Pénis azul pintado num prédio de cinco andares causa polémica em Estocolmo

Pontus Lundahl / EPA

A artista sueca Carolina Falkholt pintou um pénis azul com a altura de cinco andares na fachada de um prédio. Os moradores já pediram que fosse tapado.

Os moradores do bairro Kungsholmen, no centro da cidade de Estocolmo, capital da Suécia, estão indignados com a arte urbana que cobre agora a fachada do prédio onde vivem.

A fachada lateral de uma nova obra da cidade foi pintada com um pénis azul, desde a base até ao telhado. A obra não agradou e, apenas uma semana depois de ter sido revelada, a fachada vai ser pintada.

A empresa que detém o prédio, Atrium Ljungberg, diz que viu o trabalho da artista sueca Carolina Falkholt pela primeira vez na quarta-feira de manhã, tal como todos os habitantes do bairro.

Segundo a Sábado, a empresa que representa a artista Falkholt já garantiu que a parede lateral do prédio vai voltar a ser pintada.

“A cultura e a arte são importantes para o desenvolvimento de ambientes urbanos interessantes. E claro que nos preocupamos com a liberdade artística. Mas ao mesmo tempo devemos respeitar as opiniões dos vizinhos“, disse Camilla Klimt, responsável de marketing da empresa, em declarações ao Aftonbladet.

A arte urbana, intitulada Fuck the World, divide opiniões. Há pessoas que consideram a pintura do pénis gigante uma “parte importante do debate sobre a sexualidade, corpo e género”. No entanto, há quem aponte o dedo a Falkholt e considere a obra “ofensiva“.

Há 10 anos que a empresa Atrium Ljungberg dá liberdade a artistas locais do grupo Kollektivet Livet para decorarem os blocos de apartamentos como entenderem. Normalmente, cada obra fica exposta durante seis meses antes de ser adjudicada a outro artista.

Quando desvendou a sua obra, Carolina Falkholt estava esperançosa de que a sua obra iria “sobreviver”. “Eu acho que talvez seja permitido que a obra continue aqui e que as pessoas percebam a mensagem e entrem no debate“.

Esta não é a primeira vez que o trabalho da artista sueca é alvo de polémica. Em dezembro de 2017, Falkholt fez uma pintura semelhante em Nova Iorque, que acabou por ser escondida três dias depois.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Choveram diamantes extraterrestres de um planeta perdido

Uma análise a diamantes encontrados em fragmentos de meteoritos no Sudão revela a primeira evidência física de antigos planetas embrionários. A 7 de outubro de 2008, um asteroide entrou na atmosfera terrestre e fragmentou-se sobre o …

Governo e PSD assinam acordos sobre fundos europeus e descentralização

Os acordos entre Governo e PSD sobre fundos comunitários a partir de 2020 e descentralização foram assinados, esta quarta-feira, em São Bento. A reunião juntou à mesa o primeiro-ministro, António Costa, o líder do PSD, Rui …

Cientistas mais perto da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipa de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo a porta para a cura desta doença. A equipa internacional de cientistas liderada pelos investigadores do Centro Andaluz de …

Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço …

Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para os notívagos do que para quem se deita com o pôr-do-sol. As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se …

O Meridiano 100 começou a mudar de lugar

O limite invisível que ajudou a definir e a dividir os Estados Unidos durante séculos está a mudar de lugar, graças ao aquecimento global. O Meridiano 100 - a linha de longitude invisível que corta a …

Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio. A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após …

Revelado em tribunal um dos truques mais famosos de David Copperfield

O ilusionista mais famoso do mundo viu o seu truque de fazer desaparecer pessoas, um dos mais conhecidos do seu repertório, ser revelado em tribunal. Aconteceu mesmo. David Copperfield viu um dos seus truques mais famosos …

Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. "Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de …

O "homem das três caras" já fez dois transplantes faciais

Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial em 2010, devido a uma deficiência genética que lhe deformou o rosto. Agora, uma constipação obrigou-o a fazer o segundo transplante. É o "homem …