Pena suspensa para professor de xadrez que abusou de criança durante um ano

55Laney69 / Flickr

Cerca de 75% dos autores de crimes de abuso sexual de menores foram condenados a penas suspensas de prisão em 2015 e 2016.

Segundo o Diário de Notícias, um professor de xadrez, acusado de abusar sexualmente de uma aluna de 10 anos, foi ontem condenado pelo Tribunal Judicial de Braga a quatro anos e meio de prisão com pena suspensa e ao pagamento dez mil euros de indemnização (o pedido da mãe da vítima era de cem mil).

O acórdão deste caso, que ainda é objeto de recurso, dá como provado que o homem de 38 anos forçou a vítima a “atos sexuais de relevo” ao longo de um ano, entre junho de 2015 até julho de 2016, momento em que foi detido pela Polícia Judiciária.

De acordo com o DN, o condenado, que sempre negou os crimes, fica ainda obrigado a um regime de prova durante o período de suspensão de pena, em que terá de seguir um programa de acompanhamento a definir pelo Instituto de Reinserção Social.

Neste caso, o coletivo de juízes considerou que ficou provado o crime de abusos sexuais por parte do professor de xadrez, e “não obstante a gravidade dos factos”, teve em conta que o homem não possuía antecedentes criminais para suspender a pena.

O facto de não ter sido aplicado nenhum tempo de prisão efetiva, mesmo que os factos tenham sido dados como provados, é uma situação recorrente em Portugal. Segundo dados do Ministério da Justiça, divulgados em fevereiro pela Renascença, cerca de 75% dos autores de crimes de abuso sexual de menores foram condenados a penas suspensas em 2015 e 2016. Nestes dois anos, houve um total de 696 condenações, em que os juízes puniram com pena suspensa em 523 processos, cita o jornal.

Ao diário, o advogado Fernando Silva explica que este é o procedimento habitual neste tipo de crimes. “Normalmente é determinado que seja o Instituto de Reinserção Social a promover esse acompanhamento, que pode ser psicológico, psiquiátrico, e a verificar o cumprimento dessa obrigação”.

“O sistema ainda está a ver como se garante eficácia nestas situações. Em geral, há uma tendência grande para a reincidência nos abusadores sexuais, e aplicar-se ou não uma pena de prisão não garante que o indivíduo em causa deixe de ter esses impulsos”, considera o professor de Direito Penal.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. *** Cerca de 75% dos autores de crimes de abuso sexual de menores foram condenados a penas suspensas de prisão em 2015 e 2016. ***
    Palavras para quê ?!
    É a “nossa” Justiça no seu esplendor máximo.
    Pena as crianças violadas não serem todas filhas dos juízes que aplicam estas penas suaves …

RESPONDER

Sem transmissão televisiva, público nem golos. Jogo histórico entre Coreias foi "fantasma"

O histórico jogo de futebol entre a Coreia do Norte e do Sul, treinada por Paulo Bento, disputado 29 anos depois, em Pyongyang, terminou esta terça-feira sem golos e com os dois países igualados na …

Agente da seguradora desmente Rosa Grilo. Arguida sabia de todos os seguros do marido

O agente que celebrou os seguros com Luís e Rosa Grilo disse esta terça-feira em tribunal que a arguida conhecia as seis apólices contratualizadas, incluindo os valores, as condições e as coberturas, desmentindo a versão …

Renovação do Cartão de Cidadão poderá sofrer atrasos nos próximos dias

Os serviços de renovação do Cartão de Cidadão podem sofrer interrupções devido a atualizações informáticas nas próximas semanas. Os serviços de renovação online do Cartão de Cidadão e de atendimento nos Espaços Cidadão podem vir a …

Procuradora do caso Alcochete castigada com multa de meio salário

A procuradora encarregada do caso Alcochete, Cândida Vilar, foi condenada a 15 dias de multa, por falta de zelo na acusação do ataque à academia do Sporting. Todos os membros do plenário do Conselho Superior do …

Ateneu de Lisboa perdeu exemplar raro de "Os Lusíadas"

Um exemplar raro da obra "Os Lusíadas", avaliado em 100 mil euros, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa. Segundo o Observador, que cita o jornal i, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa um exemplar raro da …

Pais da bebé Matilde ajudaram Tomás a tratar cancro nos ossos

Tomás Leal, de 5 anos, tal como a irmã, Marta, de 9 anos, sofre de cancro nos ossos. Os pais recorreram à Clínica Universidad de Navarra, em Espanha, para uma solução médica que evite …

Já é conhecido o novo Governo. Há mais mulheres e cinco novos ministros

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Costa quis deixar o assunto encerrado antes de partir para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. A …

Relação de Lisboa reconhece insónias como motivo para indemnização

Uma empresa foi obrigada a indemnizar três funcionários que tinham sido despedidos e a reintegrá-los. A Relação de Lisboa considerou que os trabalhadores "passaram a andar deprimidos e ansiosos, dormindo mal" e por esse motivo …

Incêndio no Pinhal de Leiria terá originado de dois reacendimentos

O incêndio na Mata Nacional de Leiria, no dia 15 de outubro de 2017, resultou de dois reacendimentos de um incêndio após uma queimada e outro de um possível fogo posto, refere o despacho de …

Peste suína leva China a proibir carne de Timor-Leste

A China interditou a entrada de carne de porco proveniente de Timor-Leste devido ao surto de peste suína africana detetado no arquipélago. Segundo um edital publicado esta terça-feira pela Administração Geral da Alfândega da China, mas …