Pena suspensa para professor de xadrez que abusou de criança durante um ano

55Laney69 / Flickr

Cerca de 75% dos autores de crimes de abuso sexual de menores foram condenados a penas suspensas de prisão em 2015 e 2016.

Segundo o Diário de Notícias, um professor de xadrez, acusado de abusar sexualmente de uma aluna de 10 anos, foi ontem condenado pelo Tribunal Judicial de Braga a quatro anos e meio de prisão com pena suspensa e ao pagamento dez mil euros de indemnização (o pedido da mãe da vítima era de cem mil).

O acórdão deste caso, que ainda é objeto de recurso, dá como provado que o homem de 38 anos forçou a vítima a “atos sexuais de relevo” ao longo de um ano, entre junho de 2015 até julho de 2016, momento em que foi detido pela Polícia Judiciária.

De acordo com o DN, o condenado, que sempre negou os crimes, fica ainda obrigado a um regime de prova durante o período de suspensão de pena, em que terá de seguir um programa de acompanhamento a definir pelo Instituto de Reinserção Social.

Neste caso, o coletivo de juízes considerou que ficou provado o crime de abusos sexuais por parte do professor de xadrez, e “não obstante a gravidade dos factos”, teve em conta que o homem não possuía antecedentes criminais para suspender a pena.

O facto de não ter sido aplicado nenhum tempo de prisão efetiva, mesmo que os factos tenham sido dados como provados, é uma situação recorrente em Portugal. Segundo dados do Ministério da Justiça, divulgados em fevereiro pela Renascença, cerca de 75% dos autores de crimes de abuso sexual de menores foram condenados a penas suspensas em 2015 e 2016. Nestes dois anos, houve um total de 696 condenações, em que os juízes puniram com pena suspensa em 523 processos, cita o jornal.

Ao diário, o advogado Fernando Silva explica que este é o procedimento habitual neste tipo de crimes. “Normalmente é determinado que seja o Instituto de Reinserção Social a promover esse acompanhamento, que pode ser psicológico, psiquiátrico, e a verificar o cumprimento dessa obrigação”.

“O sistema ainda está a ver como se garante eficácia nestas situações. Em geral, há uma tendência grande para a reincidência nos abusadores sexuais, e aplicar-se ou não uma pena de prisão não garante que o indivíduo em causa deixe de ter esses impulsos”, considera o professor de Direito Penal.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. *** Cerca de 75% dos autores de crimes de abuso sexual de menores foram condenados a penas suspensas de prisão em 2015 e 2016. ***
    Palavras para quê ?!
    É a “nossa” Justiça no seu esplendor máximo.
    Pena as crianças violadas não serem todas filhas dos juízes que aplicam estas penas suaves …

RESPONDER

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …