Pénis azul pintado num prédio de cinco andares causa polémica em Estocolmo

Pontus Lundahl / EPA

A artista sueca Carolina Falkholt pintou um pénis azul com a altura de cinco andares na fachada de um prédio. Os moradores já pediram que fosse tapado.

Os moradores do bairro Kungsholmen, no centro da cidade de Estocolmo, capital da Suécia, estão indignados com a arte urbana que cobre agora a fachada do prédio onde vivem.

A fachada lateral de uma nova obra da cidade foi pintada com um pénis azul, desde a base até ao telhado. A obra não agradou e, apenas uma semana depois de ter sido revelada, a fachada vai ser pintada.

A empresa que detém o prédio, Atrium Ljungberg, diz que viu o trabalho da artista sueca Carolina Falkholt pela primeira vez na quarta-feira de manhã, tal como todos os habitantes do bairro.

Segundo a Sábado, a empresa que representa a artista Falkholt já garantiu que a parede lateral do prédio vai voltar a ser pintada.

“A cultura e a arte são importantes para o desenvolvimento de ambientes urbanos interessantes. E claro que nos preocupamos com a liberdade artística. Mas ao mesmo tempo devemos respeitar as opiniões dos vizinhos“, disse Camilla Klimt, responsável de marketing da empresa, em declarações ao Aftonbladet.

A arte urbana, intitulada Fuck the World, divide opiniões. Há pessoas que consideram a pintura do pénis gigante uma “parte importante do debate sobre a sexualidade, corpo e género”. No entanto, há quem aponte o dedo a Falkholt e considere a obra “ofensiva“.

Há 10 anos que a empresa Atrium Ljungberg dá liberdade a artistas locais do grupo Kollektivet Livet para decorarem os blocos de apartamentos como entenderem. Normalmente, cada obra fica exposta durante seis meses antes de ser adjudicada a outro artista.

Quando desvendou a sua obra, Carolina Falkholt estava esperançosa de que a sua obra iria “sobreviver”. “Eu acho que talvez seja permitido que a obra continue aqui e que as pessoas percebam a mensagem e entrem no debate“.

Esta não é a primeira vez que o trabalho da artista sueca é alvo de polémica. Em dezembro de 2017, Falkholt fez uma pintura semelhante em Nova Iorque, que acabou por ser escondida três dias depois.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Theresa May adia votação do Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, confirmou, esta segunda-feira à tarde, perante o parlamento britânico, que será adiada a votação do acordo do Brexit agendada para esta terça-feira, dia 11. A decisão da primeira-ministra britânica procura evitar …

"Lobisomem da Sibéria". Maior assassino em série da Rússia era polícia e matou 78 mulheres

Um ex-polícia russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado esta segunda-feira na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história recente …

Mais de 20 comboios vão ser suprimidos no Natal e Ano Novo

Mais de duas dezenas de ligações ferroviárias, entre Intercidades e Alfa-Pendulares, serão suprimidas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2019, à semelhança de anos anteriores, devido à fraca …

Catalães devem seguir a via eslovena e estar "dispostos a tudo" para alcançar independência

Quim Torra disse este sábado que os catalães devem seguir o exemplo do processo de independência da Eslovénia e estar "dispostos a tudo". O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, disse este sábado que …

"Injustiça fiscal." Governo rejeita alterar IRS para salários de anos anteriores

O Governo recusou aceitar uma recomendação da Provedora de Justiça que pedia ao Executivo para atualizar o regime de IRS para rendimentos relativos a anos anteriores. No início de outubro, a Provedora da Justiça escreveu a …

Oito anos depois, pensionistas recebem subsídio de Natal por inteiro

Oito anos depois, os pensionistas recebem esta segunda-feira o subsídio de Natal por inteiro, sem cortes e no mês de dezembro. A maioria dos pensionistas da Segurança Social começa esta segunda-feira a receber a pensão de …

Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, acusado por ocultar rendimentos

O Ministério Público japonês acusou oficialmente o ex-presidente da Nissan de ocultar rendimentos da empresa durante um período de cinco anos. De acordo com a agência Kyodo e o canal público NHK, o Ministério Público responsabiliza …

Casa onde Sócrates vive "pagou" salinas em Angola

O apartamento de luxo onde José Sócrates está a residir na Ericeira foi uma "dação em pagamento" de um empresário angolano ao primo do ex-primeiro-ministro, José Paulo Pinto de Sousa, que é suspeito de ser …

Caso Galpgate. Três ex-secretários de Estado não vão a julgamento

Os três secretários de Estado que se demitiram no ano passado na sequência do caso dos convites para assistirem a jogos de futebol do Euro 2016 em França não vão a julgamento. Os ex-governantes e outros …

Estado distribui agendas com castelhano como língua principal

O Estado português distribuiu agendas nas quais o "castelhano é a língua dominante" aos altos quadros da administração pública, revelou Luís Marques Mendes neste domingo, no seu habitual espaço de comentário na SIC.  "Será que …