triunfo do FC Porto no sábado com uma vitória caseira sobre o Desportivo das Aves, por 2-0. O resultado pode indicar algumas dificuldades por parte da formação “encarnada”, mas pode-se dizer, sem …

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …

NASA observa movimentos tectónicos recentes em Marte

A sonda Mars Express da NASA observou fissuras proeminentes em Marte causadas devido à ação de falhas tectónicas que atingiram a superfície do planeta há menos de dez milhões de anos. As imagens foram capturadas …